Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Autorun!!!


Nals

Posts recomendados

Boas people!

Tenho aqui um pequeno problema para o qual ja efectuaei várias pesquisas, mas ainda não encontrei nenhuma solução que me resolvesse o problema.

Criei um cd de Autorun,o qual funciona lindamente enm todosos sistemas operativos, com excepção do Windows NT, em que este mesmo foi criado para ser utilizado em NT.

O problema é k o cd não arranca no NT excepto se for ao explorer e clicar sobre o Cd. A pergunta que faço é se alguém conhece alguma forma de por o cd a correr automaticamente cada vez que o windows arranca.

Aguardo ajuda.

Cumprimentos;

Nals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para iniciar com o Windows, você pode:

- incluir uma chave no registro, HKLM/Software/Microsoft/Windows/Run, se for para todos os usuários ou incluir uma chave no registro, HKCU/Software/Microsoft/Windows/Run para o usuário atual

- por um atalho para o aplicativo no CD na Pasta "Inicializar" do menu Iniciar

- poderia ainda criar uma tarefa agendada no Agendador de Tarefas (Task Scheduler, não sei como se chama isso exatamente no português de Portugal), definindo que a tarefa seja iniciada com o Windows ou quando o usuário fizer o logon.

Que eu me lembre, são essas as opções acessíveis ao usuário para que aplicações iniciem automaticamente com o Windows.

JP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para iniciar com o Windows, você pode:

- incluir uma chave no registro, HKLM/Software/Microsoft/Windows/Run, se for para todos os usuários ou incluir uma chave no registro, HKCU/Software/Microsoft/Windows/Run para o usuário atual

- por um atalho para o aplicativo no CD na Pasta "Inicializar" do menu Iniciar

- poderia ainda criar uma tarefa agendada no Agendador de Tarefas (Task Scheduler, não sei como se chama isso exatamente no português de Portugal), definindo que a tarefa seja iniciada com o Windows ou quando o usuário fizer o logon.

Que eu me lembre, são essas as opções acessíveis ao usuário para que aplicações iniciem automaticamente com o Windows.

JP

K tipo de chave é esta que falas?

Já tentei em colocar um atalgho no start up, mas não funcionou:(

Quanto a agendar tarefas, não sei até que ponto se consegue com o NT, é bastante restrito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você deve inserir um "String value" (ou reg_sz) com o caminho e nome do aplicativo ao ser inicializado.

JP

Desculpa a ignorância, mas um "String value" é própriamente o k? Como faço um, ou onde encontro um? Mais uma vez desculpa a ignorância, mas isso começa a ultrapassar a minha sabedoria (hehehe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Awh... Agora entendi...

Vai no menu Iniciar > Executar e escreve "regedit". Nele, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Run. Clique com o botão direito no painel da direita e selecione "New > String Value".

No nome, pode deixar uma descriçao da sua aplicação ("MinhaApp"). Clique duplo sobre esse novo valor criado e edite os dados associados a ele. Preencha esse campo com o caminho e executável da sua aplicação ("D:\MinhaApp.EXE").

JP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Awh... Agora entendi...

Vai no menu Iniciar > Executar e escreve "regedit". Nele, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Run. Clique com o botão direito no painel da direita e selecione "New > String Value".

No nome, pode deixar uma descriçao da sua aplicação ("MinhaApp"). Clique duplo sobre esse novo valor criado e edite os dados associados a ele. Preencha esse campo com o caminho e executável da sua aplicação ("D:\MinhaApp.EXE").

JP

OK, assim está melhor.

Só preciso de testar a ver se funciona, como não tenho aqui o PC, não posso testar :(:(:(. De qq das formas logo k teste aviso qq coisa. Desde já obrigado pela ajuda prestada.

Cump.

Nals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
OK, assim está melhor.

Só preciso de testar a ver se funciona, como não tenho aqui o PC, não posso testar :(:(:(. De qq das formas logo k teste aviso qq coisa. Desde já obrigado pela ajuda prestada.

Cump.

Nals

Boas,

Tal como tinha referido, testei o cd dessa forma e fiquei com a impressão de que isso funciona. A verdade é que nao funciona da forma como eu desejava. Tenho a simples impressão de que o programa que é instalado através deste cd remove algo ao Windows e não permite desta forma que ele arranque normalmente. Não sei se me fiz entender, mas auilo que verifiquei foi que durante a instalação é feito um reinit ao pc e quando ele arranca para finalizar a instalação o autorun arranca, mas após finalizar a instalação deixa de funcionar correctamente. Não sei se é essencial dizer, mas quando o software deste programa está instalado o windows fica sem qq atalho e ou icone no ambiente de trabalho, da mesma forma que fica sem o menu iniciar.

Se puder dar mais uma ajuda agradeço.

Cumprimento,

Nals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, se eu entendi, uma vez que você instala esse programa, ele substitui o "shell" do Windows e não passa mais a rodar o explorer.exe. Isso?

Tenta dar uma olhada na chave Shell do HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon. Não deve mais ter o valor "Explorer.EXE", mas sim a aplicação que você acabou de instalar.

Desconfio que, uma vez que pára de funcionar, quem coorderna essa questão de autorun/run é o explorer... Se for isso, temo que substituindo o shell, essa funcionalidade é perdida.

Infelizmente não consigo pensar uma forma de contornar... Já gastei todos meus tiros :)

Você tem os fontes dessa aplicação? Uma solução seria você fazer ela varrer essa "Run", da mesma forma que estou acreditando que o explorer é que faz quando é inciado.

JP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, se eu entendi, uma vez que você instala esse programa, ele substitui o "shell" do Windows e não passa mais a rodar o explorer.exe. Isso?

Tenta dar uma olhada na chave Shell do HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon. Não deve mais ter o valor "Explorer.EXE", mas sim a aplicação que você acabou de instalar.

Desconfio que, uma vez que pára de funcionar, quem coorderna essa questão de autorun/run é o explorer... Se for isso, temo que substituindo o shell, essa funcionalidade é perdida.

Infelizmente não consigo pensar uma forma de contornar... Já gastei todos meus tiros :)

Você tem os fontes dessa aplicação? Uma solução seria você fazer ela varrer essa "Run", da mesma forma que estou acreditando que o explorer é que faz quando é inciado.

JP

Sim tens razão, aquilo que acontece é precisamente isso. A chave da Shell está alterada. Não existe forma de colocar lá a mesma função com o executavel do programa e ao mesmo tempo o executavel do autorun?

Quanto as fontes dessa aplicação falas dos ficheiros de instalação?

Se for isso tenho.

Nals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos fatos, estou acreditando que quem faz a função do autorun quando um CD é inserido, e o também a varredura das chaves de registro Run/RunOnce/RunServices, é o o Explorer.EXE.

Penso que se for esse realmente o caso (não tenho nenhuma informação "bibliográfica" de que é o explorer que faz isso, mas pelo que você está relatando, é o que parece, correto?), a sua aplicação que substitui o explorer.exe (essa que está como "Shell" agora, não o instalador) teria que reproduzir essas funcionalidade.

Sei que o "autoplay" (a função de autorun mais incrementada, aquela que detecta que o CD tem arquivos de vídeo, música, CDs/DVDs virgens) é feita por handlers do Explorer.

Acho que a única solução é essa aí de você reproduzir no seu "shell" essa funcionalidade.

JP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos fatos, estou acreditando que quem faz a função do autorun quando um CD é inserido, e o também a varredura das chaves de registro Run/RunOnce/RunServices, é o o Explorer.EXE.

Penso que se for esse realmente o caso (não tenho nenhuma informação "bibliográfica" de que é o explorer que faz isso, mas pelo que você está relatando, é o que parece, correto?), a sua aplicação que substitui o explorer.exe (essa que está como "Shell" agora, não o instalador) teria que reproduzir essas funcionalidade.

Sei que o "autoplay" (a função de autorun mais incrementada, aquela que detecta que o CD tem arquivos de vídeo, música, CDs/DVDs virgens) é feita por handlers do Explorer.

Acho que a única solução é essa aí de você reproduzir no seu "shell" essa funcionalidade.

JP

Boas,

E será que consigo colocar no Shell as duas ordens simultaneamente?

Pela minha forma de pensar não sei se é a mais correcta, mas colocar a funcionalidade do programa instalado e colocar a do cd, sendo a segunda apenas funcional caso o cd se encontre na drive de cds.

K acha disto?

Cump.

Nals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Você não consegue criar duas chaves de registro com o mesmo nome

2) Não faz sentido. Se é aceitável para você que o Explorer funcione, ao invés de tornar sua aplicação o "shell", coloque-a na chave Run ou no Iniciar do menu iniciar.

JP

Pode fazer um pouco de sentido, claro se funcionasse da forma como falei. O cd só iria funcionar se estivesse inserido.

Já alterei a Shell para "Explorer.exe" e mesmo assim não fica com um funcionamento normal. O desktop não fica inicialmente com icones.

Parece-me k vou ter que encontrar outras formas para efectuar este projecto.

Conhece alguma forma fácil de fazer a instalação de 3 programas com as sequencias desejadas? Desta forma não necessitava de autorun nem de alterar chaves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, desculpe-me se me expressei mal. É que não faz sentido você trocar o shell do explorer por um outro shell, se você quer o explorer seja o shell.

Normalmente troca-se o shell quando não se deseja que o usuário tenha as funcionalidades do explorer, como navegar nas pastas, chamar o "Executar", etc.

Vamos começar do começo então... O que exatamente você precisa fazer?

Esses 3 programas foram feitos por você?

JP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, desculpe-me se me expressei mal. É que não faz sentido você trocar o shell do explorer por um outro shell, se você quer o explorer seja o shell.

Normalmente troca-se o shell quando não se deseja que o usuário tenha as funcionalidades do explorer, como navegar nas pastas, chamar o "Executar", etc.

Vamos começar do começo então... O que exatamente você precisa fazer?

Esses 3 programas foram feitos por você?

JP

Vou tentar ser o mais preciso possivel.

Estes programas não foram feitos por mim, são software feitos para fazer comunicação entre o PC, uma máquina e fazem as comunicações para um servidor.

O que eu gostava era de conseguir ou juntar estas 3 instalações numa só, ou então e acho k começa a ficar fora de questão conseguir que o CD arranque sempre k seja inserido.

Voltando aos programas, é iniciada a instalação do primeiro e durante a instalação é feito um Reboot pela própria instalação. Após o reboot é finalizada a instalação e é necessário fazer um novo reboot.

A partir daqui começam os problemas, pois é quando o cd deixa de funcionar, ou seja, presumo k as chaves (possivelmente) Shell e outras ja estejam alteradas pelo programa.

As seguintes instalações têm a mesma base, um reboot a meio da instalação e outro no final da instalação. Saliento que após a primeira instalação, imediato ao reboot do final da instalação, o programa é iniciado. para se fazer as outras instalações é necessário terminar o processo e efectuar a partir dai as seguintes instalações.

Acho k está um pouco confuso, mas se nao perceber avise.

Nals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ser o mais preciso possivel.

Estes programas não foram feitos por mim, são software feitos para fazer comunicação entre o PC, uma máquina e fazem as comunicações para um servidor.

O que eu gostava era de conseguir ou juntar estas 3 instalações numa só, ou então e acho k começa a ficar fora de questão conseguir que o CD arranque sempre k seja inserido.

Voltando aos programas, é iniciada a instalação do primeiro e durante a instalação é feito um Reboot pela própria instalação. Após o reboot é finalizada a instalação e é necessário fazer um novo reboot.

A partir daqui começam os problemas, pois é quando o cd deixa de funcionar, ou seja, presumo k as chaves (possivelmente) Shell e outras ja estejam alteradas pelo programa.

As seguintes instalações têm a mesma base, um reboot a meio da instalação e outro no final da instalação. Saliento que após a primeira instalação, imediato ao reboot do final da instalação, o programa é iniciado. para se fazer as outras instalações é necessário terminar o processo e efectuar a partir dai as seguintes instalações.

Acho k está um pouco confuso, mas se nao perceber avise.

Nals

Parece que não está fácil...

:unsure::unsure::unsure::unsure::unsure::unsure::(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!