Ir ao conteúdo

Placa só reconhece metade da memória

arn1972

Posts recomendados

Postado

Possuo uma placa mão SOYO 6VBA133. Até 15 dias atrás eu tinha 2 pentes de 64MB PC-100 que eram perfeitamente recohecidos pelo computador. Comprei um pente de 512 MB pc-133 e começaram meus problemas. Mesmo o manual dizendo que esta memória é aceita colocando-se no slot correto, o computador reconheceu somente 256MB. Troquei por 2 de 256 MB pc-133 e o computador continuou reconhecendo 256MB. Coloque um pente de 256MB: o computador reconhece ...128 MB. As memória foram colocadas em outro micro que reconheceu a quantidade de memória correta. O que fazer? Atualizar BIOS? No site do fabricante existem 3 atualizações disponíveis. Nenhuma delas aparenta ser específica para este tipo de problema.

Obrigado

Postado

provavelmente seu chipset não suporta memória de dupla densidade (som chips em ambos dos lados) isso faz com que o chipset reconheça apenas a metade da memoria.....

procure algum tutorial sobre seu chipset....

valeu...

qualquer coisa escreva...

Postado

Neste fim de semana atualizei a bios. A minha memoria atual é de 256MB de simples densidade. Mesmo assim, ele reconhece apenas 128 MB de cada pente. Mesmo com a atualização da bios o problema persiste. No site do fabricante eu encontrei a descrição da memória abaixo que "seria compatível" - esta informação não consta do manual. Pelo que eu entendi a placa deveria aceitar um pente de dupla densidade. É realmente isso?

"Memory Description

4x168-pin SDRAM DIMM support up to 1.25GB (512MB modules with 32Mx8 chips only and 256MB modules with 16Mx8 chips only)

Supports PC133/PC100 ECC SDRAM"

• 2 semanas depois...
Postado

OK, Sou eu de novo.

Hoje testei a memória original de 512MB de dupla densidade. Ela funcionou perfeitamente. Bastava ter feito a atualizaçã de BIOS logo de início. Realmente este é um fato interessante, divido à falta de informações no manual do fabricante. As caractrísticas da memórias de 256 e 512 eu achei por acaso no site, e para que elas funcionem as mesmas devem ser de dupla densidade.

Um grande abraço,

Armando

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...