Ir ao conteúdo

P166 com over

Barrioni

Posts recomendados

Postado

E ai galera, tudo beleza??

Tenho um P166(não é mmx), ai me deu vontade de fazer um overclock nele...comprei um cooler de k6-2 500 e depois mudei a freqüência dele para 200mhz, por jumper, alterando so o multiplicador dele que o normal é 2.5 para 3.0x....ate ai tudo normal, mas quando o windows estava inicializando tipo q paro tudo e apareceu essa mensagem: "Ao inicializar o dipositivo VCACHE: Erro de proteçao do windows. Você precisa reiniciar o computador"  ai eu reiniciei e ddeu a mesma mensagem...ai desisti e passei ele pra 187mhz, e deu tudo certo....

Alguem sabe porque deu esse erro quando passei ele pra 200mhz???

Valeu!!!falou!

• Membro VIP
Postado

Veja se a sua board deixa você aumentar o Vcore. Acho que sem isso você não irá conseguir chegar a 200MHz.

A tensão do Pentium MMX é 2.8V. Veja se você tem a opção de 2.9V ou mais. Ai vá aumentando até ver quanto chega.

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@05 Out. 2002,23:54

Veja se a sua board deixa você aumentar o Vcore. Acho que sem isso você não irá conseguir chegar a 200MHz.

A tensão do Pentium MMX é 2.8V. Veja se você tem a opção de 2.9V ou mais. Ai vá aumentando até ver quanto chega.

A tensão dele chega a até 3.5v, e já está no maximo....

minha placa-mãe permite chegar a até 225mhz(3.0x 75mhz), mas eu nunca tentei.....

valeu

Postado

O Breno é meu amigão e eu tenho acompanhado o over dele e tudo + q ele faz no PC dele... Ele tinha um 486 estragado e desmontou ele todinho... o gabinete do 486 era um do tipo torre.. o Pc dele ficava num apertado gabinete desktop... ele arrumou um outro HD e teve q deixar o hd solto porque não tinha + baia... depois ele desmontou a fonte do 486 e pegou a ventoinha dela... eu ensinei ele a ligar tudo direitinho e falei q o resto era pela conta dele..... depois d um tempo, fui na casa dele e vi aquela máquina dele toda arregassada..... estava com o HD solto, os fios todos embolados, a ventoinha de 80mm estava parafusada somente por um lado no dissipador dos MOSFETs do regulador e o miolo da ventoinha exatamente em cima (cobrindo toda a parte) da ventoinha do pequeno dissipador do processador q também estava solto..... o pior, q , como ele estava com aquela ventoinha lá ele estava fazendo altos overs no PC dele...... daí eu comecei a dar uma arrumadinha.....

Continua...

Postado

Do nada eu falei q queria ver as peças do 486.... ele puxou uma gaveta lotada de merdinhas antigas primeiro.... depois, ele puxou debaixo da cama uma armação de um gabinete mini-AT do 486 .... foi o impulso pra eu dar uma arrumada em tudo.... Comecei desmontando tudo e limpando... montamos o dissipador direitinho e bem encaixado e logo depois parafusei a ventoinha em dois pontos opostos no dissipador dos MOSFETs mirando certinho o miolo pra fora da outra ventoinha e as élices direto nela.... ficou ótimo !! Depois, começamos a prender a placa-mãe no novo-velho gabinete com o máximo de suporte possível..... ficou certinha e MMMTTTOOO firme ..... pegamos os cabos IDE e Floppy e fizemos um semi-rounded (dobrei ele todo e enrolei com fita de prender caixas, um durex largo....) e com os outros cabos prendemos e ageitamos eles no gabinete.... prendemos tudo direitinho e ligamos todos os cabos.... ficou muito bom..... depois, instalamos os drivers direitinho e estava quase tudo beleza (faltando acabar de configurar o modem, aqueles displays de clock do processador, o botao turbo e os LEDs....)..... depois d um tempo, acabamos de configurar tudo e fomos comprar um cooler pra K6-2..... Compramos ele, tiramos a gambiarra da ventoinha , enchemos de pasta térmica o processador(MUITA MESMO) e prendemos o novo cooler.... quando ligamos, o resutado pareceu ser bom (não sei ao certo pois não tem como medir a temperatura), porém, senti q o dissipador estava na mesma temperatura ou até + quente do q o meu V6cu+ no meu axp1500+.... é normal ??

Continua....

Postado

Agora, com o cooler pelo menos 10 vezes melhor, falei pra ele arrebentar nos over.... porém, ele só conseguiu os 187MHz, porque, com o resto dava erro... pra chegar a isso, ele mudava o FSB de 66 pra 75MHz (o máximo) e não mexia nem no core (já está no máximo) e nem no mutiplicador (ainda vai +)..... isso não ocasiona problemas.... pra ir +, ele tem q mexer no multiplicador, e , quando aumentamos ele, dá esse erro... tipo, começa a carregar o win95 e para numa tela do tipo DOS com aquela mensagem....... eu acho q é o multiplicador q está travado.... se for, como destrava-lo ?? Ajudem aí galera....

falou...

Postado

Ops..... acho q escrevi d+..... na hora q cabei foi q vi..... tipo q a maioria da galera fica com preguissa, mas, quando ler também..... num tem como tar faltando algo...hehehehe...

falou...

Postado

Muda o VCORE pra 2 volts.

Taca um dissipador no Gabinete e passa um pouco de pasta térmica, uns 3mm...

Outra, rola atualizar a BIOS nessas placa-mãe + antigas?

Postado

hehehe passa a pasta térmica na cpu não no dissipador nem no gabinete!

risos...  ???  :P  :-[P

Postado

não sei se estou certo, mas acho que atualização de bios é muito arriscado,  podendo ate queimar a placa-mãe...

me corrigam se eu estiver errado,,,,,

falou!!! :**

Postado
Postado Originalmente por Quim@18 Out. 2002,20:30

hehehe passa a pasta térmica na cpu não no dissipador nem no gabinete!

risos...  ???  :P  :-[P

Eu passei muita pasta termica na cpu.... :**

Postado

Jumpers?

Tenta achar o manual dessa placa na internet, ou achar algo sobre ela...

talvez seja algum jumper q esteja te "sacaneando"

Postado

???  ???  ???  ???  ???

Procura na net q deve ter o manual em algum site aí...

vai no GOOGLE e ve o q rola...

:-BEER  :-BEER  :-BEER  :-BEER

Postado

O problema é q ele não sabe nem a marca dela !!! Mas, quando for procurar no google é em sites do mundo todo né ??

falou... :-BEER

???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???

Postado

Será q é porque num guenta + mesmo ?? porque, ele também já tentou o oc com um over tensão e também deu a mesma coisa !!!! Q q será q tem q fazer ??

Postado

E ai galera....

Tipo q eu peguei um programa esses dias(HWiNFO32), ai ela estava identificando minha placa-mãe como Amptron PM7900S/8800.....ai fui la no site da Amptron e o modela de placa-mãe mais parecido com o meu foi o Pm9000.....ai olhando o manual dela eu vi que tem jeito de passa pra 180mhz, mudando o FSB pra 66 e o multiplicador 3x...ate agora ta dando tudo certo, não deu pau ainda....

falou.. :**

Postado

Mas você num tinha faladu q so piorou ?? Ele comentou q o super PI ta demoranu +...... acho besteira diminuir o fsb pra subir um pouco o clock....

Postado

você está com o último de uma tecnologia, realmente não tem muito change de chegar mais longe, numa FIC VA503+ com um P133 cheguei a 190Mhz (2x95Mhz), tentei 2x100Mhz mas não consegui deixar estável, até porque já estava usando o maior vcore da placa mãe.

Já com um P166 MMX cheguei a 250 Mhz (2,5x100) com vcore 3.0v.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!