Ir ao conteúdo

Troca urgente de cooler (E6400 a 64ºC stock)

brsepultura

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Ontem eu estava jogando um MMO chamado Archlord e começou uma série de apitos seguidos vindos da mobo. Liguei o TAT e deixei aberto no meu 2o monitor pra ver o q acontecia enquanto eu jogava no monitor principal. Vi que as temps variavam entre 60 e 64 em ambos núcleos. Aí começavam os apitos. O jeito era fechar o jogo e voltar pro desktop. Com SpeedStep ligado (1600MHz) a temp caia pra 51/52 em ambos núcleos.

Foi então que decidi aposetar de vez o maldito cooler Vcom que me custou 70 pilas na época q comprei (eu não tinha outra saída). Já desmontei esse cooler 2x pra trocar a pasta térmica (tenho usado pastas térmicas baratas) e pude notar que a superfície de contato em cobre parece q foi lixada no asfalto, de tão irregular. Extremamente mal feito mesmo. Não há o que me convença a manter esse cooler.

Me resta agora descobrir o melhor cooler q posso comprar sem grandes dores de cabeça pra receber em casa e instalar sozinho.

Penso atualmente nas seguintes opções, todos na mesma faixa de preço:

Thermaltake V1

Thermaltake Big Typhoon VX

Zalman CNPS 9500

Sei que vocês podem encontrar esses cooler por preços muito diferentes, mas pra mim sairão por preços parecidos. O que me importa é pegar o mais eficiente, sabendo q meu gabinete é um Vcom WSK-5566 e que o cooler tem q caber lá dentro, né? :D

Quais as opiniões de vocês??

valeu!

Postado

Hj li uns reviews do V1, inclusive de uns usuários que o compraram no Newegg.com e agora eu estou pendendo pra ele. Ele tem pouca divulgação entre a comunidade porque é muito novo, mas promente... :)

Alguém tem algum outro cooler massa pra indicar, fora esses 3, na faixa de até uns 200 reais?

Postado

pois é, esse V1 nem tem no Brasil, por isso não é muito conhecido, nunca vi nenhum teste dele, mas achei ele grande demais, acho o zalman 9700 mais bonito

Postado
pois é, esse V1 nem tem no Brasil, por isso não é muito conhecido, nunca vi nenhum teste dele, mas achei ele grande demais, acho o zalman 9700 mais bonito

É verdade, esse V1 é ignorante de grande. Mas não é muito maior que um 9700 :D (se é que é maior)

No fim das contas, todos esses coolers são gigantescos e devem ser difíceis de instalar. Até meu cooler Vcom é meio chatinho e ele não se compara a esses outros...

Eu tava vendo nas reviews tb que os caras reclamam da pasta térmica que vem com o V1 e o Typhoon. Parece q é aquela branca genérica. Os caras recomendam comprar separadamente uma Arctic Silver 5. Procede?

Postado

Realmente, todos estes coolers são bem grandes.

Eu acho que, para quem quer mais estética (casemod ou algo assim), o 9500 ou o V1 seriam os mais bonitos (e chamativos). Porém, desempenho por desempenho, acho que todos ficam bem próximos....

O Big Typhoon acredito que seja o mais famoso, com mais reviews possíveis. O V1 apesar de novo parece ser bem interessante, pelo estilo dele que até lembra um pouco os Zalmans. E o 9500 também é bem conhecido já.

Quanto a pasta térmica que acompanha os TT, não sei informar. Sei que a que vem com os Zalmans também é branca, e ao menos aparentemente não é das melhores (parece meio seca, e lembra também as Implastec de 1 real), mas ao menos aqui funciona bem. Logicamente, se quiser tirar o máximo proveito do cooler, uma AS5 seria muito bem-vinda..

Quanto a instalação, nunca tive dificuldades com meus Zalmans. Pelo contrário, achei extremamente simples. Tudo bem que não tenho nenhum neste estilo "tower" como o 9500 e o Big Typhoon, mas nestes casos o que muda é que usa-se uma presilha, mas pelo que ví é fácil igual.

Eu apesar de adorar os produtos da Zalman (percebe-se pela minha assinatura), estou pensando em comprar um Big Typhoon, devido ao preço bacana que ele está no paraguai, mas qualquer um dos 3 para você seriam ótimas escolhas.

Postado

cara primeiro me responde uma coisa... ta 64 graus... o seu gabinete é fechado? sem ventilaçao? porque se nao , é joga dinhero fora... nenhum cooler vai te ajudar

Postado

os zalman não vem com essa pasta termica branca não, pelo o que eu já vi pelo menos eles vêm com aquela que passa com um pincel.

nunca usei uma dessas pra avaliar o desempenho, mas pelo menos deve ser bem pratico de aplicar

Postado

O seu problema não é o cooler do processador, pois ele é ótimo.

você precisa é de coolers adicionais no gabinete de preferência na lateral, tira aquele duto de ventilação, ele só serve pra (L)Pentium 4.

Uma amiga tem um desses processadores esquentadinhos da Intel, e eu instalei um cooler na lateral dele, A CPU baixou de 50~70ºC pra 40~55ºC, A GPU baixou de 68~75ºC pra 40~50C,

e a placa-mãe(chipset) de 40~50ºC para 35~43ºC temps usando AutoCad 2008, CPU em full.

Detalhe: o cooler foi instalado com o PC ligado.

Configuração dele: Celeron D 65nm 3.33 skt 775, Asus P5vd2-x, o gabinete não tem duto,

o cooler CPU é um VeryCom 2200 RPM

Postado

Respondendo às dúvidas e observações de vocês, vou descrever com mais cuidado o interior meu gabinete:

1 Fan 120mm na dianteira (puxando ar pra dentro)

1 Fan 120mm na lateral (empurrando ar pra fora)

1 Fan 120mm na traseira (empurrando ar pra fora)

Edit: O duto lateral foi retirado.

O fan do processador empurra ar na direção do fan traseiro, imagino que isso faça um fluxo de ar dentro do gabinete. Acredito que o fluxo de ar está razoável no gabinete porque a temperatura da placa mãe dificilmente alcança 40ºC.

Reforço minha preocupação com a qualidade do meu cooler Vcom, por causa da sua base irregular (a impressão que tenho é que eu faria um melhor polimento com uma lixa de unha... :D)

Muito obrigado pelos insights de todos vocês e aguardo novas observações!

Abraços

Postado

Mais informações:

Temperatura aqui na cidade: 27ºC (aqui em casa é sempre mais frio q lá fora)

Screenshot tirada do Everest, enquanto eu navego e o AVG ta fazendo sua verificação de rotina.

everestqc9.th.jpg

Postado
bom, o cooler lateral tem que jogar ar para dentro do gabinete, se não ele vai ficar puxando o ar que iria para o cooler.

Caramba! Será q isso é um dos grande vilões?? Vou inverter essa parada imediatamente!

valeu!

Atualizando:

Segui a recomendação do Drakan666 e a temp caiu 2~3ºC de início... Ae rodei o teste do TAT pra colocar o bicho no máximo em ambos núcleos. A temperatura alcançou 68°C.

Ae eu vi o post do greatwalker e resolvi simplesmente desligar a parada. Despluguei o cooler, mas deixei ele na lateral ainda. A temp agora chega até 65/66°C.

valeu ae pessoal!!

Postado

Depende: realmente dependendo do tamanho da influencia que o cooler lateral faz no "ambiente" do cooler do cpu, realmente ele pode atrapalhar. Entretanto, de nada adianta colocar o cooler lateral jogando ar frio (de fora do gabinete) em cima dele, se os demais cooler não derem conta de tirar esse ar a mais que está entrando, formando assim uma espécie de estufa dentro do gabinete.

Digo isso por experiência própria e de outros amigos. O meu gabinete, que vem com um cooler frontal, um lateral, ambos de 8cm e jogando ar pra dentro, um de 12cm traseiro retirando + a fonte, ví que após diminuir a rotação do cooler lateral (diminuindo assim o seu fluxo), e substituindo o traseiro por um de maior capacidade, melhorou muito todo o ambiente interno do gabinete.

Agora voltando ao caso específico do nosso colega, seria realmente bem interessante colocar o lateral jogando ar pra dentro pra ver como fica. Provavelmente melhore consideravelmente. Poste aí os resultados para discutirmos melhor....

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!