Ir ao conteúdo

Fonte queimando estabilizador

ihugo

Posts recomendados

Postado

E ai galera, beleza?

Estou com um problema aqui que nem sei o que pode ser...

Comprei recentemente uma fonte da Huntkey 450W reais (Modelo da fonte) e toda vez que ligo o estabilizador e assim que a fonte liga, o fusível do estabilizador queima.

Achei estranho isso e fui ver o que poderia ser.

Troquei o fusível e aconteceu a mesma coisa.

Agora liguei direto na tomada para fazer uma coisa no computador, e usei normalmente o computador. Depois que desliguei o computador resolvi tirar o cabo de energia que chega à fonte, e para a minha surpresa a luz do mouse e a luzinha do teclado continuou acesa como se estivesse ligada a tomada e quando aperto o botão para ligar o computador ele liga e em seguida desliga como se tivesse energia ainda armazenada na fonte e depois não liga mais, só ligando de volta na tomada.

Será isto um problema da fonte?

Será que meu estabilizador é fraco para fonte?

Meu estabilizador é um forceline de 300Va.

O fusível que se encontrava nele era de 3A.

Abraço para todos.

Igor Hugo

• Membro VIP
Postado

você tá ligando uma fonte de 450 watts mais do que reais num estabilizador de 200 Watts de saida e queria o que? vai querimar mesmo.

Na boa, liga direto na tomada, sua fonte aguenta muito mais tranco que muito no-break microprocessado.

Ah, quem tá queimando seu estabilizador é a corrente de surto dos capacitores da fonte. e são esses mesmos capacitores que armazenam a energia q você vê quando tira o cabo da tomada.

Postado

você tá ligando uma fonte de 450 watts mais do que reais num estabilizador de 200 Watts de saida e queria o que? vai querimar mesmo.

Na boa, liga direto na tomada, sua fonte aguenta muito mais tranco que muito no-break microprocessado.

Ah, quem tá queimando seu estabilizador é a corrente de surto dos capacitores da fonte. e são esses mesmos capacitores que armazenam a energia q você vê quando tira o cabo da tomada.

Po Camaro V8 350 rápido na resposta em, hehehehehehe...

Boa cara estava imaginando isto, que o estabilizador era fraco demais para a fonte, mais não tinha certeza...

Agora fico mais tranqüilo para usar meu PC aqui...

Vou ligado direto na tomada e depois que acabar de usar vou desligar a chavinha que tem atrás da fonte.

Acho que é um meio seguro de proteger meu equipamento!

Valeu cara Obrigado pela ajuda!

Abraço

Igor

Postado

Para sua tranquilidade, a carga nos capacitores mencionada pelo amigo Ihugo, não é permianente. Eles se descarregam aos poucos até chegar no zero. Quanto à luzinha do mouse (ótico, né?) a minha fica também acesa. Sem problemas. O problema é que nos micros modernos não há mais aquela chave mecânica que realmente desligava a energia elétrica aplicada à fonte.

Hoje a chave é eletrônica. Ela desliga o oscilador da fonte, que alimenta o transformador, mas não desliga a entrada de energia da fonte. Creio que não há problema algum em deixar seu micro sempre ligado na tomada. Salvo quando há tempestades com raios. Se cair um raio nas redondezas pode provocar um aumento brutal na tensão. É coisa tão rápida que não afeta as lâmpadas nem se percebe variação em seu brilho. Mas é suficiente para queimar certos componentes da fonte - e também do modem - se ele estiver conectado na linha telefõnica. Durante os temporais eu desligo o modem e a tomada do micro.

Postado

não acho nem q vale a pena usar estabilizador, porque a maioria é fraco, e n protege nada... tensão continua variando, e pod acontecer isso ai xD

PS: ESSE ESTABILIZADOR TEM 300W DE SAIDA, e se sua fonte é 450W REAIS, @ 60% de eficiencia, precisaria de 750W no estabilizador, se a fonte estiver com carga max o.O

xutei os 60%, mas se ela n tem PFC é no max 70%

Postado

não acho nem q vale a pena usar estabilizador, porque a maioria é fraco, e n protege nada... tensão continua variando, e pod acontecer isso ai xD

PS: ESSE ESTABILIZADOR TEM 300W DE SAIDA, e se sua fonte é 450W REAIS, @ 60% de eficiencia, precisaria de 750W no estabilizador, se a fonte estiver com carga max o.O

xutei os 60%, mas se ela n tem PFC é no max 70%

A função de um estabilizador é estabelizar a tensão da rede elétrica, que varia muito. A Eletropaulo, que fornece energia aqui p/ S.Paulo informa na conta as voltagens mínima e máxima que são obrigadas a fornecer. Não lembro exatamente, mas é algo entre 106V e 123V. Cá em casa, por volta das 18/19 horas, (horário em a energia elétrica é mais utilizada) a tensão fica um pouco abaixo dos 110 V, enquanto após as 23 horas chega fácil nos 123V. É verdade que uma fonte BOA, tem um ótimo regulador de tensão nas saidas (5/12V) e consegue que as verdadeiras voltagens entregues ao computador seja as exatas. Fontes mais baratas podem ter reguladores menos eficientes (pra baratear os custos) só com a ajuda do estabilizador é que será possível não sobrecarregar os circuitos do PC ou... fonrecer voltagens insuficientes que irão causar problemas em seu funcionamento. (eu uso a palavra tensão,, mas o correto seria tensão, sei muito bem...).

Postado

Entendi...

Mais a fonte aqui é bem robusta, e pelo visto não vou ter problemas com energia.

Estou usando aqui um filtro de linha e abri por curiosidade e vi que por dentro dele não passa de uma extensão com fusível.

Mais como o pessoal disse, a fonte agüenta sem problema...

Nem vou me preocupar!

Depois vou tirar uma foto do filtro de linha para vocês verem...

É uma porcaria, a marca dele é Forceline (não comprem) também, a mesma do estabilizador!

Abraço para todos...

Igor Hugo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...