Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre as características de HDs

isrss

Posts recomendados

Postado

Tudo bem, li tudo sobre RAID, HDs SATA, e etc etc... Mas ainda tenho muitas dúvidas a respeito das HDs.

As outras caracteríscas de uma HD em que influenciam? Por exemplo:

Um RPM maior aumenta a velocidade de gravação? Se sim, qual a maior velocidade disponível no mercado atualmente?

Qual a influência da memória cache? Quais as diferenças entre uma com 8MB e 16MB?

Uma HD SATA II/300, com 7200 RPM e 16 MB de memória cache, seria um gargalo num computador de última geração? Ainda seria necessário para um melhor desempenho fazer um RAID 0 de 2HDs desse tipo, ou seria dispensável?

Postado

isrss,

Penso que é o conjunto de placa-mãe, controladora IDE, memória de cache do HD, etc, quem vai definir a perfornance do micro...

Pelo que me consta, a maior velocidade de rotação dos HDs está limitada em 7.200 rpm... isso é um limite físico... acima disso a superfície do(s) disco(s) em que são gravadas as informações, deforma... o mesmo para CD, cujo limite, expresso em velocidade de gravação está limitado a 52x (não sei o quanto corresponde a rpm)... de uma forma bem genêrica, quanto maior a velocidade maior a rapidez, maior a chance de dar pane, maior aquecimento...

A memória de cache permite ao leitor do HD armazenar as informações lidas a velocidade máxima, enquanto elas são transferidas para o restante do micro (controladora)... a controladora pode ser um gargalo... então, preenchendo a memória de cache, se o arquivo a ser lido ocupar todo o espaço disponível, ao mesmo tempo que vai esvaziando, conforme os bits são transeferidos, permite um aumento de desempenho espetacular... o tempo gasto em acessar um arquivo, ler e colocar na memória de cache é bem maior do que o tempo necessário para transferir da memória de cache para o restante do micro... mas as vezes um arquivo é acessado enquanto o processador está ocupado em outra tarefa e ele dá um WAIT (espere !!!) para a controladora, que por sua vez informa ao HD... esse tempo é utilizado pela parte mecânica do HD em ler e armazenar no cache o restante do arquivo... quando o processador solicitar o restante, ele já está disponível... por outro lado, se você acessar um arquivo do HD e depois outro e precisar acessar o primeiro, ele ainda estará disponível (provavelmente), no cache, não sendo necessário ler novamente no disco... essas coisas simples agilizam o processo, e quanto maior for a memória de cache, maior será o desempenho do HD...

Geralmente o gargalo é a controladora... ela faz a interface entre o HD e o restante da placa mãe... ela tem uma velocidade máxima... se o HD for mais rápido em responder com as informações solicitadas, ela será o gargalo... mas, para um computer de última geração, o SATA que você sugere é uma ótima escolha... talvez a melhor escolha e o HD dificilmente será um gargalo... exceto se você utilizar um HD do tempo dos 386, de tecnologia muito ultrapassada...

A controladora gerencia o trânsito dos bits nos dois sentidos... ler ou escrever...

Postado

NA verdade já existem varios modelos de hd com 10000 rpm. so que os preços são bem mais altos.

É verdade em portugal existem muitos modelos a 10000 Rpm :) So que custam quase o dobro dos a 7200 rpm.

Por exemplo um disco de 500 GB a 7200 rpm custa 200/210 euros e um disco de 250 Gb a 10000 rpm custa isso ou um pouco mais.

Abraço ;)

*não sei traduzir euros em reais mas acho que da para perceber

Postado

Touro_123,

É só multiplicar por 2,5 que chega perto... realmente eu não sabia de tal rotação... os de 7.200 eram o limite devido a deformação da superfície... deve ser de titânio... hehehe

Postado

Obrigado pessoal, acho que tive todas as dúvidas respondidas. :)

Mas aproveito pra já tirar algumas dúvidas que sugiram agora.

Existem diferenças de desempenho de controladoras entre placas-mãe diferentes? Se sim, como avalio isso, que tipo de informação devo ler nos dados da placa-mãe? Existem grandes diferenças de desempenho da controladora de placas-mãe lançadas recentemente por diferentes empresas?

Não sei se essas dúvidas não estão diretamente relacionadas com a seção Discos Rígidos do fórum, mas como o desenvolvimento do tópico acabou levando a elas, achei que seria desnecessário criar outro tópico em outra seção pra isso.

Postado

Se eu entendi bem a pergunta; no caso dos HDs SATA, existem apenas controladoras com suporte a 1.5 Gb/s e 3.0 Gb/s.

É uma diferença considerável (o dobro) entre uma e outra.

Obs. Lembrando que essas são velocidades teóricas, pois na prática é alcançada um pouco menos da velocidade informada.

De posse dessas informações, eu sugiro para quem estiver pensando em comprar uma nova placa mãe com suporte a HDs SATA, que compre uma que suporte SATA II e NCQ.

Postado

Ah tá, desculpe, eu é que não tinha somado 1 + 1... A controladora é a reponsável pela velocidade de 3.0 Gb/s, logo é uma característica da HD e não do placa-mãe... Viajei.

Postado

É uma característica dos dois: do HD e da placa mãe.

A placa mãe tem que suportar SATA II e o HD tem que ser também SATA II.

Obs. A controladora SATA, lógico, fica na placa mãe.

Obs. Você pode colocar um HD SATA II em uma placa mãe que suporta apenas SATA, para isso, basta limitar o HD SATA II para SATA, essa limitação é feita atravéis de um jumper.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...