Ir ao conteúdo

Alteracao de command rate 1T / 2T (memorias)

EACRO

Posts recomendados

Postado

Para quem tem processador AMD 64 a partir da revisao CG há opcao entre 1T ou 2T ou auto.

O ajuste 1T permite melhor desempenho, já o 2T não é estão rápido, mas permite melhor compatibilidade com memorias. então, eu fui na bios e alterei a opcao que estava como "auto" para 1T e percebi que meu micro está mais rápido. E nada de incompatibilidade (uso apenas 1 slot de memoria).

Na bios é conhecida tambem pelo nome de command per clock.

Abaixo as fotos comprovando a melhora.

Testes usando o SANDRA LITE 2007

Memory bandwidth usando a opcao 2T (3 testes realizados apresentando os seguintes resultados(int/float): 2766/2766; 2763/2768; 2764/2766). Na foto está um dos resultados(linhas laranja e verde):

memoband10ac.th.jpg

Memory bandwidth usando a opcao 1T(3 testes realizados apresentando os seguintes resultados (int/float): 3098/3095; 3096/3094; 3097/3093). Na foto está um dos resultados:

memoband25wj.th.jpg

No caso de memory bandwidth, quanto maior melhor. Portanto uma melhora até considerável (de 2766 para 3097).

Fiz também teste com Memory latency (usando o Sandra lite 2007):

Com a opcao 2T: resultado de 87ns e 57.5

Com a opcao 1T: resultado de 81ns e 53.9

No caso de memory latency, quanto menor melhor. Portanto mais um bom ganho.

A opcao por default utilizada na bios é auto, embora nos testes que fiz, usando a opcao auto, o resultado ficou igual ao 2T.

Portanto, para quem ainda não atentou para isto, vale a pena conferir. Na pratica o ganho é perceptivel. Vale a pena.

Postado

Bem, pelo que eu saiba, a opção de ajuste do command rate não se restringe a Athlon64 (acho que você quis dizer Athlon64 porque AMD64 é uma tecnologia), se a placa mãe possibilitar o ajuste, este pode ser feito em qualquer máquina. Aqui mesmo no meu AthlonXP tem a opção.

O ajuste 1T permite um melhor desempenho como você disse, mas pode deixar o micro instavel se a memória não for boa. O 2T não interfere com compatibilidade com memórias mas sim na estabilidade delas. Assim como um valor de latência, quanto mais agressivo, mais a memória está sujeito a erros, quanto menos, menos sujeita, então o 2T é o mais usado por todos os pentes pois permite maior estabilidade.

Como aqui uso o 1T sem o menor problema recomendo que testem o 1T, apenas se o micro ficar instável voltem pro 2T.

Postado

Bem, pelo que eu saiba, a opção de ajuste do command rate não se restringe a Athlon64 (acho que você quis dizer Athlon64 porque AMD64 é uma tecnologia), se a placa mãe possibilitar o ajuste, este pode ser feito em qualquer máquina. Aqui mesmo no meu AthlonXP tem a opção.

O ajuste 1T permite um melhor desempenho como você disse, mas pode deixar o micro instavel se a memória não for boa. O 2T não interfere com compatibilidade com memórias mas sim na estabilidade delas. Assim como um valor de latência, quanto mais agressivo, mais a memória está sujeito a erros, quanto menos, menos sujeita, então o 2T é o mais usado por todos os pentes pois permite maior estabilidade.

Como aqui uso o 1T sem o menor problema recomendo que testem o 1T, apenas se o micro ficar instável voltem pro 2T.

É isso ai. No meu tambem não ficou instável. Vale a pena testar.

Postado

Realmente o desempenho em command rate 1T é bem melhor, mas depende da memória, algumas deixam o computador instavel.... pena que eu não tenho como mudar esta opção via bios :bored:

Abraços

Skiptomylu

• 1 ano depois...
Postado

Vero, vero, você percebe mais essa diferença quando opera com uma memória de timmings baixos. kingston, corsair, ocz, Geil e por aí vai ^^ :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...