Ir ao conteúdo

Matrox RT 2000 X Firewire

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Sou novo por aqui e me desculpem por já chegar incomodando, mas acho que é o único lugar onde posso resolver minha dúvida.

Estou realizando um documantário submarino e vou precisar distribuir DVDs do filme.

Eu tenho uma placa Matrox RT 2000 que funciona em um computador Asus P4 2.4GHz com 1GB de RAM.

Estou pensando em fazer um upgrade da minha máquina, mas constatei que minha placa de captura está muito obsoleta. Como a minha Matrox trabalha com uma placa de vídeo Millennium G400, preciso de uma placa mãe com slot AGP para a placa de vídeo. O problema é que hoje em dia, as placas-mães mais modernas trabalham com PCI Express e não mais com AGP.

Um amigo, dono de uma produtora, me disse que eu posso capturar as imagens de minha Sony PD170 direto de uma placa Firewire. Minha pergunta é:

Devo comprar uma placa-mãe mais moderna que trabalhe com os novos processadores Pentium D Dual Core que pode inclusive ter Firewire na própria placa ou devo compra uma placa-mãe antiga com slot AGP ?

Será que há alguma vantagem em trabalhar com minha Matrox? Alguem me disse que a compactação da Matrox é muito boa e que pelo firewire não terei esta opção.

Obrigado por qualquer dica.

[]s,

Luiz

• Membro VIP
Postado

Luiz,

Se você usar a Matrox para suas capturas, a Câmera vai converter o sinal digital para o sinal analógico e a sua placa vai converter o sinal analógico para digital, para então gravar no computador. Por melhor que seja a placa, eu tenho sérias dúvidas que esse processo de converte-desconverte não cause mais perda do que benefícios pelo uso da compactação Matrox.

Se você capturar via FireWire, a imagem que vai entrar no computador é exatamente a que foi filmada, bit a bit.

A vantagem de trabalhar com a Matrox é que ela vai converter o sinal em real time enquanto estiver editando o vídeo e isso dá uma boa comodidade. Em relação à compactação, existem excelentes programas cuja qualidade é tão boa quanto o tempo q você estiver disposto a usar.

Agora, eu já ví especificações de chipsets que aceitavam PCI-Express e também AGP. Não sei dizer qual o desempenho dela.

Abraços,

RedBeard

Postado

Luiz,

Se você usar a Matrox para suas capturas, a Câmera vai converter o sinal digital para o sinal analógico e a sua placa vai converter o sinal analógico para digital, para então gravar no computador. Por melhor que seja a placa, eu tenho sérias dúvidas que esse processo de converte-desconverte não cause mais perda do que benefícios pelo uso da compactação Matrox.

Se você capturar via FireWire, a imagem que vai entrar no computador é exatamente a que foi filmada, bit a bit.

A vantagem de trabalhar com a Matrox é que ela vai converter o sinal em real time enquanto estiver editando o vídeo e isso dá uma boa comodidade. Em relação à compactação, existem excelentes programas cuja qualidade é tão boa quanto o tempo q você estiver disposto a usar.

Agora, eu já ví especificações de chipsets que aceitavam PCI-Express e também AGP. Não sei dizer qual o desempenho dela.

Abraços,

RedBeard

Prezado RedBeard,

Muito obrigado pela pronta resposta. Mas acho que não me expressei bem. A Matrox RT 2000 já tem entrada Firewire. Mas é uma PCI que trabalha junto com a Millennium G400 que é uma AGP. Elas são ligadas internamente via cabo. Como é um conjunto antigo, não achei muita documentação sobre upgrade.

Por exemplo, não sei se posso usar a Matrox com uma placa de vídeo mais moderna (PCI Express).

Além disso, com este conjunto, estou limitado a capturar com a versão 6.02 do Adobe Premiere. Logo, minha tendência é abandonar este conjunto e comprar uma máquina mais moderna (Intel D945 GNTL - Pentium IV D 930 3.0 - Memória DDR2 1GB 533 MHz - Placa de vídeo ATI Radeon PCI Express X700 256MB 128bit - HD SATAII 160GB (vídeo) HD SATA II 80GB (audio) e uma placa Firewire de boa qualidade.

Acha que com esta configuração vou sentir alguma diferença ?

• Membro VIP
Postado

Luiz,

Na configuração que você postou, eu só mexeria nos HDs. Considere a hipótese de ter 2 HDs simétricos para usar em vídeo, montando um RAID 0. A performance do conjunto é bem superior a um HD dedicado.

Voltando à Matrox, andei dando uma olhada nos comentários sobre ela, e realmente foi uma excelente placa, mas não sei se hoje ela seria tão eficiente. Embora ela seja uma placa de tratamento de vídeo, ela já está defasada e não sei se há compatibilidade dela com os programas mais novos.

A diferença básica de trabalhar com ou sem uma placa de tratamento de vídeo dedicada, é a visualização em monitores (TVs) em tempo real e também a possibilidade de ter efeitos internos extremamente rápidos, ou em tempo real.

Nos computadores sem a placa, para a visualização de qualquer efeito é necessário uma renderização prévia, que leva um certo tempo, assim como o uso de transições. Essa renderização prévia pode levar horas.

Ao usar a Matrox, não há a necessidade de renderização prévia, e ela já exibe o resultado num monitor de TV, mas para isso ela tem q ser compatível com o programa utilizado.

Resumindo, ao usar um novo PC e novos programas, você pode perder a compatibilidade com a placa e ela se tornará inútil. Listei aqui os prós e contras de cada situação. Cabe a você decidir o que lhe é mais conveniente.

Se optar por não usar a placa e quiser fazer uma doação, eu bem q gostaria de brincar com uma dessas. hehehe...

Se tiver mais dúvida, pode postar.

Abraços,

RedBeard

Postado

Prezado ReadBeard,

Antes de mais nada gostaria de agradecer mais uma vez suas dicas e sugestões.

Na configuração que você postou, eu só mexeria nos HDs. Considere a hipótese de ter 2 HDs simétricos para usar em vídeo, montando um RAID 0. A performance do conjunto é bem superior a um HD dedicado.

Acho que não vou ter grana para isso agora, estou comprando um HD maior (300GB Sata II) e da Seagate para A/V e outro de 80GB para o sistema, pois me informaram que os Samsung não estão lá essas coisas...

Se optar por não usar a placa e quiser fazer uma doação, eu bem q gostaria de brincar com uma dessas. hehehe...

É um brinquedo e tanto. Mas acho que vou continuar usando ela para capturar VHSs pelas entradas RCA.

[]s,

Luiz

• Membro VIP
Postado

Luiz,

Eu entendi a sua configuração de HDs, mas volto a insistir pra você montar um RAID ao invés de um único HD dedicado.

Se você comprar 2 HDs de 120, você terá 240 Gb em Raid 0, o que é muito mais eficiente que um único HD de 300. Veja o preço também de 2 HDs de 160, se quiser mais espaço.

Abraços!

Red

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!