Ir ao conteúdo

Ide hdd block mode

Visitante

Posts recomendados

Postado

Minha placa mãe é uma Soyo KT400 e na bios posso habilitar o IDE HDD Block Mode !! segundo as especificações os dados serão transferidos por multiplos setores e não somente por um ( teoricamente isso deixaria mais rápido a transferencia de dados ) !!! Alguém já viu isso  ??? Dá resultado mesmo ??? Meu HD é um Maxtor DiamondPlus 9  80 GB !!!! não notei diferença na velocidade !!!

Postado

Já procurei no site da MAXTOR e não achei nada lá !

• Membro VIP
Postado

Oi.

O HD é dividido em vários setores, estes possuem 512 bytes cada (esse tamanho é fixo). Inicialmente, a interface IDE consegue transferir um setor a cada interrupão (requisição). Se você usa FAT-32, o seu cluster será de 32KB, ou seja, em cada cluster estarão contidos 64 setores (32768 bytes dividido por 512 bytes), logo para ler esse cluster serão necessárias 64 interrupções já que a leirura é feita de um setor a cada interrupção.

Isto é muito lento! Então os SOs de hoje passaram a trensfeir (e ler) os dados pelos clusters (conjunto de setores), o que é denominado múltiplos setores. Se o seu cluster é de 32KB, então os dados passaram a ser transferidos 32KB a cada interrupção, em vez de míseros 512 bytes (1 setor) por interrupção.

Mas não se preocupe com isso, deixa a opção habilitada, praticamente todos os chipsets e HDs atuais suportam o IDE HDD Block Mode e mesmo que você desabilite-o no BIOS, o padrão de transferência feito pelo sistema de arquivos já é do jeito que expliquei. Provavelmente foi por isso que você não notou nenhuma diferença.  :D

Abraços... :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...