Ir ao conteúdo

Colocando cooler no chipset

giovanipn

Posts recomendados

Postado

Eu tenho em casa alguns cooler de Pentium 100 e duron, aqueles bem pequenos.

Da pra parafusar ele direto no disipador do chipset?

Eu acho arriscado tirar o dissipador e colocar esses q já vem pronto!!

O sentido é o mesmo q do processador, jogando o ar em cima do dissipador né?

E no caso das placas de video q não tem cooler no disipador da pro colocar direto tambem?

Postado

Voc~e está falando do ventilador?

Se sim, se o tamanho coincidir, dá sim. Mas de qualquer forma, vai te dar trabalho do mesmo jeito parafusar um fan sobre o heatsink passivo da placa-mãe. Não entendo seu medo "arriscado" em colocar um desses coolers prontos que se encontra por aí... Por acaso a placa tá na garantia?

Postado

Isso, é uma placa nova com 1 ano de garantia, o arriscado q eu digo é tirar o dissipador original sem estragar o chipset, da placa antiga q eu tinha tentei tirar mas sem jeito, acho que é colado com bonder isso!!!!

Postado

no meu caso, a minha MB já tinha um cooler no chip i945g, mas eu achava pouca

ventilacao. resolvi trocar por um mais forte. peguei esse (não lembro o fabricante)

para amd e parafusei na chapa de fundo do gabinete (o buraco já existia la), usando

uma chapinha daquelas q sai quando colocamos uma pl. no slot pci (do proprio fundo

do gabinete). ai so foi comprar os dois parafusos com porcas. detalhe: o cooler

era mt barulhento! ai liguei ele nos 5V e não nos 12V como originalmente.

post-81812-13884937491748_thumb.jpg

Postado

As presilhas geralmente são bastante flexíveis. Mesmo quando o equipamento já está velhor, dá para retirar sem quebrar, numa boa. Acho que você não precisa de preocupar...

O mais chato mesmo é remover o elastomero. A dica da torcida no heatsink é muito importante, mas mesmo assim é preciso muito cuidado para não deformar os pezinhos dos chips... Ainda mais hoje, com esses equipamenhtos "RHOS compliant" ou algo assim. Esses que não levam chumbo na solda, pois dizem as más linguas, que isso enfraqueceu a fixação dos componentes. Bom ter cuidado! Vai um porquinho no anti-horário, depois um pouquinho no horário, e vai amaciando até conseguir retirar. Uma VGA minha, que tinha elastômeros no GPU e nas menos, tudo colado no mesmo heatsink, eu tive que usar estilete para cortar os elastômeros, pois não mexia para lado nenhum... É claro que eu recomendo, veementemente, nunca realizar tal procedimento, pelo risco de danificar componentes da placa-mãe ou da VGA. Mas saiu... Depois, um pouco de papel higiênico serve para limpar pasta térmica ou meleca de elastômero. Unha também ajuda muito. :P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...