Ir ao conteúdo

Montando Filtro de linha do Almeida Filho

westf1

Posts recomendados

Postado

Faller, criei esse topico pra você me ajudar na montagem do filtro.

ja comprei os "ingredientes", vou te mandar umas fotos deles pra você ver.

de inicio tenho umas duvidas:

1 é só "espelhar" os componentes na parte de traz da placa e soldar na parte cobreada?

2 você vai ver na foto q tem 2 fios q eu aproveitei de umas fontes porque eu nao achei aquele e eu nao sei as espessuras desses ao certo mas um é mais grosso q as pernas dos Varistores o outro é mais fino, qual eu uso pra confeccionar as bubinas?

3 os componetes tem polaridades?

4 o resistor 470k 2watts tem o lado certo de soldar? com alguma linha para o positivo ou algo assim?

só isso por enquanto

http://i14.photobucket.com/albums/a323/westmclaren/02112006006.jpg

http://i14.photobucket.com/albums/a323/westmclaren/02112006005.jpg

http://i14.photobucket.com/albums/a323/westmclaren/02112006002.jpg

valeu e desculpa o incomodo...

Postado

Falou mano! agora vai ficar fácil, nao tem segredo, se eu tiver mais alguma duvida te falo aqui, nao deixe de visitar esse topico novamente ok? depois de pronto vou colocar uma foto aqui do resultado da obra de arte....

e só pra acabar com minha duvida e eu comprar logo minha fonte, porque você acha a enermax noisertake 420W R$195,00 melhor q a ST 550PAG R$ 259,00?

abraços

ASUS M2N32 SLI Deluxe Wireless Edition

Atlhon 64 X2 4000+ em overclock

Cooler ASUS Silent Knight

2 Hd SAta2 250gb

Grav DVD Sata

VGA Pcie gforce 7300 LE

mem 2x 512 ddr2 800mhz

ah!! ja ia esquecendo Filtro de Linha Almeida-Faller hehehehehe

• Membro VIP
Postado

e só pra acabar com minha duvida e eu comprar logo minha fonte, porque você acha a enermax noisertake 420W R$195,00 melhor q a ST 550PAG R$ 259,00?

Pensando melhor, e analisando melhor, acho até que não é. Me deixei levar pela tua descrição, que é a de ter PFC ativo, que, vendo a foto da mesma, e tendo chave seletora de tensão, penso não ser verdade... Nesse caso até passo a ST550P-AG antes dessa enermax, pelo fato dela não ter PFC ativo e eu desconfiar que essa fonte é de uma linha antiga e de rendimento em totrno dos 70%... Não consegui checar as características, pois estou com o=um pouco de pressa hoje...

Se puderes te certifica daquilo que escreveste, que é a existência nela de PFC ativo... Veja se não é PFC passivo??? ou sem PFC???

Abraço...

Postado

Model

Brand ENERMAX

Model EG425P-VE SFMA 2.0

Series Noisetaker

Spec

Type ATX12V

Maximum Power 420W

Fans 2

PFC Active

Main Connector 20+4Pin

Dual +12V Yes

PCI-E Connectors 2 x 6Pin

SLI Support Yes

Modular Cabling Support No

Efficiency High efficiency of about 80% under wide load range (30-100%) minimizes your electricity bill.

Over Voltage Protection Yes

Input Voltage 115/230 V

Input Frequency Range 50/60 Hz

Input Current 10A @ 115V, 5A @ 230V

Output +3.3@30A,+5V@30A,+12V1@18A,+12V2@14A,-12V@0.6A,+ 5VSB@2.5A

Features

1 x Main connector (20+4 pin)

1 x 12V(4+4pin)

4 x peripheral

4 x SATA

1 x Floppy

2 x PCI-E

diz o vendedor:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64001639-fonte-enermax-noisetaker-420w-real-lacrada-entrego-em-sp-_JM

Eu tb to achando estranho ela ter seletor de tensão e ser PFC ativo? to confiando mais na ST550PAG

o comentario é seu "Faller Casa Grande" abços

• Membro VIP
Postado

Vamos matar a charada da fonte Enermax Model EG425P-VE SFMA 2.0.

Na verdade essa fonte, embora de boa qualidade, 29 Amperes garantidos nas saídas de 12 Volts, não tem PFC ativo.

Vamos aos fatos.

Veja a etiqueta da mesma:

EnermaxEG425P-VE.jpg

Veja o detalhe da chave seletora, que de início pensei poder até tratar-se de chave para outro fim qualquer e não seletora de tensão. Vê-se ai que é seletora de tensão mesmo.

EnermaxEG425P-VE_Detalhechaveseleto.jpg

Olhando internamente, é possível observar o arranjo típico do duplo capacitor de entrada para perfazer a retificação normal e o dobrador de tensão para trabalho em 220 Volts... Ou seja, tudo indicando retificação normal, sem PFC ativo, nem passivo.

EnermaxEG425P-VE_Filtragemcomdualca.jpg

Agora veja na definição da Enermax o que fica muito claro: A versão P-VE tem retificação normal, sem PFC. Veja que ela é 115/230. A outra, com PFC é 100 - 240VAC. Simples.

EnermaxEG425P-VE_Especificaes.jpg

Se isso é o que você queria saber. agora sabe. Essa fonte anunciada, da foto, não tem PFC. A especificação que o cidadão do ML colocou lá, foi a da fonte irmã dessa dai, a EnermaxEG425AX-VE_... Ele se enganou, ora... errar é Humano...

Mas agora as Zalman estão de volta. Porque é que você não vai de ZM???

Abraço...

Postado

Ok, ja resolvi, vou de ZM 360, meu filtro de linha ja esta quase pronto, falta so enrolar as bobinas e soldar.

mas eu queria fazer uma pergunta? o q você acha de eu usar um estabilizador depois do filtro? assim o filtro vai soltar energia limpinha p o estabilizador q nao vai ter nada pra fazer a nao ser estabilizar a tensão manter em 115v constante o q o filtro q eu to montando nao faz, correto?

to com medo de colocar essa fonte so no filtro, embora ele corrija EMI e RFI nao "estabiliza a corrente" mantendo ela em 115V constantes, dai pensei em colocar um estabilizador depois do filtro.

abraço

• Membro VIP
Postado

Se você vai comprar uma fonte que pode trabalhar de 90 até 270 Volts, com qualquer tensão ai no meio, você entendeu??? Vamos pensar juntos.. Dá para trabalhar com as seguintes tensões de entrada????

90 => dá

115 => dá

130 => dá

150 => dá

187,3 => dá

196 => dá

213 => dá

246 => dá

265 => dá

270 => dá

Por que diabos você entende que é necessário que a tensão de entrada fique em 115 Volts???

Mas se você quiser, não tem problema (aliás tem sim, estabilizador ruim tem sim problemas para seu PC) Então, resumindo, compre um realmente bom para seu PC. Procure um que pelo menos possa funcionar de 90 até 270 Volts também, caso contrário me parece que você estará piorando, correto???

Também não pense que o estabilizador, desses comerciais por ai afora, manterá estabilizadas as tensões em 115 volts. O degrau de ajuste dos mesmos gira em torno dos 6 volts. Cada "tlec" que ele dá ele soma ou subtrai 6 volts ai na tensão da rede.

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...