Ir ao conteúdo

Tranforme sua CPU em uma geladeira.

atilabruno

o que vc achou desse sistema de resfriamento:  

13 votos

1. 1. o que vc achou desse sistema de resfriamento:

• Muito bom! uma solução pratica sem chances de erro.
    • Não gostei. Prefiro outros meios de refrigeração.

Posts recomendados

Postado

Recentemente a mais nova solução para "Computer-Freaks" é a aplicação da teoria de peltier.

faq1.jpg

A teoria consiste em que se aplicarmos uma tensão em série em uma placa com polos de cerêmica e com os condutores em paralelo podemos tranportar temperaturas. Fazendo assim grande diferenças em temperatuda.

Essa teoria se aplica na pastilha peltier.

faq2.jpg

Vou dar o exemplo da pastilha que eu comprei e eu mesmo fiz o testes:

1- Comprei uma pastilha por de 60W por 69.00 Reais.

2- Do lado quente da pastilha coloquei um dissipador que eu tinha (original para P4 com coocler original também)

3- Do lado mais frio coloquei um dissipador de Duron (original com cooler original)

4- o lado quente fica pra fora do gabinete na parte de trás, o lado frio dentro do Gabinete.

5- Liguei a pastilha à minha fonte de 400w reais.

6- Vedei meu gabinete usando silicone e fita adesiva nos buratos de ventilação.

(não é a minha mas serve com exemplo)

img?s=MLB&f=57824238_5602.jpg&v=O

Resutado:

temperatura interna do meu gabinete passou de 42° para 31°~

> pode não parecer muita coisa, mas olha o resultado no processador, na memória e nos HDS

Com os coolers jogando um ar mais frio em cima dos dissipadores, dos HDS e das memórias a temperatuda de cada um caiu:

Processador: de 6 a 8 Graus.

HD: de 8 a 12 Graus.

Memória de 8 a 10 Graus.

(não é a minha mas serve como exemplo)

faq3.jpg

img?s=MLB&f=57824238_1921.jpg&v=O

Postado

Cara, eu demorei um bom tempo pra entender que o "CPU" que tu se refere é na veradade o gabinete... :D

Bom, agora que consegui traduzir, deu pra curtir sua obra. Muito interessante. Essa pastilha tem uma duração ou vai funcionar indefinidamente?

Abraços

Postado
Cara, eu demorei um bom tempo pra entender que o "CPU" que tu se refere é na veradade o gabinete... :D

Bom, agora que consegui traduzir, deu pra curtir sua obra. Muito interessante. Essa pastilha tem uma duração ou vai funcionar indefinidamente?

Abraços

Malz... já corrigi.

Tempo de durabilidade da pastilha é de 7 a 10 anos.

Só que ela não para de uma vez... ela vai perdendo a potência paulatinamente depois de uns 7 anos de uso.

Estudei muito tempo essa teoria e gostei de ver eles a colocando em prática. Por isso postei aqui.

Postado
Muito legal mesmo! Tu já viu uns caras vendendo sistemas completinhos com isso ae? Vi uns nuns foruns gringos, pelo jeito custa muito caro, mesmo pra eles...

eu comprei a placa 69 reais

os dissipadores com o fan eu já tinha, mas olhei no mercadolivre e com 60 reais você comprar 2 dissipadores com 2 coolers.

se você tiver uma fonte com 400 ou mais watts reais não precisa gastar mais do que 130 reais pra montar.

Se você for numa sucata de PC epegar os Coolers você só precisa gastar 69 com a placa e mais nada.

Postado
Fantástico... E onde você compra a pastilha de 60W? Existem outras capacidades, qto custam?

existem sim, mas não to aqui pra fazer propraganda. :D

eu comprei no mercado livre, procura lá "partilha termoelétrica" que você acha.

vou passar o link da que eu comprei:

( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63867086-_JM )

o vendedor também tem de 105 e de 149w

aproveita e avalia o tópico ae! e vota na enquete!

Postado

interessante mesmo este sistema de refrigeração!!!

poderia até monta-lo direto no cooler da cpu acredito que seria um bom resfriamento ou então liga-lo na tampa lateral jogando o ar gelado bem em cima do fan da cpu.

bem interessante mesmo!!!

teria que esperar um fanatico por over fazer um deste e testa-lo!

Postado
interessante mesmo este sistema de refrigeração!!!

poderia até monta-lo direto no cooler da cpu acredito que seria um bom resfriamento ou então liga-lo na tampa lateral jogando o ar gelado bem em cima do fan da cpu.

bem interessante mesmo!!!

teria que esperar um fanatico por over fazer um deste e testa-lo!

verdade! eu fiz como em ar-condicionado pro gabinete e vedei o gabinete todo. Deu pra perceber que até o ar que sai da fonte está mais gelado.

Estou com um over em tudo.

40% do processador

memória de 533 para 600mhz

Geforce 7600gt 560mhz/1400 para 690mhz/1600mhz

Testei a estabilidade e está tudo ok.

No 3DMark 05 eu fazia ~6100 pontos antes do over.

Depois do over 6950 é o máximo.

Sem contar com a melhora no desempenho do sistema.

mas vou tentar outras maneira de colocar a placa termoelétrica e coloco o resultado aqui.

Postado

o que não acho certo é colocar o dissipador que vai ficar quente, dentro da CPU.

Assim você pdoe resfriar bem a GPU pra overs sinistros! mas o calor que for dissipado dentro da CPU pdoe comprometer memória, VGA, Chipset e etc....

Acho a ideia de colocar na lateral até válida! mas também ficaria anti-estético.

O que poderia tentar fazer é cortar o dissipador de frio para ele ficar redondo; depois encaixá-lo em um dulto levando o ar direto ao fan da gpu.

Mas pra mim está ótimo da maneira que está. :D

Postado

Não aguentei a curiosidade e pesquisei na net sobre este sistema.

hoje ele é viável, mas a pouco tempo era considerado inviável.

mas coloca-lo no duto lateral pode ser uma ideia aceitável.

podendo montar um termostato para liga-lo quando a temperatura do gabinete passar de um limite predeterminado.

ai ficaria mais econômico.

também tem que estudar qual é o melhor material para o dissipador.

Postado
Não aguentei a curiosidade e pesquisei na net sobre este sistema.

hoje ele é viável, mas a pouco tempo era considerado inviável.

mas coloca-lo no duto lateral pode ser uma ideia aceitável.

podendo montar um termostato para liga-lo quando a temperatura do gabinete passar de um limite predeterminado.

ai ficaria mais econômico.

também tem que estudar qual é o melhor material para o dissipador.

O termostato eu já providenciei. quando o dissipado frio fica por volta dos graus ele desliga. O Fan do dissipado que fica quente também desliga, mas o fan do dissipador que fica frio continua (achou melhor desse jeito)

xD

Postado
o lado frio fica para dentro do pc ou é o inverso?

isso mesmo! o lado frio fica dentro do PC

aproveito pra falar outro contra que eu achei... mesmo assim adoro esse sistema

moro no rio, aqui é muito quante essa epoca do ano, meu quarto ficou mais quente ainda depois que instalei isso.

Não muita coisa, mas nessa epoca tenho que domir sempre com o ar ligado se nao nem rola.

Postado

Maior problema deste processo é o gasto de energia ou melhor o desperdício.

o sistema come 60W mas isto é dissipado do outro lado gerando mais calor por isso seu quarto ficou mais quente.

as ventoinhas mas gastonas comem por volta 8 a 9W então poderíamos colocar umas 4 delas pra soprar um ciclone dentro do gabinete que ficaria mais barato e mais barulhento também!!!

ainda acho que se colocar ele no radiador do watercooling seria o ideal.

Postado
Maior problema deste processo é o gasto de energia ou melhor o desperdício.

o sistema come 60W mas isto é dissipado do outro lado gerando mais calor por isso seu quarto ficou mais quente.

as ventoinhas mas gastonas comem por volta 8 a 9W então poderíamos colocar umas 4 delas pra soprar um ciclone dentro do gabinete que ficaria mais barato e mais barulhento também!!!

ainda acho que se colocar ele no radiador do watercooling seria o ideal.

Seria genial mesmo colocar ele no radiador do watercooling, mas não ficaria nada barato pra quem não já possua um watercooler.

meu quarto ficou mais quente mesmo é verdade.

Mas só se o PC ficar muito tempo ligado.

Até agora só esse o contra mesmo.

Postado

Amigo a questão da umidade dentro do PC com esse sistema, pois se condesar já era. Estou querendo comprar esse sistema também mais tenho esse medo. Até agora algum problema dessa magnitude. Gastei uma grana montando o meu PC.

De uma olhada nesse link: http://www.pcper.com/article.php?aid=273&type=expert&pid=2 está em inglês. Muito interessante.

Pesquisei no mercado livre e é esse sistema igual ao seu que o carinha de Sampa esta vendendo!!!

Abraços.

Postado
Amigo a questão da umidade dentro do PC com esse sistema, pois se condesar já era. Estou querendo comprar esse sistema também mais tenho esse medo. Até agora algum problema dessa magnitude. Gastei uma grana montando o meu PC.

De uma olhada nesse link: http://www.pcper.com/article.php?aid=273&type=expert&pid=2 está em inglês. Muito interessante.

Pesquisei no mercado livre e é esse sistema igual ao seu que o carinha de Sampa esta vendendo!!!

Abraços.

Muito bom esse sistma que você me passo pelo link.

Bem completo, mas deve ser bem caro também.

Quando o problema com a umidade meu amigo eu não estou tendo nenhum.

Tendo um cooler no dissipador do lado frio já resolve, não chega a condensar.

Pela sua assinatura seu PC é muito bom mesmo. Acho que compensaria comprar até uma pastilha mais potente que a minha.

valeu!

Postado

Ainda não entendi, como diminuiu tanto a temperatura do processador, ele sopra o ar frio diretamente ou bem próximo do processador?

uhshus desculpa minha ignorância :D

Abraços

EDIT: Já entendi como funciona, muito legal esses sitema.Abraços

Postado
Ainda não entendi, como diminuiu tanto a temperatura do processador, ele sopra o ar frio diretamente ou bem próximo do processador?

uhshus desculpa minha ignorância :D

Abraços

Todo o gabinete fica vedado. A temperatuda dentro do gabinete diminui muito.

Por exemplo:

Com o cooler soprando 1cm³ de ar por segundo numa temperatura X no dissipador da GPU o coeficiente de resfriamento do dissipador é Y

Com o cooler soprando 1cm³ de ar por segundo numa temperatura X-1 no dissipador da GPU o coeficiente de resfriamento do dissipador é Y+1³

Com o cooler soprando 1cm³ de ar por segundo numa temperatura X-2 no dissipador da GPU o coeficiente de resfriamento do dissipador é Y+2³

E assim por diante.

Então dependendo da quantidade de resfriamento do ar. Pode se conseguir um coeficiente de resfriamento 2 vezes maior, diminuindo a temperatuda o dar em somente alguns graus.

Postado
Pergunta: tem que colocar o fan na posição de exaustão ou ventilação?

(vou fugir so assunto rapidinho)

você ta com pente de 512 400mhz junto com um de 256m 333?

Isso não tá legal.... é melhor ficar só com 512 em 400 mhz que com 768 rodando em 333.

Vende a de 256 por 50 conto ae pra qualquer amigo seu e compra uma de 512 no ML que vale bem mais a pena;.

xD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...