Ir ao conteúdo

Ajuda! como usar partições NTFS no Linux?

kemuel

Posts recomendados

Postado

Ola,

Atualmente uso uma máquina com 2 HDs, no HD Master está instalado o Linux Mandriva e o Windows Xp em partições diferentes.:)

No segundo HD (slave) tenho uma partição no formato NTFS, no qual pretendia salvar todos os arquivos pessoais e usa-los tanto para salvar arquivos do windows como do linux. Só que o linux identifica os arquivos como apenas leitura e não consegui gravar novos arquivos nesse HD.:(:confused:

Alguem pode me ensinar como gravar novos arquivos e modificar os arquivos criados pelo windows nessa partição NTFS quando uso o linux ?

Agradeço a atenção

Kemuel

• Membro VIP
Postado

olá kamuel tudo joia?

cara, para gravar em partições NTFS você irá precisar do ntfs-3g, instale o ntfs-3g, o fuse, e edite o seu fstab corretamente...

para fazer isso de uma olhada no google e no VOL, com certeza você achará material muito bom para te auxiliar na instalação e configuração do ntfs-3g, se durante o processo de configuração e instalação você tiver alguma dificuldade poste aqui...

Postado

Boa noite,

Qual versao do mandriva voce ta usando?

Se for a 2008 ONE ja vem com os drivers funcionando, agora se for a FREE tem que instalar o NTFS-3G mesmo.

Outra coisa, que as vezes agente fica sem saber o que é. Se voce desligar o Windows de maneira INCORRETA, o linux nao consegue montar a partição com suporte a Escrita automatico, sendo necessario entrar no windows e desligá-lo certinho. voce pode contornar isso usando montando a partição manualmente com a opção "--o force".

Ex.: # ntfs-3g /dev/sda1 /mnt/win --o force

Falou

Postado

Pessoal,

consegui montar a partição NTFS no Linux Mandriva Free.

O que mais me ajudou o foi um tutorial do E. Morimoto. Pois explica direitinho como fazer.

Vou desciminar com fiz:

Abri o gerenciador de Software do Mandriva

e pesquisei pelo nome ntfs-3g, ele me mostrou pacotes para ser instalado entre ele o ntfs-3g, todos são necessários,

depois de instala-los executei o comando "kdesu konqueror /etc" para abrir a pasta /etc como root

e abri o arquivo de texto para boot "fstab",

então subistitui o texto "/dev/hdb1 /media/hd ntfs umask=0022,nls=utf8,sync,ro 0 0" por "/dev/hdb1 /media/hd ntfs-3g silent,locale=pt_BR.iso88591,umask=0 0 0".

Lembrando que o nome do HD varia conforme o ponto de montagem.

Digamos que quisece usar a partição em que está instalado o windows teria usado:

/dev/hda1 /media/hd3 ntfs-3g silent,locale=pt_BR.iso88591,umask=0 0 0

Apredi com essa experiencia, agradeço a quem me ajudou e espero ajudar outros com essa dúvida.

kemuel

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...