Ir ao conteúdo

HD - Western Digital parou de funcionar com o jumper em MASTER (PM2, o que ocorreu ?)

quaker psv

Posts recomendados

Postado

Olá galéra estou com a seguinte duvida ...

Usava este HD da Western Digital em um PC Antigo, aconteceu que da noite pro dia ele começou a travar e foi definhando ao ponto que até o seu reconhecimento pela BIOS passou a ficar lento.

Em fim, o que ocorre é que numa tentativa de não jogar o HD no lixo fui mexendo nos jumpers do HD são eles (Master/Slave/Cable/PM2),

somente na opção PM2 o HD funcionou normal, passei o PowerMax realizando um "ZeroFill" completo na HD que fez o teste de integridade e ficou Ok.

Bem, eu não tentei voltar o jumper para MASTER (em time que ta ganhando não se mexe...rs), deixei funcionando em PM2 o HD parece estar normal, formatei em NTFS e reconheceu os 40GB e a velocidade de leitura esta normal ja rodando com o WinXp instalado.

As perguntas são as seguintes:

1-) alguém ja teve um problema do tipo ???

2-) o que significa PM2 ??? (pesquisando no google achei que provavelmente poderia ser PRIMARY MASTER 2, mesmo assim não ficou claro) Só uma coisa é certa, que sem duvidas a opção de jumper PM2 foi uma salvação "aparante" para a HD.

3-) Mesmo passando nos testes do Zero-fill posso confiar nesta HD ???

Obrigado Galéra !!!

Postado

quaker psv,

Nesse mundo, você não pode confiar em nada... nem na sua sombra... mas, aparentemente, seu HD está normal... apenas fique ligado, porque dados importantes poderão desaparecer com ele... mantenha um backup em mídia de tais dados... e vá utilizando seu HD...

Acho que PM2 é exatamente o que você descobriu...

Postado
Modo PM2 activado: para activar o arranque em modo de suspensão (gestão de energia 2 ou PM2), coloque um jumper nos pinos 3–4. Este modo activa o spinup controlado por comando de spinup, de acordo com o padrão ATA e destina-se sobretudo a ambientes de servidor/estação de trabalho a funcionar em configurações de várias unidades.

Nota: a funcionalidade PM2 não está disponível em todas as unidades WD SATA.

Importante: o modo PM2 requer um BIOS compatível que suporte esta funcionalidade. Se o PM2 estiver activado e não for suportado pelo BIOS, a unidade não faz spinup e, por isso, não é detectada pelo sistema.

O que é spinup ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!