Ir ao conteúdo

WinXP+AHCI - Como???

-_Nexus_-

Posts recomendados

Postado

Comprei um Inspiron 1525 a pouco mais de uma semana, e insatisfeito com o Windows Vista(muitos "recursos" de segurança) resolvi formatar e colocar o WIndows XP e o Ubuntu em Dual Boot.

Para fazer isso fui seguindo o tutorial deste site.

Usando o nLite coloquei os drives sata necessários no cd de instalação; formatei com o Gparted, criei as partições necessárias com o cd do Media Direct 3.5 e instalei o Windows.

Até ai tudo bem, mesmo com o AHCI ativado na Bios o windows tava carregando normal, porém logo no primeiro boot após terminar a instalação já aparece uma BSOD reclamando do AHCI.

Poxa, se eu coloquei os drivers no cd, e ele identificou o HD e instalou tudo (fiz um teste com outro cd sem os drivers e ele não reconheceu o HD com o AHCI ativado), porque que acontece isso??? :(

Troco na Bios de AHCI para ATA, daí sim ele aceita carregar. Tento instalar os drivers mas sempre que faço isso e troco novamente por AHCI dá BSOD de novo. :mad:

Normalmente o logotipo do windows aparece e logo depois já dá a BSOD, mas as vezes a barrinha de carregando aparece e só quando está quase no final (antes de sumir e reaparecer novamente do outro lado) que dá BSOD.

Num outro tópico aqui do fórum o cara colocou no cd os drives que estavam num programa que criaria um drive de disquete ou coisa assim, fiz o mesmo procedimento que ele e não funcionou...

Além disso já copiei o driver para a pasta do windows e adicionei um arquivo no registro, como achei em alguns fóruns por aí, sem sucesso.

Sei que o XP funcionaria normalmente em ATA, mas quero o Media Direct funcionando também, e em ATA não dá...

Por favor, qualquer um que tenha alguma dica de como resolver isso, eu agradeço muito!!!:)

(Obs.: Ia postar isso no tópico do Inspiron 1525, mas por ele já estar beeem grande achei que poucas pessoas iriam ver...)

• Membro VIP
Postado

putz cara, complicado, bem o xp não reconhece o sata mesmo, com o driver ele era para funcionar normalmente! Isto deve ser algum atrito com o sata e xp, ou algum conflito!

Pergunta, com o drive instalado o xp reconhece o hd como disco removivel?

Postado

Cara, é só instalar o driver manualmente depois que o xp subir. Ele vai pedir pra reiniciar, ai você vai na bios e volta pra ahci. Detalhe, a partir desse boot, o xp nao sobe mais na configuração ata.

Postado

Se eu instalar o driver e reiniciar o pc ele fica dando BSOD direto, em looping. O único jeito então é retornar para ATA e inicializar com a ultima configuração válida.

Mas dai assim que o xp terminar de carregar aparece aquele assistente para instalação de drivers pedindo para instalar "Canal IDE primario", "Canal IDE secundário" e "Controlador de canal duplo PCI IDE", além de identificar novamente o HD (em "Unidades de disco" ele aparece como deve ser, com seu "nome" (ST9120823AS), e em "Volumes de armazenamento" aparece um "Volume Genérico", que eu não sei o que é).

Postado

Finalmente consegui instalar o XP em AHCI. O estranho é que não fiz nada de diferente das outras vezes que formatei o note...

Até a hora que consegui instalar eu atualizei a bios e formatei o pc 3 vezes. Na quarta eu deixei o cd de instalação dentro da unidade de cd até depois do primeiro boot do windows (bem depois na verdade), e o XP simplesmente funcionou, reconhecendo o controlador direitin...

É isso, valeu pelos comentários, problema resolvido!

• 2 anos depois...
Postado
Finalmente consegui instalar o XP em AHCI. O estranho é que não fiz nada de diferente das outras vezes que formatei o note...

Até a hora que consegui instalar eu atualizei a bios e formatei o pc 3 vezes. Na quarta eu deixei o cd de instalação dentro da unidade de cd até depois do primeiro boot do windows (bem depois na verdade), e o XP simplesmente funcionou, reconhecendo o controlador direitin...

É isso, valeu pelos comentários, problema resolvido!

Meu aspire one d250 não aceita o ahci no winxp e pra dizer que não sou *****, ja tentei instalar o Intel Matrix Storage Software mas ele não funciona... aparece esta Mensagem...

this computer does not meet the minimum requirements for installing the software.

ou seja "esse computador não tem o minimo de requerimento para instalar esse aplicativo" é muito f*da isso!!!

• 5 meses depois...
Postado
Meu aspire one d250 não aceita o ahci no winxp e pra dizer que não sou *****, ja tentei instalar o Intel Matrix Storage Software mas ele não funciona... aparece esta Mensagem...

this computer does not meet the minimum requirements for installing the software.

ou seja "esse computador não tem o minimo de requerimento para instalar esse aplicativo" é muito f*da isso!!!

E aê rapaz, sei que o tópico é antigo, mas você conseguiu mesmo? O netbook Aspire One D250, resolvi o problema atualizando o driver, pelo próprio site da Aspire.

A minha placa mãe é P5QL-EM, cujo o chipset é Intel G43 IHC10 (sem o 'R'). Infelizmente a ASUS não oferece esse driver exclusivo para essa placa-mãe.

Baixei então um drive do site da ASROCk (G43Twins-FullHD) cujo o chipset é o mesmo que a minha placa mãe... aí imaginei que qualquer placa-mãe que tenha o chipset Intel G43, possa funcionar com o mesmo driver para o meu HD (embora, não testei em outras placas-mãe). Depois de quase uma semana de procura, não consegui instalar o driver sem formatar o micro.

Usei o software chamado "Nlite" e o CD Original do Windows XP SP2 e claro, integrei o SP3. Inseri os drivers para a minha placa mãe e gravei o CD. Aí mudei o SATA MODE de IDE para AHCI e o meu HD foi detectado durante a instalação do Windows XP-SP3.

Resultado... deu certo.

O que me chamou atenção, foi na hora de inicializar o Windows... levou quase 5 segundos a menos do que antes quando o HD estava no modo IDE. Enfim, valeu á pena pelo esforço.

Espero que post ajude muita gente a resolver esse problema.

Até a próxima.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...