Ir ao conteúdo

programa que informe o clock PCI...

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Gente, meu irmão tá com uma placa que até tem a opção de PCI lock no bios, mas ela não dá over, falhando a VGA rapidinho. Aí parece que o que tá havendo é que o clock do AGP tá subindo junto do fsb. O PCI lock não estaria fazendo efeito.

Então tem algum programa que permita monitorar a freqüência fornecida ao PCI e AGP para eu verificar isso?

Ps: Uso por aqui é o Everest.

Postado

minha placa-mãe também não permite ver o valor do pci/agp

o fato é que as velocidades do barramento Agp e PCI são provenientes do mesmo pll

ou seja..se o pci está em over (sem pci-lock) e é 37mhz(exemplo)..logo o agp será o dobro dessa velocidade.....

portanto o pci-lock serve tanto para o pci como o Agp..

mas quanto a falhar..aqui uma vez meu hd corrompeu todinho...

depois restaurei o windows e nunca mais deu falha no pci-lock...

a placa-mãe em questaum é a p4s800 mx

ah..se você descobrir qual o pll da placa-mãe do seu irmão.. usa o clockgen..q além de monitorar os valores..você pode gerenciar também...(alterar= overclock!!!)

Postado

Bom, eu só precisava mesmo é de verificar o clock, para ter certeza se a freqüência realmente permanece em 33Mhz e 66Mhz quando eu seleciono esta opção no setup da Bios.

Meu costume é mais com Athlons e venho brincando com um Athlon 64. Meu irmão é quem tem esse pentium 4, que era de outro irmão até duas semanas atrás. Com essa placa-mãe, meu outro irmão que faz over já tem bastante tempo, não conseguiu quase nada. Já em outras placas dele, uma Gigabyte e outra Asus, ele disse que esse processador vai longe.

É um Pentium 4 630 HT 3Ghz fsb800, numa MSI 865PE NEO3

Como ela tem Core Cell, deveria ser pelo menos razoável de over. Mas depois de alterar o bus do sistema e escolher explicitamente a freqüência de 66.67Mhz / 33.33 Mhz no AGP / PCI (o que não volta a config anterior do bus para o original, indicando que o ajuste foi aceito), o sistema termina instável, causando falhas geralmente na VGA.

Eu ainda não experimentei tais falhas. Subi o bus para 220Mhz e o sistema funcionou aparentemente sem problemas. Só que reparei o seguinte... Para evitar dificuldades eu configurei a memo como 333Mhz. E o setup me disse que eu teria 336Mhz resultantes no DDR, com esse bus de 220Mhz setado. Mas ao entrar no windows e abrir o Everest, ele acusava 220.1Mhz no bus da memória. Então aparentemente não entrou divisor nenhum. E o PCI / AGP parecem estar realmente trancados, mas não tenho como saber. Fico então na dúvida se o setup dessa placa-mãe não confundiu meu irmão, e a limitação está é nas memos, ou se a limitação tá realmente num PCI lock que não funcionaria de verdade.

PS: no momento o PC tá primando tranqüílo com essa config feita por mim.

Então tenho que voltar a conversar com meu irmão para saber do que se trata o problema!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!