Ir ao conteúdo

Converter 12v de carro para +-10v simétrico

Donley

Posts recomendados

Postado

Possuo um esquema de sub ativo com ganho de 100db, o circuito usa +-10v, e eu preciso converter 12v de carro para alimentar ele, o problema é q eu preciso de uma solução barata, o circuito consome somente 250Mw, então pensei q poderia usar um inversor de fonte de computador, mas como não entendo muito de eletrônica não sei como proceder, alguma ideia?

Postado

10 volts em CC?

Liga direto da bateria...

Eu preciso de 10v simétrico tem q ter +10v e -10v, por isso a complicação, alguma outra ideia?

Postado

Da um olhada neste aqui.

http://www.circuitsonline.net/circuits/view/139

sao 12V/0/-12V(12V e 10V é a mesma coisa) e a corrente pouca

usa a criatividade e amplifica a potencia.

Valeu...

valeu cara, mas não teria como você me dar uma força pra aumentar a potência? mas se ele fornecer algo em torno de 250mw já tá bom pra mim, ai é só diminuir a tensão, você sab quanto ele fornece de corrente? Se você conseguir uma corrente de 3A eu ainda poderei fazer um amplificador bom pro carro, se tiver alguma ideia fala ai.

falou

Postado

A corrente do bicho acima é de 300mA(3,6W)

você quer 250mW dar e sobra.

Correntes maiores são nescessario osciladores de potencia e trafos

vai ficar + complexo.

não precisa mudar a tensão 10V/12V é a mesma coisa. Claro se tratando de um sub, porém desconheço sub com potencia de 0,25mW.

Postado

A corrente do bicho acima é de 300mA(3,6W)

você quer 250mW dar e sobra.

Correntes maiores são nescessario osciladores de potencia e trafos

vai ficar + complexo.

não precisa mudar a tensão 10V/12V é a mesma coisa. Claro se tratando de um sub, porém desconheço sub com potencia de 0,25mW.

Amigo, a tensão máxima é de 10v, não pode ultrapassar isso, me passe o valor de um resistor pra baixar pra 10v, nesse caso os 10v negativos tb precisa de um resistor? Sobre o sub, esse circuito é somente um filtro ativo, dps de passar pelo filtro vai para o amplificador e ai sim fica potente. Dps q eu montar eu passo o circuito aqui, só não coloquei ainda porque ele está no papel.

falou

Postado

Bom neste caso fica fácil você vai usar um zener 9.1V + 2 diodo 4007

fica com 10.3V.

ou + fácil usar 02 diodos em serie com a carga fica em 9.8V

o diodo "quebra" 0,6V. (tanto no + como no -).

tanto faz se antes do circuito ou depois.

ps: não existe tensão exata ela sempre varia em 2% 5% ate 10%.

sacou.

até +

voltei, os circuitos filtrantes dos sub são em geral 12V e já os liguei com 8V /16V e fica normal.

Postado

Bom neste caso fica fácil você vai usar um zener 9.1V + 2 diodo 4007

fica com 10.3V.

ou + fácil usar 02 diodos em serie com a carga fica em 9.8V

o diodo "quebra" 0,6V. (tanto no + como no -).

tanto faz se antes do circuito ou depois.

ps: não existe tensão exata ela sempre varia em 2% 5% ate 10%.

sacou.

até +

voltei, os circuitos filtrantes dos sub são em geral 12V e já os liguei com 8V /16V e fica normal.

Valeu cara, o limite do componente é de 20v, -10v e +10v, por isso tenho medo de queimar ele, obrigado pela ajuda.

Tem certeza de que a potência é só de 250 miliwatts?

Sim, a potencia é de 250mW.

Valeu gente, dps eu coloco o circuito aqui, eu tirei ele de um home theater q eu tenho aqui, é muito bom o ganho dele 100db.

falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...