Ir ao conteúdo

URGENTE! Corel para JPG, muda as cores por quê?

Posts recomendados

Postado

Estou com um arquivo criado em Corel12 e preciso converter para JPG, estou fazendo a conversão através do próprio Corel mas está modificando as cores. O que posso fazer pra isso não acontecer?

Preciso manter as cores a todo custo. Me ajudem por favor! É urgente!

:muro:

• 2 semanas depois...
Postado

As cores que estão usando são PANTONE, como converter corretamente no padrão CMYK para JPG?

você tem duas formas de fazer.

A primeira é exportando para EPS.

A segunda, que também funciona, é gerando um PDF (processo de fechamento de arquivo, imprimindo como se fosse para enviar o arquivo para gráfica). também vai funcionar.

O formato JPG não aceita PANTONE. Nem tente porque não funciona. O mesmo vai acontecer com TIF, PSD e qualquer outro formato de imagem. Não vai adiantar tentar enviar a cor pantone ou spot color.

Faça isso que te falei, que dá certo.

Quando você for abrir a imagem no photoshop, dependendo do que quiser fazer, terá de salvá-la também em PDF ou EPS para colocar no arquivo de impressão (vetor).

Não vai adiantar ficar tentando renomear etc.

Outra dica:

Se o arquivo final for impresso somente em PANTONE (cor especial), você pode mandar a imagem somente como Black ou Cyan.

A chapa será a mesma. Só mandar trocar a cor na gráfica. Daí você consegue exportar o arquivo em JPG, se for o caso.

Última dica.

Se precisar de qualidade na imagem, utilize exportação TIFF, EPS, ou PSD (todos sem compactação).

O JPG compacta sempre (arquivos menores) e isso faz com que você perca um pouco de qualidade, por mais que não compacte.

Boa sorte aí... espero ajudar bastante gente ... se alguem quiser acrescentar ou me corrigir, caso eu esteja errado, fique a vontade !

• 3 semanas depois...
Postado
você tem duas formas de fazer.

A primeira é exportando para EPS.

A segunda, que também funciona, é gerando um PDF (processo de fechamento de arquivo, imprimindo como se fosse para enviar o arquivo para gráfica). também vai funcionar.

O formato JPG não aceita PANTONE. Nem tente porque não funciona. O mesmo vai acontecer com TIF, PSD e qualquer outro formato de imagem. Não vai adiantar tentar enviar a cor pantone ou spot color.

Faça isso que te falei, que dá certo.

Quando você for abrir a imagem no photoshop, dependendo do que quiser fazer, terá de salvá-la também em PDF ou EPS para colocar no arquivo de impressão (vetor).

Não vai adiantar ficar tentando renomear etc.

Outra dica:

Se o arquivo final for impresso somente em PANTONE (cor especial), você pode mandar a imagem somente como Black ou Cyan.

A chapa será a mesma. Só mandar trocar a cor na gráfica. Daí você consegue exportar o arquivo em JPG, se for o caso.

Última dica.

Se precisar de qualidade na imagem, utilize exportação TIFF, EPS, ou PSD (todos sem compactação).

O JPG compacta sempre (arquivos menores) e isso faz com que você perca um pouco de qualidade, por mais que não compacte.

Boa sorte aí... espero ajudar bastante gente ... se alguem quiser acrescentar ou me corrigir, caso eu esteja errado, fique a vontade !

Muito boa sua explicação.

Trabalho em uma gráfica e passo diariamente por pepinos parecidos, os clientes e as agências vivem mandando arquivos que quando o cara olha dá até vontade de chorar.

Bom, só ressaltando, se houver mais de uma cor pantone, coloque-as em cores primárias (vide, CMYK) essas cores não tem mistura e fica bem melhor pra identificar depois. MAS NÃO ESQUEÇA DE PASSAR O CÓDIGO DO PANTONE.

Sempre fui ausente desta parte do Fórum, vou tentar participar mais, já que faz parte da minha área de atuação.

Abraços, Paulo.

• 1 ano depois...
Postado

Ola pessoal

esta acontecendo o seguinte quando eu importo o arquivo para o corel a imagem ja fica laranja antes mesmo de colocar e CMYK...

ja nao sei mais o que fazer... tentei a dicas a cima e nada...

ja converti no proprio photoshop para CMYK e na hora de importar e abrir no corel acontece a mesma coisa....

será q meu monitor esta desrregulado?

abraço aguardo resposta

• mês depois...
Postado

O flecha brasil ta certo. Quando se faz um arquivo, deve-se prestar muita atenção ao tipo de saída que este arquivo terá. Não adianta trabalhar diretamente com cores pantone e querer que na conversão pra imagem essas cores sigam padrões fieis de tonalidade. A tinta pantone é produzida com padrões industriais diferentes da policromia em cmyk, e com maior diferença ainda em relação ao rgb, que é um padrão para imagens em monitores que utilizam os pontos vermelho, verde e azul para formar imagens na tela.

O negócio é ter um catálogo pantone para mostrar ao cliente que aquela será a cor utilizada e fazer o fechamento na gráfica com black ou cyan, no caso do arquivo não possuir essas cores na saída. Em alguns casos, como embalagens de produtos, utiliza-se saída em chapas com cores pantone, pois o arquivo também possui imagens em policromia e outras áreas em CMYK.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...