Ir ao conteúdo

problema editando fstab

Spinner

Posts recomendados

Postado

Estou tentando editar o fstab pra dar permissão pra usuários montarem drives USB num laboratorio, mas já coloquei infinitas configurações no fstab (colocando users, user, umask="varias coisas") e sempre quando tento montar aparece a mensagem "mount: only root can do that". Detalhes: o KDE consegue montar automaticamente o pendrive, e o automount também funciona.

Obrigado, Fernando

:-BEER

Postado

Aqui vai uma copia do meu fstab

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>           <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc               proc    defaults                    0       0
/dev/sda3       /                   xfs     defaults                    0       1
/dev/sda8      /home               reiserfs defaults                    0          2
/dev/sda11      none                swap    sw                          0       0

/dev/sda1       /media/windows         ntfs    nls=utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000    0       0
/dev/sda5       /media/musicas         vfat    utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000        0       0
/dev/sda6       /media/filmes         vfat    utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000        0       0
/dev/sda7       /media/troca         vfat    utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000        0       0
/dev/sda9       /media/sda9         ntfs    nls=utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000    0       0
/dev/sda10      /media/sda10         ntfs    nls=utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000    0       0

/dev/hda1       /media/hda1         vfat    utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000        0       0
/dev/hda5       /media/documentos         vfat    utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000        0       0
/dev/hda6       /media/jogos         vfat    utf8,users,rw,uid=1000,gid=1000        0       0

/dev/hdd        /media/cd           udf,iso9660 user,noauto                 0       0
/dev/hdc        /media/dvd           udf,iso9660 user,noauto                 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0      auto    rw,user,noauto              0       0

Do jeito que ele está editado eu consigo montar e desmontar minhas partições mesmo como usuário comum.

Só um detalhe o comando "mount -a" ou "umount -a" não funcionam. Se eu quiser montar por exemplo a partição documentos eu tenho que usar:

mount /media/documentos

E outra coisa verifique se a pasta de montagem do pendrive está com permissão para leitura, escrita e execução.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!