Ir ao conteúdo

Tranforme sua CPU em uma geladeira.

atilabruno

o que vc achou desse sistema de resfriamento:  

13 votos

1. 1. o que vc achou desse sistema de resfriamento:

• Muito bom! uma solução pratica sem chances de erro.
    • Não gostei. Prefiro outros meios de refrigeração.

Posts recomendados

Postado
Galera,,,, é o Seguinte: Tenho um i7 e um Dissipador Thermalright ultra 120 extreme Black com duas fans de 120mm á 2000rpm jogando ar frio nele.

Ae queria saber o seguinte: Eu uso o Hardware fora do gabinete. ae eu queria saber se posso usar ele diretamente no processador do seguinte jeito: coloco o cpu no socket,,,travo,, pego a parte fria da pastilha,,coloco em cima do cpu com o lado quente virado para cima. ae coloco o dissipador em cima do lado quente da pastilha,,e prendo. Será que isso Dara Certo??? Obrigado.^_^

Não é simples assim amigo, você precisa ler mais a respeito, visite outros sites e outros fóruns e leia um pouco mais. Caso contrário você vai estragar seu equipamento.

A parte fria da pastilha faz gelo, água não combina com eletrecidade, você precisa de um "cold plate" uma peça de cobre entre a pastilha e o processador, além disso sua maior preocupação deve ser o isolamento das imediações do local resfriado com a pastilha. Graxa dielétrica no soquete evita oxidação, pra fora do soquete você pode usar neoprene ou um spray de conformal coating, que forma uma película e protege os circuitos contra umidade. Mas isso é só o começo...procure outros sites e fóruns, pesquise antes porque a probabilidade de você estragar seu sistema é enorme atualmente.

Postado

Percebi uma coisa... todo mundo entendeu como usa menos eu! huehueuhe....

Vejam c eu entendi!

pega essa pastilha... poe ela entre 2 dissipadores... o lado quente pra fora do gabinete.. o lado friu pra dentro.... com fan dos 2 lados... jogando o ar no sentido "do dissipador para fora" e não jogando o ar em cima do dissipador e saindo pelos lados...

O do fan do lado quente só serve pra deixa esse lado quente mais friu dai o lado friu fica mais friu ainda certo?! e com isso o lado friu vai ta jogando ar gelado dentro do gabinete certo?

è isso então?! isso não serve pra tirar o ar quente do gabinete e sim pra jogar ar friu dentro do gabinete. è isso?!

E outra pergunta! Com essa pastilha não tem perigo dela jogar muita umidade no gabinete?! porque c esfria mesmo vai condensa agua do lado friu e o cooler vai ta distribuindo essa agua no gabinete não é?!

valeu

Postado
Não é simples assim amigo, você precisa ler mais a respeito, visite outros sites e outros fóruns e leia um pouco mais. Caso contrário você vai estragar seu equipamento.

A parte fria da pastilha faz gelo, água não combina com eletrecidade, você precisa de um "cold plate" uma peça de cobre entre a pastilha e o processador, além disso sua maior preocupação deve ser o isolamento das imediações do local resfriado com a pastilha. Graxa dielétrica no soquete evita oxidação, pra fora do soquete você pode usar neoprene ou um spray de conformal coating, que forma uma película e protege os circuitos contra umidade. Mas isso é só o começo...procure outros sites e fóruns, pesquise antes porque a probabilidade de você estragar seu sistema é enorme atualmente.

Mas na Parte de Isolamento eu ja sei que tem que fazer isso. Quanto a isso ta tranquilo.. o que eu nao sabia era a parte em que tem que colocar uma chapinha de cobre entre o CPU e a Pastilha.

Só uma duvida referente á graxa dielétrica. Nao tem perigo de eu botar dentro do socket e dar pau nao??? ou nao fazer contato com o cpu??? tambem tem o silicone apropriado que se coloca em volta do socket por fora tambem.

Postado
Mas na Parte de Isolamento eu ja sei que tem que fazer isso. Quanto a isso ta tranquilo.. o que eu nao sabia era a parte em que tem que colocar uma chapinha de cobre entre o CPU e a Pastilha.

Só uma duvida referente á graxa dielétrica. Nao tem perigo de eu botar dentro do socket e dar pau nao??? ou nao fazer contato com o cpu??? tambem tem o silicone apropriado que se coloca em volta do socket por fora tambem.

Se tem perigo eu não sei, sei que comigo não aconteceu nada, nem com outro conhecido. Passa a graxa em todo o soquete e põe o processador de volta sem medo (sem medo se você não for testar isso no seu i7, o que eu diria que é muita ingenuidade). O silicone em volta é uma ótima.

Postado
Percebi uma coisa... todo mundo entendeu como usa menos eu! huehueuhe....

Vejam c eu entendi!

pega essa pastilha... poe ela entre 2 dissipadores... o lado quente pra fora do gabinete.. o lado friu pra dentro.... com fan dos 2 lados... jogando o ar no sentido "do dissipador para fora" e não jogando o ar em cima do dissipador e saindo pelos lados...

O do fan do lado quente só serve pra deixa esse lado quente mais friu dai o lado friu fica mais friu ainda certo?! e com isso o lado friu vai ta jogando ar gelado dentro do gabinete certo?

è isso então?! isso não serve pra tirar o ar quente do gabinete e sim pra jogar ar friu dentro do gabinete. è isso?!

E outra pergunta! Com essa pastilha não tem perigo dela jogar muita umidade no gabinete?! porque c esfria mesmo vai condensa agua do lado friu e o cooler vai ta distribuindo essa agua no gabinete não é?!

valeu

Tem muito perigo de jogar umidade, essa é a pior parte a médio e longo prazo.

Postado

a dica para não jogar umidade é controlar a temperatura do petiler regulando o fan não deixando ela dimunuir menos de 1 ºC .use um termòmetro para medir a temperatura e va regulando o fam até achar perfeito:rolleyes:

Postado
amigo to com vontade de testar isso gostaria de saber se o cooler do frio é ventilador ou exastor ??

grato e vedarei meu gabinete com silicone

Eu uso como ventilador, mas não acho que faça muita diferença, faz mas não deve ser perceptível, compre um termometro confiável e faça os testes você mesmo. A distribuição do ar frio é totalmente diferente quando ventilador ou exaustor, isso pode beneficiar ou prejudicar o que estiver no caminho desse ar.

O Everest é um ótimo programa para monitorar as diferenças de temperatura entre partes distintas do seu sistema.

• 5 meses depois...
Postado

eaee pessoal, desculpe por resuscitar o tóopico mas éee q gostaria de trocar uma idéeia com alguéem sobre REFRIGERAÇÃO PELTIER. Minha maior duuvida nomomento ee em relação a condensação no interior do gabinete, estou pensando em forrar o interior com ESPUMA de POLIORETANO, ou seja, manter o ar gelado do interior fora do contato com a superfiicie quente externa, pretendo manter o interior ah uns 15graus, no desenho a cor amarela representa o isolante de espuma e silicone.

post-537353-13884952764018_thumb.jpg

Postado
eaee pessoal, desculpe por resuscitar o tóopico mas éee q gostaria de trocar uma idéeia com alguéem sobre REFRIGERAÇÃO PELTIER. Minha maior duuvida nomomento ee em relação a condensação no interior do gabinete, estou pensando em forrar o interior com ESPUMA de POLIORETANO, ou seja, manter o ar gelado do interior fora do contato com a superfiicie quente externa, pretendo manter o interior ah uns 15graus, no desenho a cor amarela representa o isolante de espuma e silicone.

Olha amigo, esse esquema tem mil variáveis. Mas tem muita informação no tópico e se você ler vai se informar bem.

Vou deixar apenas um cometário e com toda a experiência que eu tive com esse sistema sem dúvida esta é a que questão mais relevante. RESFRIE A PARTE QUENTE!!! Muito!!! Se tiver uma pastilha mais fraca que esta de 90w comece usando ela. Usei meu zalman 9700LED e não consegui bons resultados.

Se preocupe com isso mais que qualquer outra coisa, senão todo o seu projeto, esforço e gastos serão em vão!!

Postado
Olha amigo, esse esquema tem mil variáveis. Mas tem muita informação no tópico e se você ler vai se informar bem.

Vou deixar apenas um cometário e com toda a experiência que eu tive com esse sistema sem dúvida esta é a que questão mais relevante. RESFRIE A PARTE QUENTE!!! Muito!!! Se tiver uma pastilha mais fraca que esta de 90w comece usando ela. Usei meu zalman 9700LED e não consegui bons resultados.

Se preocupe com isso mais que qualquer outra coisa, senão todo o seu projeto, esforço e gastos serão em vão!!

ops beleza....então, primeiramente obrigado pela atenção, segundo, eu ja venho buscando informações faz tempo, ja li todo topico, outros foruns, youtube, etc e tal.....comprei 2 DISSIPADORES GRANDES DE ALUMINIO COM BASE DE COBRE, 4 FANS DE 90MM, pretendo ligar a PASTILHA PELTIER EM 5V pra testar sua potência. LIgando com 5v pretendo nao gerar tanto carlor, facilitando a dissipaçao do calor. A minha maior preocupação no momento é em relação a CONDENSAÇÃO no interior do GABINETE. A minha ideia seria isolar ele por dentro com ESPUMA evitando o contato do ar frio com a superficie quente do gabinete.

Postado
ops beleza....então, primeiramente obrigado pela atenção, segundo, eu ja venho buscando informações faz tempo, ja li todo topico, outros foruns, youtube, etc e tal.....comprei 2 DISSIPADORES GRANDES DE ALUMINIO COM BASE DE COBRE, 4 FANS DE 90MM, pretendo ligar a PASTILHA PELTIER EM 5V pra testar sua potência. LIgando com 5v pretendo nao gerar tanto carlor, facilitando a dissipaçao do calor. A minha maior preocupação no momento é em relação a CONDENSAÇÃO no interior do GABINETE. A minha ideia seria isolar ele por dentro com ESPUMA evitando o contato do ar frio com a superficie quente do gabinete.

So uma pergunta: a espuma também nao condensa?

Nao sei, mais ja exprementei dois tipos de espuma e os dois condensam, só nao sei se você vai usar uma espuma especial, aplicar algum produto, etc...

Conte um pouco mais a fundo xD

abraços

Postado
So uma pergunta: a espuma também nao condensa?

Nao sei, mais ja exprementei dois tipos de espuma e os dois condensam, só nao sei se você vai usar uma espuma especial, aplicar algum produto, etc...

Conte um pouco mais a fundo xD

abraços

UMA EXPLICAÇÃO SIMPLES

- a condensação ocorre quando o ar quente e úmido entra em contato com uma superficie que tem uma temperatura inferior a temperatura desse mesmo ar.

- o ar quente se movimenta para cima por convecção natural e na medida em que entra em contato com a superficie fria do gabinete, começa a descer sua temperatura e mantendo a umidade absoluta, começa a incrementar sua umidade relativa.

- quanto a mesma alcança 100% qualquer baixa adicional na temperatura (nesse ar em contato com a superficie fria) implica a eliminação do excesso de umidade para a superficie fria, condensando sobre a mesma.

O QUE SE FAZER?

- a condensação acontece porque se produz um contato direto entre ar úmido e superficie fria. Podem se tentar 2 caminhos para evitar esse contato:

1) evitar que o ar úmido alcance a superficie fria, colocando barreiras fisicas,

2) aumentando a temperatura da superficie fria.

COMO SOLUCIONAR?

- aplicar sobre a superficie fria um material isolante termico, impermeavel, continuo, sem juntas e de fácil aplicação (SPRAY DE ESPUMA DE POLIURETANO)

CONCLUSÃO

- eu acredito que usando uma espuma daquelas tipo de lavar carros, louça, colchoes, densidade 45 com 1cm de expessura e forrar todo o gabinete por dentro evitará do ar frio entrar em contato com a superficie interna do gabinete mantendo ambos os lados com temperatura ambiente . A parte mais critica estara do lado de fora do gabinete (a pastilha PELTIER) apenas o ar frio e gelado entrara dentro do gabinete (uns 15º) pretendo usar uma fan bem potente pra criar uma pressão interna evitando dessa forma de entrar ar quente tb.

Postado

Comprei uma pastilha PELTIER o vendedor garante q ela tem 91wts. Fiz todo o esquema recomendado, liguei o fio PRETO no PRETO, fio VERMELHO no AMARELO (12v) um lado esquenta e o outro lado esfria, porém, tanto o lado quente como o lado frio esquenta e esfria muito pouco (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101867833-pc-ar-condicionado-pastilhas-peltier-termoeletrica-912w-_JM) eu to começando a acreditar que: ou eu to fazendo alguma coisa errada ou o vendedor me mandou uma pastilha de potencia inferior.

Alguem sabe me dizer seu posso unir os fios AMARELO(12,0)+LARANJADO(3,3v) e ligar no fio VERMELHO do PELTIER??? No site diz q o máximo q a pastilha aguenta é 15,2V.

• 2 semanas depois...
Postado

pessoal, preciso encontrar um TUBO, quadrado ou redondo, porém, o interior deve ser cheio de aletas como no desenho abaixo, o resto é moleza de achar. To pensando em criar um sistema de refrigeração com 4 pastilhas peltier, 4 dissipadores de aluminio, 4 fans de 80mm, elas irao refrigerar o TUBO e uma FAN na parte frontal empurrara AR GELADO pra dentro do GABINETE. Todo o sistema ficara preso na parte de tras do gabinete.

post-537353-13884952925295_thumb.jpg

Postado
Comprei uma pastilha PELTIER o vendedor garante q ela tem 91wts. Fiz todo o esquema recomendado, liguei o fio PRETO no PRETO, fio VERMELHO no AMARELO (12v) um lado esquenta e o outro lado esfria, porém, tanto o lado quente como o lado frio esquenta e esfria muito pouco (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101867833-pc-ar-condicionado-pastilhas-peltier-termoeletrica-912w-_JM) eu to começando a acreditar que: ou eu to fazendo alguma coisa errada ou o vendedor me mandou uma pastilha de potencia inferior.

Alguem sabe me dizer seu posso unir os fios AMARELO(12,0)+LARANJADO(3,3v) e ligar no fio VERMELHO do PELTIER??? No site diz q o máximo q a pastilha aguenta é 15,2V.

antes seria melhor estudar bem como funcionam essas pastilhas peltier

nao pode unir os fios da fonte

Postado

Na minha opinião da muito trabalho :P da pra conseguir resultados iguais ou melhores com menos trabalho :D

Mas não estou desvalorizando, é muito bom esse sistema !

• 4 semanas depois...
Postado

Faça o seguinte teste, por uma fração de segundo, nem precisa ser um segundo inteiro, se demorar vai se queimar e queimar a peça. Aperte entre as mãos o peltier e peça pra alguém ligar e desligar o peltier numa fonte de apenas 5V (fio vermelho da fonte e é claro o fio preto também). Tem de ser rápido pra você não se queimar e nem queimar a peça. Se tiver bom, você saberá. Os lados esquentam e esfriam (cada um do seu lado) instantaneamente.

Quanto a umidade... sua explicação esqueceu do seguinte: a cada aumento da temperatura do ar, se precisa de mais umidade para saturá-lo, o inverso também é verdade. A superfície mais fria apenas cria uma região onde o ar, ainda não saturado pela umidade, fica mais frio e ai sim fica saturado e goteja. Se o ar dentro do gabinete tiver certo nível de umidade que não é saturado quando em temperatura normal, ao abaixar a temperatura, você vai encontrar a temperatura em que aquela quantidade de umidade vai saturar o ar, vai ter gotas se formando até no ar puro (neblina).

Não ligue fio laranja, vermelho e amarelo juntos. A fonte desliga, proteção.

Se seu peltier esta bom e não esfria, bem já lhe disseram: “esfrie o lado quente”. Se não for isso... Bom o peltier bombeia o calor do lado frio pro lado quente (não é só por isso que ele esquenta, ele esquenta sozinho). Procura ver se o que você esta esfriando não gera mais calor que o peltier consegue levar pro lado quente.

Outro detalhe: uma pastilha que esquenta uns 100W, só por ser ligada, sem transferir quase nada de calor dum lado pro outro, se você medir a temperatura do lado frio, estará uns 50 graus abaixo da temperatura do lado quente (entende o porque esfriar bem o lado quente). Se o lado quente for esfriado, muito bem, e só estiver a uns 50 graus, você terá zero graus no lado frio. Imagine que você agora ponha algo que esquente ou forneça calor ao lado frio, não terá mais o zero graus. O lado frio ira esquentar até não haver diferenças de temperaturas entre os lados, é só chegar a carga máxima de calor que ele transfere. Só se consegue refrigeração máxima se quase não houver transferência de calor. O lado frio vai ficar cada vez mais quente até igualar a temperatura do lado quente, onde ele estará transferindo os wats do lado frio mencionado na peça. Na peça acima, que sozinha já esquentava 100w, se ele transfere uns 150W de frio, se ela for refrigerar algo que tenha 150W, você terá os 100w de funcionamento da peça + os 150W que a peça transferiu da peça quente, num total de 250W no lado quente, nenhuma redução de temperatura e com certeza não terá mais 50 graus no lado quente (lembra 50 graus quando tava consumindo só 100W, vazia).

Espero ter ajudado

• 5 meses depois...
Postado

Pensando muito em fazer esse esquema com peltier, analisando custos de watercoolers, gabinetes bons e etc, cheguei nisso, http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf?VP=oEpo8mBjUgVaeM4SgbtukDQDRsSeWP%2B%2B&VPP=ADEGA+8+GARRAFAS+25127+DYNASTY, sabem de alguém que já montou o cpu dentro de uma dessas? deu certo? Acho que pelo fato de ficar ermeticamente fechado não tem problema com umidade.

Postado

Para combater a umidade silica gel pode ajudar, não sei se resolveria sozinho.

Uma forma que pode ser eficiente de remover o calor do gabinete seria um watercooler na parte quente da peltier, mas acho que aumentaria o custo do projeto a ponto de que outras soluções melhores fiquem mais baratas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...