Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

antigo problema com himem.sys

arnaldofaria

Posts recomendados

caros colegas do Clube do Hardware.

tenho uma duvida q ate hoje me deixa confuso

tenho um celeron 850mhz com w98. quebra o galho muito bem ate hoje

certo dia peguei o hd do pc da minha cunhada q estava com defeito pra testa-lo em minha maquina.

formatei ele e passei um scandisk. depois instalei o win 95 e deu tudo certo. ate então meu pc tinha dois hd e reconheceu os 2 sem problema.

depois q retirei o outro hd, tentei iniciar meu pc normalmente e apareceu a mensagem q muitos já conhecem:

arquivo himem.sys faltando, certifique que ele esta na pasta windows etc...

verifiquei e ele estava la. tentei copiar ele de outro pc com w98 e não deu certo

usei um disco de boot, passei antivirus e nada

ai levei num amigo meu e ele disse que isso era problema de software e não de hardware. ele simplesmente adicionou a seguinte linha no arquivo config.sys:

device=c:\windows\himem.sys /m:1

e o pc voltou a funcionar!! magica! já fiz o teste: troquei memoria, limpei etc e o pc so funciona com essa linha. já formatei meu pc e reinstaleitudo de novo. mas o win 98 so funciona desse jeito. perdi contato com ele e nunca soube o que isso alterou.

alguem sabe dizer o que foi que essa linha mudou??

valeu galera!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arnaldofaria

...ai levei num amigo meu e ele disse que isso era problema de software e não de hardware. ele simplesmente adicionou a seguinte linha no arquivo config.sys:

device=c:\windows\himem.sys /m:1

e o pc voltou a funcionar!! magica! já fiz o teste: troquei memoria, limpei etc e o pc so funciona com essa linha. já formatei meu pc e reinstaleitudo de novo. mas o win 98 so funciona desse jeito. perdi contato com ele e nunca soube o que isso alterou.

alguem sabe dizer o que foi que essa linha mudou??

Essa linha no Config.sys é para "chamar" ou ativar o dispositivo himem.sys que se encontra na Pasta C:\Windows!... Convém que seja a primeira linha no arquivo Config.sys!

Device = Dispositivo!

Só que tem uma coisa: esse /m:1 é o Padrão standard para máquinas IBM Classe AT. Seu micro é IBM? Se não, é desnecessário o comando /m:1 ...

B)

Link para o comentário

Postado Originalmente por Fragoso@23 de abril de 2006, 02:31

arnaldofaria

Só que tem uma coisa: esse /m:1 é o Padrão standard para máquinas IBM Classe AT. Seu micro é IBM? Se não, é desnecessário o comando /m:1 ...

B)

fragoso

meu pc não é ibm AT.

O estranho é que quando tiro essa linha do config.sys o pc volta a dar problema com himem.sys no win98

sei que essa duvida não é das mais importantes, já que o pc funciona normalmente, ate agora...

é só por curiosidade mesmo. será que minha máquina tem algum problema? isso teve a ver com a placa mãe ter reconhecido o outro hd que coloquei e depois tirei?

minha placa-mãe é pcchips, o processador celeron 850 soquete 370

falou!

Link para o comentário

Postado Originalmente por arnaldofaria@29 de abril de 2006, 16:18

fragoso

meu pc não é ibm AT.

O estranho é que quando tiro essa linha do config.sys o pc volta a dar problema com himem.sys no win98

Tudo bem, caro arnaldofaria! Deixe então esse tal de /M:1 aí! Entretanto eu estou achando que você tirou a linha toda e não só o finalzinho, que é para IBM! Mas, se o PC funciona normal assim, esqueça o que falei sobre IBM!  :P 

sei que essa duvida não é das mais importantes, já que o pc funciona normalmente, ate agora...

é só por curiosidade mesmo. será que minha máquina tem algum problema? isso teve a ver com a placa mãe ter reconhecido o outro hd que coloquei e depois tirei?

minha placa-mãe é pcchips, o processador celeron 850 soquete 370

Não! Sua máquina não tem problema algum! Somente o arquivo Config.sys é que estava alterado, faltando essa linha para fazer funcionar o himem.sys.

falou!

B)

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

você não entendeu o quê aconteceu???E o quê alinha alterou????

É muito simples:

Como você ttinha instalado o win95 no HD da sua cunhada ele designou o HD dela como aquele que daria o boot,e o que seu amigo fez,foi só dizer ao dos do windows onde procurar o boot ou seja: Device é igual a C: que é o seu HD,mas que para o Dos era o da sua cunhada ou seja o D: entendeu????Se você reinstalasse o seu windows isso acabaria instantaneamente!!!!Abraços!!!!!!!

Link para o comentário

ate ai tudo bem....

acontece que eu já reinstalei o win98 depois de formatar o hd e a mesma mensagem aparece:

"não é possível localizar o arquivo himem.sys. verifique se o mesmo encontra-se na pasta c:\windows..."

é mais ou menos isso. daí eu coloco a tal linha no config.sys e fica tudo ok

mas quando eu tento reiniciar o computador no modo de segurança, aparece a mesma mensagem. preciso reiniciar no modo seguro para limpar meu pc usando o hijackthis. percebi que a barra de tarefas do internet explorer esta com uns símbolos malucos no lugar dos botões e acho que so pode ser virus.

o que eu faço?????

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!