Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida entre desempenho: Athlon 64 ou X2?


juanjokpo

Posts recomendados

Gente fiquei com uma dúvida agora, sobre investir na memória ou na CPU, já perguntei em outros lugares mas não chego a nenhuma conclusão definitiva:

Qual destas configurações rodará mais rápido:

AMD Athlon 64 X2 4200 + 2x512Mb DDR2 667Mhz.

ou

AMD Athlon 64 3800+ (Single core) + 2x 1Gb DDR2 667Mhz.

Com as duas configurações rodando numa MB AM2 MSI K9N PLatinum, qual teria um desempenho melhor?

Qual o real impacto dos DUAL CORE e em quais aplicações se destacam?

Estou perguntando porque os preços que achei foram 135$ (single core) e 230$ (dual core). Se a diferença de desempenho não for considerável, então não valeria a pena pra mim...

Desde já, agradecido!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o 3800 single core trabalha à 2.4 ghz

o 4200 X2 à 2.2 ghz

Em softs não otimizados para dual core (praticamente todos eles, incluindo os jogos), o desempenho será similar. O X2 pode levar uma pequena vantagem, porque os programas que rodam por baixo, bem como o proprio windows, terão um núcleo extra, para usar, sem comprometer, o desempenho da aplicação em primeiro plano.

Em softs otimizados para dual core, o X2 dá uma lavada. Por ex: conversão de vídeo com o Win Avi converter. A maioria dos formatos, como WMV, or RMVB, são compilados com vários núcleos, e o desempenho é entre 80% ou 90% superior. Acredito que a tendencia do futuro serão mais aplicativos, e também jogos, otimizados para multi-core.

Outra diferença, é claro, é a multi-tarefa. Num dual core, você pode rodar várias coisas ao mesmo tempo, sem comprometer a estabilidade e desempenho do micro. Navegue na internet, enquanto converte um vídeo, grava um DVD e baixa algo pelo torresmo. Você pode associar aplicações pesadas à núcleos especificos. Por ex: faça o núcleo 1 rodar o programa de conversão, enquanto os outros núcleos gravam DVD, etc...

Se for para pensar no futuro, eu recomendo o X2 mesmo. Se pegar single core agora, poderá comprar mais tarde um dual, ou mesmo um quad-core, quando sentir mais necessidade. Pelo menos por enquanto, um single core ainda responde bem.

PS... estes preços são em dólares não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valentine, os preços são em dólar sim (imagina se fossem em reais! hehe).

Acho q entendi o teu recado. Eu sei que tem poucos aplicativos preparados para o Dual core, mas eu só queria saber mesmo se para o uso "desktop" faz muita diferença, tipo usar o word + powerpoint +corel draw + photoshop e ainda o firefox juntos, se teria uma grande vantagem de pegar o Dual, ou se o Single core mas com clock mais elevado se dá bem também...

Caso o single core dê conta, pego um single mesmo, e boto 2 Gb de RAM 667 ou 800, se eu achar. Afinal com essa diferença de 100$ da pra colocar o dobro de RAM. Entendeu o meu dilema?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!