Ir ao conteúdo

OverClock numa XFX 7600 GS!

kleber1979

Posts recomendados

Postado
pessoal alguem fez o overclock na 7600gs da xfx com 512mb??? AGP... acabei de comprar uma e gostaria de saber o maximo que aquelas memos aguentam, estou no aguardo valeu.....

cara você num olho minha sign dois posts acima né? heheeh

o máximo que coloquei na GPU foi 575 e nas memos 945, num fico bom dava artefatos e esquentava muito, muito arriscado!!! fui ajustando os clocks ate chegar ao da minha sign que é o que estou uando. a temp em idle ( agora q tá frio) fica em 42°C e em full n passou de 52°. em dias quentes, com temp ambiente mais ou menos 30~34°C tava ficando em idle em 46~48 e em full 56~58°C.

a minha veio capadona 400 na gpu e 533 nas memos. mas verifiquei e as memos sao de 800 pura pilantragem da XFX deixa elas com esses clocks baixos. verifique o modelo de suas memos e visite o site do fabricante para saber mais informações antes de fazer over.So tome cudado com a fonte tbem.

Postado

Pow 575 GPU e 745 MEMO é um valor muito bom !:eek:

Aqui nunca consegui passar 520GPU 900MEMO... Apesar de estar satisfeito observar o over dessas AGP é colirio para os meus olhos ! ehhehehehe :lol:

Abraços

cara você num olho minha sign dois posts acima né? heheeh

o máximo que coloquei na GPU foi 575 e nas memos 945, num fico bom dava artefatos e esquentava muito, muito arriscado!!! fui ajustando os clocks ate chegar ao da minha sign que é o que estou uando. a temp em idle ( agora q tá frio) fica em 42°C e em full n passou de 52°. em dias quentes, com temp ambiente mais ou menos 30~34°C tava ficando em idle em 46~48 e em full 56~58°C.

a minha veio capadona 400 na gpu e 533 nas memos. mas verifiquei e as memos sao de 800 pura pilantragem da XFX deixa elas com esses clocks baixos. verifique o modelo de suas memos e visite o site do fabricante para saber mais informações antes de fazer over.So tome cudado com a fonte tbem.

• 2 meses depois...
Postado

Olá Pessoal,

Comprei uma placa dessas para quebrar um galho enquanto eu espero (tempo e dinheiro) uma 8800GT 512Mb. É uma XFX PCI-e GeForce 7600GS 256Mb DDRII, e custou RS249 aqui em Porto Alegre (www.wittech.com.br).

Bom, a primeira coisa que notei é que com tudo original as temperaturas da GPU são bem altas, em função do dissipador passivo e silencioso que ela possui. Então, de cara eu instalei um ventilador de 80mm @ 2500RPM em cima do dissipador. Isto fez com as temperaturas caíssem de 55/70ºC para 35/45ºC em idle/load. Após instalado o ventilador, eu comecei a jogar com as frequências. Consegui um máximo de 530/900, sendo que o original era 400/666 para GPU/MEM (lembrem-se que a memória é DDR, então a frequência real é metade deste número).

Lendo um pouco a respeito desta placa descobri que a sua GPU é a mesma da 7600GT (G73), o que deixa uma boa margem de overclock para esta placa. Contudo, a 7600GS possui uma tensão de alimentação da GPU inferior, o que limita o clock máximo de operação. Pelo que eu li, a 7600GS opera com Vgpu = 1.1V e a 7600GT com Vgpu = 1.3V. Então, decidi fazer o famoso "voltmod". A alteração é simples, basta alterar o valor de um resistor da placa. Tem vários corajosos por aí que fazem isto com um lápis, mas eu acho isto muito arriscado pois não há um controle preciso de quanto você altera a resistência. Decidi utilizar um trimpot multi-voltas de 10K. O chip controlador da fonte de alimentação da GPU é o U503, e a tensão de saída da fonte é definida pelos resistores R545 e R549 seguindo a seguinte equação:

V = 0,8V x (R545 + R549)/R549

Olhando a placa só consegui ver o valor do R545, que é 860 ohms. Medi a tensão default e deu 1.18V, então pela equação o R549 deve ser de 1810 ohms.

Como vocês podem ver pela equação, a tensão aumenta se baixar o R549. Então, soldei o tripot de 10K em paralelo com o R549. Deixando o tripot no valor máximo a placa já ligou com 1.3V. Bom, realizei testes com várias tensões utilizando o ATItool. Segue os resultados (tensão / frequência da GPU / máx load temp):

1.18V / 530MHz / 45ºC

1.30V / 600MHz / 50ºC

1.40V / 670MHz / 52ºC

1.50V / 700MHz / 54ºC

Não tentei ir mais além pois não quero queimar a placa. Mas acho que ir de 400MHz para 700MHz já é um ótimo resultado para uma placa tão barata. As temperaturas ficaram muito boas na minha opinião, pois se você olhar os valores dela original (sem o ventilador) vai ver que a temperatura dela em idle antes é a temperatura agora em load!

Ah, e falando de performance em games... Nota-se um grande ganho quando utiliza-se anti-aliasing. Fiz o comparativo e ganhei uns 30% de performance no rFactor, que é um jogo que eu uso bastante.

No geral, fiquei muito surpreso com a performance desta placa. Antes eu tinha uma Radeon 9800pro (que queimou e levou a pl. mãe junto!!) e esta 7600GS mesmo stock já parece ser mais rápida... e com o overclock então.. nem se fala!

Bom pessoal, acho que era isto! Não costumo postar muito nos fóruns... geralmente só entro para ler... Mas neste caso eu tinha que contar toda a história, pois a placa realmente me surpreendeu.

Se alguém quiser uma dica do voltmod, é só perguntar!!

Abraços!

Felipe Zanon.

Postado

Muito bom o seu resultado cara !

Seria interessante se possivel você criar um tópico colocando os procedimentos ( com fotos seria legal ) do voltmod .

Parabéns ! O meu scorte no 3DMARK2006no over é de 2800 pontos !

Nota-se q a sua GPU a 700 Mhz dá uma boa diferença... aqui estou rodando:

GPU : 520 Mhz

MEMO: 900 Mhz

Testei com o 3dMark06. Segue resultados do benchmark default:

Stock (GPU @ 400 / MEM @ 666) - 2115 Points

Overclocked (GPU @ 700 / MEM @ 900) - 3048 Points

Até mais!

• 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!