Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Aquamark3 e DirectX

gamalazer

Posts recomendados

Pessoal,

To ficando preocupado. Tentei rodar o Aquamark3 e na hora que iniciou o meu monitor ficou preto com a mensagem de fora de freqüência aparecendo na tela. Deu o mesmo erro que algum jogos dao. Parece que o programa tenta usar o monitor numa freqüência que ele não suporta. O que não consigo entender e que o Windows deveria dizer aos aplicativos qual e a minha freuquencia e não deixar ultrapassa-la. Quem manda essas freqüências pro monitor: Windows, placa de video ou Directx?

Quando aparece essa mensagem de freqüência fora de alcance: Os valores mostrados sao o que meu monitor suporta ou sao o que o aplicativo tentou buscar? No meu fica mostrando 75K / 60hz

O 75K é a freqüência horizontal? Como calcula-la, o que a define? E de fabrica do proprio monitor?

O 60Hz é a freqüência vertical? Essa e a unica que o drive da placa de video e o proprio Windows deixa alterar.

No manual do meu monitor diz que ele suporta ate:

30-70K - horizontal

50-160Hz - Vertical

Mas nas propriedades de video não parecem todas essas opções. o problema ta nessa horizontal, sendo pedida em 75K....o monitor não pode dar isso!!!

Outra coisa: Fui ver a versao do directx e a 9.0c - A mais atual. Testei o directdraw e o direct3D - Em nehum os testes passaram. O monitor ficou preto e a mensagem de fora de freqüência apareceu novamente. Isso e normal?

O Directx deveria realizar os testes normalmente? Quem define as freqüências, o Windows ou a drive da placa de video? Retirar o Directx 9.0c e colocar outro pode ser uma solução? Remover ele e seguro? Trocar o drive da placa de video por um menos atual pra testar, também pode ser uma solução?

To precisando de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Retirei o Directx 9.0c pra testar. Voltei a ter o 8.1. Fiz os testes e:

Qualquer resolução que colocar o meu monitor abaixo de 1024x768 ele fica preto e diz estar fora de alcançe.

E so consegui ter imagens com 1024x768-70Hz e com 1280x720-60 e 70Hz e com 1280x1024-60Hz. Qualquer outra resolução mais baixa o monitor fica preto. O engraçado era que antes dessa placa nova, conseguia trbalhar no Windows com 800x600 numa boa. Agora ele não permite mais. Essa limitação na resolução e na freqüência e coisa da placa de video? Sera o drive dela?

Nessas configurações acima, consegui rodar os testes do directx sem problema. Mas os jogos continuam a não entrar. A tela fica preta. E descobri o porque disso: o jogo deve estar automaticamente configurado para uma resolução abaixo do minimo permitido de 1024x768 (suspeito disso, pois fiz um teste com um jogo que esta rodando...coloquei pelo config numa resolução mais baixa e na hora que entrei nele pra jogar o monitor ficou preto e mostrou a mesma mensagem).

O que sei e que o directx 9.0c não conseguia realizar os testes nessas conf. listadas. Agora já consigo (mas o 8 no deixa rodar os outros jogos que tenho mais modernos).

Proximo teste: trocar o drive de video por um anterior a esse mais novo e testar.

Preciso de ajuda pra saber o que pode ser. E preciso saber se alguem roda os testes do directx 9.0c sem problemas. To no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!