Ir ao conteúdo

Qual a melhor maneira de limpar o LCD?

Ector_Bonilha

Posts recomendados

Postado

É isso ai galera abri esse tópico para que possamos discutir sobre qual ou quais a(s) melhor(es) maneira(s) para limpar a tela do monitor LCD pois é delicada e certos produtos podem manchar ou riscar a tela.

Meu monitor é um SyncMaster 931BW, e com ele veio um paninho azul claro que deve ser usado na sua limpeza, no entanto no manual refere-se apenas a limpeza do contorno da tela burrifando um pouco de água e passando em um único sentido ao redor do contorno do monitor mas não se refere a tela em si.

Por isso eu gostaria de saber quais os métodos (panos e produtos) vocês usam para limpar a sua tela em específico?

Formas debatidas até agora: 6 de junho de 2007

1ª forma muito popular.

1. Pano bem macio (não pode ser panos ressecados)

2. Humidecer levemente utilizando uma burrifada pequena de água no pano

3. Passar na tela sem fazer pressão

*Quanto a esta forma de limpeza ainda á dúvidas quanto ao sentido ou sentidos em que se deve passar o pano. Esclarecimentos serão bem vindos)

2ª forma, utilizada pelo usuário lucosa

1. Água morna (mais para fria do que quente)

2. Dois tufos de algodão (dos bons)

3. Pano bem macio (utilizo o que veio junto com meu monitor)

*Molhar um dos algodões, tirar o excesso de água e passar na tela com muito cuidado de um lado para ou outro em todas as direções virando o algodão de vez enquando. Passar o algodão seco do mesmo modo que o úmido e para finalizar passar o pano MACIO E LIMPO.

3ª forma, utilizada pelo usuário ieltech (Daniel Prado de Bauru-SP)

1. Pegue uma toalha de rosto, aquelas igual de banho, só que menor. Tem que ser limpa, não pode ser toalha usada, pegue uma toalha de rosto limpa e seca, 100% seca.

2. Molhe apenas a ponta dela com água limpa, pode ser da torneira.

3. Torça um pouco a área molhada para sair o excesso d'agua.

4. Passe a parte molhada na tela inteira do LCD com o monitor desligado em movimentos retos horizontais e depois verticais, esfregue suavemente para tirar as impressões digitais e "sujeiras" da tela.

5. Após isso, passe a parte seca da toalha em movimentos horizontais por toda tela e depois por movimentos verticais por toda tela, nunca movimentos giratórios.

Postado

É por isso que abri o tópico Jener the Tank, até o momento não precisei limpar a tela do meu pois não tem nem uma semana de uso, mas acredito que deve ser com um pano macio e levemente humidecido por isso gostaria de saber de quem já fez essa limpeza. Como fez e o que usou.

Postado

otimo topico, nunca vi ninguem falando sobre como limpar LCD antes...

ja conversei com um tecnico e ele disse pra usar um pano, muiiiito levemente umidecido...

mais sei lá... tomara q alguem esclareça essa nossa duvida ai..

valeu

Postado

Eu limpo da seguinte forma:

1. Água morna (mais para fria do que quente)

2. Dois tufos de algodão (dos bons)

3. Pano bem macio (utilizo o que veio junto com meu monitor)

---

Molhar um dos algodões, tirar o excesso de água e passar na tela com muito cuidado de um lado para ou outro em todas as direções virando o algodão de vez enquando. Passar o algodão seco do mesmo modo que o úmido e para finalizar passar o pano MACIO E LIMPO.

Já fiz isso umas três vezes e vem funcionando.

Postado

mlSEVEN valeu pelo incentivo!

Eu limpo da seguinte forma:

Já fiz isso umas três vezes e vem funcionando.

Valeu! adicionei sua forma de limpeza no primeiro post obrigado!

Postado

É só ir no site do fabricante, lembro de ter visto no site da lg dizendo para usar um algodão umidecido apenas, nada mais. Não se deve usar nenhum abrasivo, pois atela não é vidro, é resina, antireflexiva.

Postado

Valeu pelas dicas.

Acabei de ligar para 0800 da Samsung. e fui informado que deve ser limpo com um pano limpo, liso, "levemente" úmido. Mas não pode pressionar muito, só levemente.

• 4 meses depois...
Postado

Meus caros,

Ai vai a minha contribuição em um assunto muito importante:

O monitor de TFT ou LCD é um dos componentes mais caros de seu notebook ou desktop e é uma peça muito sensível a sujeira, marcas de dedos e outras tantas impurezas .

Muitos se perguntam qual seria a forma correta e mais adequada de fazer a limpeza periódica dos monitores, se com pano úmido ou seco, água ou álcool, e com que freqüência. E ainda mais, como limpar uma tela LCD sem ter que comprar um daqueles produtos químicos caros e difíceis de ser encontrados nos supermercados?

É mesmo necessário tomar algumas precauções e usar de alguns métodos antes de limpar o monitor [isso se aplica a HDTVs, projetores de TVs e TVs de Plasma também]

Imagine que os displays de LCD sejam como a pele sensível e delicada de um bebê - Então seja bem suave e nunca manuseie a tela com muita força ou pressionando-a com os dedos.

Segundo, arranje um pedaço de pano fino - um daqueles lenços velhos da mamãe são perfeitos mas não use papel, toalhas de papel nem toalhas de banho porque qualquer impureza no tecido pode arranhar o seu monitor permanentemente [como areia ou algo assim]

Desligue o monitor ou configure a área de trabalho para preto, escondendo os ícones, e minimize as janelas abertas. Isso vai ajudar a você identificar as áreas sujas do monitor.

Se vocês não encontrarem algo própio no comércio podem preparar uma solução de limpeza, você precisará de água deionizada ou destilada e vinagre ou álcool isopropil [na farmarcia você acha tranquilamente] - Não utilize água da torneira ou água mineral porque podem deixar marcas esbranquiçadas na tela devido aos sais dissolvidos.

Dilua o vinagre ou o álcool isopropil com a água destilada em proporções de [1:1] e borrife no pano. Nunca borrife qualquer líquido direto no LCD. Umedeça o pano com essa solução caseira e passe no monitor indo somente em uma única direção - do alto para baixo, eu nao costumo chegar muito nos cantos para evitar que a sujeira ou ate mesmo a umidade penetre nos cantos, deixo pra realizar a limpeza nessas áreas por último e com bastante cuidado.

Palavra de cautela: Certifique de que a tela de LCD está seca antes de fechá-la ou usar o computador. Não use qualquer solução que contenha acetona, tolueno, ácido, amônia ou cloreto metil. Nunca toque o monitor LCD com os dedos porque isso pode queimar alguns pixels.

Também ja li relatos do uso de limpa vidro que não contem álcool, mas ainda nao tive como testar com esse tipo de produto... depois posto aqui o que resultou com o uso do limpa vidro sem álcool.

Até mais ... Fabio

Postado

Bom pra limpar eu pego a furadeira, coloco aquele disco de polir... Cera de carro e Pimba O.o

Brincadeira gente eheheheh... Nunca façam isso...

O metodo que eu uso é diluir o Veja até na hora que ele fica bem incolor quase... Ai pego uma flanela e passo. depois pego uma toalha limpa e seco... Novinho em folha.

Nao sei se a longo prazo danifica, mas atá agora nao deu problemas... Tenho alcool isopropilico aqui mas agua destilada nao...

Postado

Eu estou no meu segundo LCD.. O novo nunca precisei limpar... O primeiro eu levei meses até tomar coragem de limpar.. Depois passei limpar toda semana... Eu pego um tufo de algodão e deixo ele umidecido com aguá do filtro.. ae com ele úmido passo no monitor de maneiro sensível em todas as direções.. depois viro e passo novamente.. ae abano com algo para agilizar que a aguá que ficou evapore... Nunca tive problema...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!