Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração da variável path para JAVA


§W$$@

Posts recomendados

Olá pessoal.

Espero contar com a colaboração de alguém aqui neste tópico, pois encontrei sim!!! assunto sobre minha dúvida em outros tópicos(colocando minhas dúvidas), porém não tive respostas nas pastas que monitoro sobre o assunto.

O assunto é configuração da variável do sistema para utilização do JDK/JRE.

Como devem ficar cada variável?

*Java_home

*Classpath

*Path

De acordo com as respostas de vocês, irei colocando quais dúvidas aparecem quando vou configurar as variáveis, certo.

Obrigado desde já.

Por gentileza,

se não for pedir muito

Monitorem este tópico para que possam me ajudar ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém ...

No Windows XP, geralmente fica assim:

JAVA_HOME=c:\Java\jdk1.6.0_03 (Aqui você coloca a pasta osde está instalado o seu JDK)

CLASSPATH= %JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\li b\tools.jar; (Aqui você acrescenta os arquivos JAR que serão necessários para sua aplicação)

PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin (este aqui serve para encontrar o executável java);

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Windows XP, geralmente fica assim:

JAVA_HOME=c:\Java\jdk1.6.0_03 (Aqui você coloca a pasta osde está instalado o seu JDK)

CLASSPATH= %JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\li b\tools.jar; (Aqui você acrescenta os arquivos JAR que serão necessários para sua aplicação)

PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin (este aqui serve para encontrar o executável java);

Obrigado Andre2000.

Pois bem, conforme dito vou colocando minhas dúvidas conforme vão aparecendo.

E conforme o que já descobri, as variáveis JAVA_HOME e CLASSPATH, devem ser criadas no mesmo local onde, na maioria das vezes, já existe a variável PATH ( em variáveis do sistema) correto?

As variáveis que devem ser criadas podem ser tanto em letras maiúsculas ou minúsculas, certo?

Na variável JAVA_HOME, no final dela tenho que colocar algum outro caractere ou para? no caso acima, no numero três mesmo?

Na variável CLASSPATH, tem mesmo que colocar do mesmo jeitinho( por escrito JAVA_HOME) dentro da variável CLASSPATH?

TIPO:

CLASSPATH= %JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\li b\tools.jar;

E na variável PATH? Ela já existe, e tem um conteúdo nela. A configuração que vou fazer nela, eu coloco no início ou no final dela?

TIPO: (antes) nova configuração (depois)

E quais caracteres devo adicionar? e onde? As posições?

Esse sinal de porcentagem, tem-se que colocar realmente!?

qual sua função?

No caso acima, Andre2000, a variável PATH tá diferente do que já vi na net.

Não que eu esteja dizendo que não está certo!!! até mesmo porque eu não sei configurar e desejo aprender. Fico muito grato por sua atenção. E é justamente isso que dificulta. Obtemos informações de varias fontes, cada fonte diz uma coisa diferente, e confundimos.

A diferença que vejo na configuração acima:

%PATH%;%JAVA_HOME%\bin

Em outras configurações não vi a expressão PATH entre as %

Desculpem minha não experiência, mas estou começando em desenvolvimento de software, e em JAVA. Então estou querendo configurar as variáveis, mesmo podendo usar o eclipse.

Acho que devo saber os dois lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Andre2000.

Pois bem, conforme dito vou colocando minhas dúvidas conforme vão aparecendo.

E conforme o que já descobri, as variáveis JAVA_HOME e CLASSPATH, devem ser criadas no mesmo local onde, na maioria das vezes, já existe a variável PATH ( em variáveis do sistema) correto?

Presumindo que você usa Windows, sim

As variáveis que devem ser criadas podem ser tanto em letras maiúsculas ou minúsculas, certo?

Para o Windows, tanto faz. Não tenho certeza se o compilador java faz diferenciação. Por via das dúvidas, utilize maiusculas como está na documentação.

Na variável JAVA_HOME, no final dela tenho que colocar algum outro caractere ou para? no caso acima, no numero três mesmo?

Aqui você põe o nome da pasta onde está instalado o JDK. O exemplo é da instalação na minha máquina.

Na variável CLASSPATH, tem mesmo que colocar do mesmo jeitinho( por escrito JAVA_HOME) dentro da variável CLASSPATH?

TIPO:

CLASSPATH= %JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\li b\tools.jar;

%JAVA_HOME% é apenas para você não digitar o caminho todo varias vezes. O Sistema operacional íra substituir pelo valor contido na variavel JAVA_HOME.

E na variável PATH? Ela já existe, e tem um conteúdo nela. A configuração que vou fazer nela, eu coloco no início ou no final dela?

TIPO: (antes) nova configuração (depois)

E quais caracteres devo adicionar? e onde? As posições?

Esse sinal de porcentagem, tem-se que colocar realmente!?

qual sua função?

A variável PATH é utilizada pelo sistema operacional para localizar os arquivos executáveis, no caso aqui JAVAC.EXE, JAVA.EXE e JAVAW.EXE. Normalmente ela já está configurada no sistema.

Quando você utiliza ela entre sinais de percentagem, você está dizendo ao

sistema operacional para substituir o conteúdo da variavel e acrescentando o conteúdo antigo.

Ex.: Abre uma janela de comando e digita (Nâo se preocupe, basta fechar a janela para tudo voltar ao normal):

SET PATH <ENTER> (Vai mostrar o conteudo atual de PATH)

PATH = c:\windows <ENTER> (ALteramos o valor de PATH)

SET PATH <ENTER> (Mostra novo valor de PATH)

SET PATH=%PATH%;C:\TEMP <ENTER> (Adicionamos um novo caminho, sem me preocupar de perder o valor antigo).

SET PATH <ENTER> (Mostra novo valor de PATH)

EXIT (Fecha a janela)

Qualquer dúvida com variáveis de ambiente, dá uma olhada em http://vlaurie.com/computers2/Articles/environment.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal.

Não estou entendendo muito essa onda de configuração de variável do sistema.

E gostaria muito de programar em JAVA não apenas por IDEs.

Quero ter um conhecimento mais profundo.

uma dica mais explicada por favor pessoal.

Detalhada se possível, pois já ralei bastante na net ufa!!!.

Tá bronca!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem isso.

Assim está minha situação:

Olá pessoal!

Para os mais avançados em JAVA, gostaria de dicas para configurar a variável do sistema, e poder compilar e rodar os códigos criados em blocos de nota.

Uso a ferramenta Eclipse, porém gostaria de saber o funcionamento das coisas.

Em seguida minha situação:

Tenho instalado o JDK1.6.0_05 e o JRE1.6.0_05

Também uso o Eclipse, mas gostaria de não me prender apenas em IDEs.

Quero saber o funcionamento das coisas.

Meu Sistema Operacional é Windows Stater Edition.

As configurações das minhas variáveis estão da seguinte maneiras:

Path c:\windows\system32;c:\windows;c:\windows\system32 \wbem;c:\program files\Java\jdk1.6.0_05\bin

java_home c:\Program Files\Java\jdk1.6.0_5

classpath c:\program files\Java\jdk1.6.0_05\bin

Tenho preocupação com relação as letras maiúsculas e minúsculas. O que vocês têm a dizer sobre isso!?

E outra coisa... depois de configurar faz-se necessário reiniciar o Sistema Operacional?

OBS: mesmo eu reiniciando não teve efeito positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal! Solucionei meu breve problema. Espero que eu possa ajudar alguém.

Vamos lá.

Minha configuração é a seguinte:

JDK1.6.0_05 & JRE1.6.0_05 instalados.

A principio não estava conseguindo configurar as variáveis, e até então descartava a mau instalação do kit de desenvolvimento java (JDK1.6.0_05 & JRE1.6.0_05.

Depois de muita busca na internet; muitos contatos de e-mail; muitas dicas de quem tentaram ajudar (agradeço), desinstalei e em seguida reinstalei o kit de desenvolvimento java. - mesmo achando que isso não era a falha, pois a reinstalação foi feita da mesma forma quando da primeira vez.

Agora sim a provável falha.

Configuração das variáveis:

tentei de varias formas, e assim ficou:

path = c:\windows\system32;c:\windows;c:\windows\system32\wbem;C:\program files\Java\jdk1.6.0_05\bin

java_home = c:\Program Files\Java\jdk1.6.0_5

classpath = .;c:\program files\Java\jdk1.6.0_05\bin

Observem que estão todas com letras minúsculas. Uma das minha preocupações era sobre o uso de letras maiúsculas e minúsculas.

Ainda não tentei com letras maiúsculas, mas irei tentar.

Sistema Operacional usado Windows Starter Edition.

P.S: Tive que reiniciar o sistema após a configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!