Ir ao conteúdo

Clona / espelho de HD, primeira vez?!?!?

rainer

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Bom estou com um computador no qual preciso passa todas as informações para outra maquina ( o driver c:\ completo )..... tipo clonar / fazer o espelho...

informando, sistema operacional da maquina e o mesmo, hd sao diferentes.

1 - Qual melhor software?

2 - E melhor formatar o hd q vai receber os arquivos ou gravar por cima mesmo?

Postado

Existem váriso programas que fazem essa tarefa, de clonar os HD's.....para clonar os HD's o HD destino não precisa estar formatado, mas é interessanet que não tenha dados, pois serão perdidos....

Existem programas qu clonam o HD inteiro, bem como clonam partições. Recentemente tive problema semelhante, pois queria clonar apenas a primeira partição de um HD de 160 Gb para a primeira partição de um Hd de 320 Gb, ambos iDE.

No fim acabei utilizando o Diskwizard que baixei no site da Seagate, mas isso porque o HD destino era da Seagate. Não sei se ele fosse de outra marca o resultado teria sido positivo. E clone i oHD inteiro, embora já tivesse copiado o conteúdo das duas outras partições.

Mas antes de usar o Diskwizard da Seagate,tentei o Norton Ghost, porém ele clonou a partição principal, como eu queria, mas não dava boot quando o HD destino era colocado como principal, apesar dos arquivos estarem todos lá.

Testei outros programas como o Acronis True Image. O diskwizard da seagate é uam versão mais simples desse Acronis True Image, tanto é que tem um logo da Acronis nas telas dos Diskwizard.

Um programa que eu usei e gostei é o DriveImage XML, que baixei no site www.superdownloads.com.br, é free, ou seja, não é como o Norton ghost que tem uma versão de avaliação mas que no final diz que não clona seu HD.

Com o DriveImage XML voce pode clonar apenas uma partição ou todo o disco, no caso se for clonar uma partição, aí o HD destino pode já estar particionado, aí se for clonar uma partição de 20 Gb de um Hd para outro HD com uam partição maior, aí o espaço vazio será aproveitado na nova partição.

Existe também uam versão do Norton Ghost que é um disco de boot, e que clona HD's IDE via DOS, porém só se forem iDE (em FAT32 ou NTFS), se forem SATA não sei se funcionaria porque tem que carregar os drivers SATA, aí é melhor clonar de dentro do windows mesmo.

Outro programa que não gostei foi o HDClone, que baixei no site www.majorgeeks.com. A versão demo tinha funções limitadas aí testei a versão craqueada que igualmenet era ruim, dizia que estava analisando os HD's e ficava só nisso, por isso não recomendo.

Outro que testei mas não fui fundo é o Paragon Drive Baackup.

Postado

Valeu pela atencao, companheiro...

estou usando mesmo o drive image xml, parece ser bom alem de free.....

Tenho uma maquina (maquina1) com hd ide de 80GB, onde fiz nele mesmo seu backup com sistema operacional, aplicativos, configuracoes... portanto backup do hd no seu proprio hd.

Agora tenho q restaurar esta imagem em outra maquina (maquina2)em um HD sata de 160GB..

Fiz assim... tirei o hd de 80GB da maquina1 e instalei na maquina2 160GB e estou fazendo a restaurancao da imagem.....

agora ta ai a minha duvida.... assim q terminar a restauracao e voltar os hd's para suas respectivas makinas..... a makina 2 q recebeu a restauracao vai iniciar o windows normalmente ???????

valeu

Postado

Usa o Norton Ghost, ele faz a copia de partições, do disco, gera imagem, do jeito que você quiser. uma ferramenta muito boa e prática.

Pra mim a melhor que existe.

Postado

to usando o driveimage xml, ja to na metade do processo.. mas c nao ficar como quero vou usar o norton Ghost, mas onde eu baixo ele??? valeu

Postado
to usando o driveimage xml, ja to na metade do processo.. mas c nao ficar como quero vou usar o norton Ghost, mas onde eu baixo ele??? valeu

você encontra o Shareware em todos os sites de downloas, com limitação de 30 dias.

dê uma buscada no google.

Postado

Eu testei o Norton ghost, realmenet tem muitos recursos, porém alguma funções são desabilitadas na versão shareware.

E eu clonei a partição de sistema operacional e ela não dava boot. Penso o seguinte se voce pede para clonar uma partição que tem sistema operacional para outro disco, a partição do disco destino também tem que dar boot, e isso não aconteceu com o norton ghost mas o Drive Image XML fez direto.

Com relação ao novo HD clonado ele deverá dar boot igual ao HD original, se clonou a partição de sistema operacional, isso se as máquinas tiverem o mesmo hardware.

Postado
Eu testei o Norton ghost, realmenet tem muitos recursos, porém alguma funções são desabilitadas na versão shareware.

E eu clonei a partição de sistema operacional e ela não dava boot.

Engraçado, deve ter acontecido algo de errado, pois faço isso constantemente e não tem nenhum problema. coloco as partições clonadas em cd, dvd, em outro disco, o que seja, e funciona perfeitamente.

Talvez seja alguma limitação do shareware.

Detalhe, funciona perfeitamente em todas as versões.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!