Ir ao conteúdo

Dúvida entre desempenho: Athlon 64 ou X2?

juanjokpo

Posts recomendados

Postado

Gente fiquei com uma dúvida agora, sobre investir na memória ou na CPU, já perguntei em outros lugares mas não chego a nenhuma conclusão definitiva:

Qual destas configurações rodará mais rápido:

AMD Athlon 64 X2 4200 + 2x512Mb DDR2 667Mhz.

ou

AMD Athlon 64 3800+ (Single core) + 2x 1Gb DDR2 667Mhz.

Com as duas configurações rodando numa MB AM2 MSI K9N PLatinum, qual teria um desempenho melhor?

Qual o real impacto dos DUAL CORE e em quais aplicações se destacam?

Estou perguntando porque os preços que achei foram 135$ (single core) e 230$ (dual core). Se a diferença de desempenho não for considerável, então não valeria a pena pra mim...

Desde já, agradecido!

Abraço.

Postado

o 3800 single core trabalha à 2.4 ghz

o 4200 X2 à 2.2 ghz

Em softs não otimizados para dual core (praticamente todos eles, incluindo os jogos), o desempenho será similar. O X2 pode levar uma pequena vantagem, porque os programas que rodam por baixo, bem como o proprio windows, terão um núcleo extra, para usar, sem comprometer, o desempenho da aplicação em primeiro plano.

Em softs otimizados para dual core, o X2 dá uma lavada. Por ex: conversão de vídeo com o Win Avi converter. A maioria dos formatos, como WMV, or RMVB, são compilados com vários núcleos, e o desempenho é entre 80% ou 90% superior. Acredito que a tendencia do futuro serão mais aplicativos, e também jogos, otimizados para multi-core.

Outra diferença, é claro, é a multi-tarefa. Num dual core, você pode rodar várias coisas ao mesmo tempo, sem comprometer a estabilidade e desempenho do micro. Navegue na internet, enquanto converte um vídeo, grava um DVD e baixa algo pelo torresmo. Você pode associar aplicações pesadas à núcleos especificos. Por ex: faça o núcleo 1 rodar o programa de conversão, enquanto os outros núcleos gravam DVD, etc...

Se for para pensar no futuro, eu recomendo o X2 mesmo. Se pegar single core agora, poderá comprar mais tarde um dual, ou mesmo um quad-core, quando sentir mais necessidade. Pelo menos por enquanto, um single core ainda responde bem.

PS... estes preços são em dólares não?

Postado

Valentine, os preços são em dólar sim (imagina se fossem em reais! hehe).

Acho q entendi o teu recado. Eu sei que tem poucos aplicativos preparados para o Dual core, mas eu só queria saber mesmo se para o uso "desktop" faz muita diferença, tipo usar o word + powerpoint +corel draw + photoshop e ainda o firefox juntos, se teria uma grande vantagem de pegar o Dual, ou se o Single core mas com clock mais elevado se dá bem também...

Caso o single core dê conta, pego um single mesmo, e boto 2 Gb de RAM 667 ou 800, se eu achar. Afinal com essa diferença de 100$ da pra colocar o dobro de RAM. Entendeu o meu dilema?

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...