Ir ao conteúdo

Dual Channel com 4 modulos

dadrabbit

Posts recomendados

Postado

me surgiu a seguinte duvida...eu tenho um kit dual channel de 1GB da OCZ instalado numa 945P Platinum da MSI...

a placa possui quatro slots de memoria e os 2 modulos de 512 do meu kit estão instalados para usar dual channel...

agora a duvida se eu comprar outro kit dual-channel de 1GB de outra marca, ou da mesma marca mas não o mesmo kit, com latencias diferentes das do 1º kit e instalar este kit nos outros dois slots vai funcionar em dual-channel ainda?

se funcionar acredito que as memorias mais rapidas irão trabalhar na velocidade das mais lentas...mas a duvida é se vai funcionar o dual-channel com 2 kits diferentes...

segundo o manual da MSI instalando 4 módulos o dual-channel ainda funciona mas no manual não especifica se todos os modulos tem que ser iguais entre si ou somente os pares tem q ser iguais

valeu!

• Membro VIP
Postado

É preferível que elas sejam iguais.

Mas, se você colcoar os pares no mesmo canal, não misturando, e se eles forem de mesma velocidade (MHz) pode funcionar.

Só tenha a precaução de colocar as latências acompanhando a mais lenta.

Mas isso pode ou nçao funcionar, num agarântio nada.

Postado

pois é...dei uma olhada novamente no manual e vi uma coisa que n tinha prestado atenção antes...no manual tem uma tabela com quatro colunas...cada coluna representa um dos slots de memoria...e nessa tabela são mostradas as configurações que podem ser usadas para usar o dual channel então temos as seguintes combinações possiveis

slot1 e slot3

slot2 e slot4

slot1 e slot4

slot2 e slot3

slot1 e slot2 e slot3 e slot4

Vendo essas combinações vi que eu posso instalar memoria no slot 1 e 4 e estarei usando o dual channel...ou seja...n precisa ser 1-3 ou 2-4...desde que estejam em canais diferentes o dual channel funciona...então fiquei pensando como a MB vai saber que o pente do slot 1 faz par com o do slot 3 e o pente do slot 2 faz par com o slot 4...acho q n funciona o dual channel então...

fico meio difícil de enteder...mas eu cheguei a conclusão de que não vai funcionar...talvez se eu ajustar as latencias manualmente pela BIOS de certo...mas sem ajustar acho q não...ao menos não na 945P Platinum...

falou!

se alguem tiver a mesmo MB e uma configuração dual channel como a que eu descrevi por favor poste..já que minha conclusão pode estar errada..

Postado

em qlq slot não...tem q ter um pente em cada canal...

os slots 1 e 2 pertencem ao canal A

os slots 3 e 4 pertecem ao canal B

se eu colocar um pente em cada canal (independente do slot de cada canal) o dual channel funciona...(como mostrado na "tabela" do post anterior)

falou!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!