Ir ao conteúdo

Problema MUITO estranho

Hudson Lazari

Posts recomendados

Postado

A pouco tempo comprei uma fonte Satellite SL-8600EPS ( 600W reais , pelo menos e o que esta escrito ), então apos 1 mes de uso quando eu desligava o micro, para religa-lo novamente era necessario esperar uns 30 min, senao ele nao ligava, mas ele desligava sozinho. Mas a 2 dias ele parou de vez, nao liga mais. Levei o micro em uma loja de informatica e pedi para testarem se era a fonte, e ocorreu algo muito estranho. Colocamos outra fonte no meu micro e ele ligou, então peguei a minha fonte e liguei em outro micro e ela tb funcionou !! Nao consigo entender onde esta o problema, pois todas as outras pecas parecem estar em ordem pelo fato do micro ligar com outra fonte, e a fonte tb por ligar outro micro.

Lembro q da ultima vez q eu desliguei o pc estava dando muitas telas azuis quando eu estava rodando algum jogo, tanto jogos leves como pesados, dava tela azul e ele reiniciava sozinho.

Alguem por favor tem noção do que esta acontecendo ??

Minhas configuracoes :

Athlon 64 3200+

HD 120BG SANSUMG SATA

Leitor de Gravador de DVD

MOBO Asus A8V-E SE

MSI GForce 8800 GTS 640 MB - HD OC

2GB Memoria DDR 400

Postado
Uma coisinha........esse outro micro que você ligou a fonte com provável defeito, tinha a mesma configuração que o seu, ou seja, todos os componentes ligados.......??:confused:

Nao, eu liguei em outro micro totalmente diferente so para testar se a fonte estava ligando. então ela ligou e o micro funcionou normalmente.

Postado
Então, teste outra fonte (de qualidade) no PC, pra ver se o problema é no seu computador.

Amigo acho que voce nao leu minha msg direito. Nela ja esta escrito q eu ja testei colocando outra fonte e o micro funcionou.

O meu principal problema q eu esqueci de citar e que : A fonte ainda esta na garantia, então eu nao sei o que faço, pois se pedir para troca-la acho q nao irao pois ela ligou outro pc. Nao tenho ideia do que seja o problema.

Postado

Hudson poste a configuração do teu PC aqui por favor. E também diga qual foi a outra fonte que você testou nele e que fez ele ligar sem problemas.

O fato do outro computador, onde sua fonte foi testada (e funcionou), não ter q mesma configuração que o teu PC é relevante.

Aguardo tua resposta pra ter uma noção melhor.

• Membro VIP
Postado

A resposta para isso é muito simples. Essa fonte não suporta o seu PC, por isso ela reinicia e fica sem querer ligar. você tem que comprar uma fonte de capacidade REAL. Pegue uma Enermax ELT400.

Postado
Hudson poste a configuração do teu PC aqui por favor. E também diga qual foi a outra fonte que você testou nele e que fez ele ligar sem problemas.

O fato do outro computador, onde sua fonte foi testada (e funcionou), não ter q mesma configuração que o teu PC é relevante.

Aguardo tua resposta pra ter uma noção melhor.

então as configuracoes do meu pc estão na msg principal que eu enviei.

A fonte q testamos era um Generica de 450W, das bem podres mesmo.

Postado
A resposta para isso é muito simples. Essa fonte não suporta o seu PC, por isso ela reinicia e fica sem querer ligar. você tem que comprar uma fonte de capacidade REAL. Pegue uma Enermax ELT400.

Eu ja havia feito um teste de quantidade de Wats necessarios para a configuração do meu pc, no site mostrou 340W. Como as especificacoes desta fonte da Satellite dizem que ela possui 600W ''reais'', nao acredito que ela gere menos do que 400W.

E outra, eu cheguei a usar esta fonte por quase 1 mes, sem dar nenhum problema. os problemas começaram a aparecer nesta ultima semana.

E bem que eu gostaria de resolver todos os meu problemas comprando peças novas, mas acabei de desembolsar 200 reais nesta fonte, antes de gastar e bom saber a razao do problema.

• Membro VIP
Postado

É estranho a fonte fulera aguentar a sua máquina, você testou ela com o micro em carga máxima ?

A CPU nem tanto mas a VGA pede uma boa 12v, as vezes é isso que a sua fonte não está mantendo, corrente e estabilidade.

Ae uma genéricona tosca aguentar.. essa é magáiver :D

Mas não quer dizer que ela vá auentar por muito tempo hehehehehe

Postado
É estranho a fonte fulera aguentar a sua máquina, você testou ela com o micro em carga máxima ?

A CPU nem tanto mas a VGA pede uma boa 12v, as vezes é isso que a sua fonte não está mantendo, corrente e estabilidade.

Ae uma genéricona tosca aguentar.. essa é magáiver :D

Mas não quer dizer que ela vá auentar por muito tempo hehehehehe

então... eu nao testei com o micro a toda... mas esta nao e a questao, e sim se alguem tem ideia do problema q esta acontecendo na minha maquina... A e agora eu estou no meu micro com a fonte SATELLITE, estava indo dormir e vim tentar ligar a maquina e como num milagre ela ligou !!! Nao consigo entender mais nada !!! Mas tenho certeza q se eu desliga-la terei problemas para religa-la novamente....

Continuo sem nocao do problema... :(

Postado

Pessoal eu levei hj novamente o PC na loja de informatica, então resolvemos testar outra placa-mãe, o meu Slot e 939, e a fonte tb nao funcionou... então resolvemos testar em outro pc... e em todos os outros que testamos funcionou, mas nao eram do mesmo Slot... Alguem ae sabe se e possivel ocorrer incompatibilidade entre Fontes e Placas Mae ?? Acho isso um tanto estranho... mas pelo o que esta ocorrendo nao sei mais o que e estranho...

Postado
então... eu nao testei com o micro a toda... mas esta nao e a questao, e sim se alguem tem ideia do problema q esta acontecendo na minha maquina... A e agora eu estou no meu micro com a fonte SATELLITE, estava indo dormir e vim tentar ligar a maquina e como num milagre ela ligou !!! Nao consigo entender mais nada !!! Mas tenho certeza q se eu desliga-la terei problemas para religa-la novamente....

Continuo sem nocao do problema... :(

Esta é exatamente a questão Hudson! Problemas com fontes são complicados de detectar exatamente por causa das várias variáveis que elas envolvem. Você falou da potência que teu pc precisa e da potência q a fonte deve estar entregando. Ok, mas veja bem. O que o cara falou sobre a tensão está correto. Uma fonte pode até entregar a potencia, mas se a tensão está abaixo do ideal (o q é perfeitamente possível de estar acontecendo em uma fonte "satelite", que sem querer ofender, não é das mais confiáveis) então o PC pode começar a apresentar problemas exatamente no longo prazo. E pode desgastar as peças um comportamento desses. Você pode acabar com um PC queimado no fim das contas se forçar a barra.

Variações na tensão, na corrente, tudo isso pode causar os problemas que você citou, e não precisa causar imediatamente, exatamente porque a carga do PC varia com o uso, assim como o desgaste. Teu PC pode ter funcionado esse 1 mês abaixo do rendimento ideal dele devido à baixa tensão e isso pode estar forçando a barra na placa mãe também. Não custa lembrar que os componentes de circuitos elétricos são de escala nanométrica, e qualquer variação na corrente pode dilatar demais o que não deveria e romper pequenas ligações, as vezes momentaneamente até a dilatação voltar ao normal. São muitas as coisas que podem acontecer, mas a causa mais provável pro teu problema parece ser a fonte mesmo.

Eu perguntei com que fonte você testou e tu configuração exatamente pra saber quão exigente seria teu PC, e a resposta é que ele é bastante exigente em termos de fonte, graças a essa belezinha chamada Geforce 8800 GTS que tu tem aí. Eu sei que você não quer jogar mais dinheiro fora, então o que eu te recomendo é propor um teste com essa fonte "genérica de 450w" aí que você falou q usou pra testar, levar isso pra casa e usar o PC por um tempo com ela e ver no que dá. Meu palpite é que vai dar problema depois de um tempo.

Outros problemas que podem acarretar o comportamento que você disse: algum circuito em curto na placa mãe (pc não liga), memórias mal colocadas ou com as ligações sujas ou até mesmo com defeito de fabricação (telas azuis e pc também não liga), qualquer outra conexão mal encaixada.

Como tua placa é ASUS, ela deve ter o LED de que tá recebendo energia da fonte. Então um bom jeito de eliminar a probabilidade de um possível curto estar acontecendo é ver o LED quando o PC não liga. Se estiver verde, então a placa tá ok e recebendo energia. Deveria ligar. Se estiver vermelho, então tem problema.

Por ultimo, superaquecimento de algum componente. Causa telas azuis e quando o PC desliga, pode demorar a ligar de novo devido à super dilatação do componente.

É um longo caminho de testes que você tem que percorrer. Talvez dê sorte e encontre o problema logo de cara, talvez demore. Mas se você quer saber por onde começar, sugiro que seja por algum desses caminhos que indiquei.

[]'s

Postado
Esta é exatamente a questão Hudson! Problemas com fontes são complicados de detectar exatamente por causa das várias variáveis que elas envolvem. Você falou da potência que teu pc precisa e da potência q a fonte deve estar entregando. Ok, mas veja bem. O que o cara falou sobre a tensão está correto. Uma fonte pode .....[]'s

Muito Obrigado pela explicaçao jacypr, mas como voce mesmo disse, sao muitos problemas que podem estar ocorrendo. Acho que voce acertou com relação a superdilatacao, pois esta seria uma boa explicaçao pelo fato de pc nao ligar por um longo tempo e de repente do nada ele ligar... Ja pedi para trocarem a fonte, agora e so aguardar e torcer para trocarem. Obrigado pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!