Ir ao conteúdo

Como eliminar o gargalo da comunicação entre memória com os novos process

Podicre

Posts recomendados

Postado

A respeito de "casar" a taxa de transferência entre processador e memoria. Esse artigo do Gabriel Torres e do Cassio Lima, de ante-mao bastante util, sobre memorias Dual Channel foi escrito em 2005, mesmo a base conceitual nao mudando, novos processadores estão disponiveis no mercado.

A respeito dos famosos CORE 2 DUO, estão com otimos precos e cada vez mais utilizados...

Eis a duvida (desculpe-me se esta é uma duvida relevante): processador com núcleos multiplos [DUO & QUAD] , como vamos casar a TAXA DE TRANSFERENCIA MAXIMA?

Eu entendi da seguinte maneira - se a T.T.M. de um processador esta em 6.400MB/s, tenho que casar com memorias DDR2 800 - ate ai acho que peguei o esquema.

Agora com o Core 2 Duo eu preciso multiplicar por dois essa taxa de tranferencia e a partir dai "casar" minhas memorias?!

Seriam memórias de "1600MHz" heheheheheh - ou duas de 800MHz em Dual Channel?!

O Core 2 Duo E4500 (o processador que eu pretendo comprar) tem o clock externo de 800 MHz anunciado pelo fabricante (clock real de 200MHz), se fosse um processador de apenas um núcleo, eu iria utilizar memorias DDR2 800 e nao haveria tal gargalo.

Mas e agora com dois núcleos?! Como fica?!

Valeu ai.

p.s.: procurei topicos relacionados, mas nao esclareci tal duvida em nenhum deles.

Postado

Não importa se é single, dual ou quad core, placas mãe com socket LGA775 têm somente um barramento FSB, que faz a comunicação entre o northbridge (onde está a controladora de memória) e o processador.

Postado

Athatori - valeu cara pela disponibilidade...

:joia:

então acho que minha duvida agora é a respeito da quantidade da Taxa de Transferencia Maxima de um processador Core 2 Duo E4500. Creio que seja de 12.800MB/s (2 x 6.400MB/s)

Pois eu ainda estou perdido em relação à qual (800 - 1066 - etc) memoria disponibilizar pra um processador Core 2 Duo E4500, pra que eu obtenha o total desempenho, sem deixa-lo ocioso quando for preciso usar ambos núcleos.

Podicre?!

Alguem me diz ai qual memoria é a mais indicada pra esse processador.

p.s.: sem exageros que dinheiro nao nasce em arvore.

:D

Postado

A taxa de transferência máxima de dados pelo fsb de um C2D E4500 é de:

[200MHz (clock real FSB) x 4 (QDR - Quad data rate)] x 8 = 6400MB/s.

Como citei antes, não dobra a taxa se for dual core.

Mesmo usando memórias DDR2 800MHz em single channel não haverá gargalo.

As memórias ainda compartilham o tráfego da FSB com dispositivos I/O.

Postado

ESCLARECIDO!

Mais uma vez , muito obrigado caro Athatori. :cool:

Ja podemos pedir então pra fechar o tópico.

Podicre?!?!

Athatori - Valeu cara...

:D

Postado

Tópico Bloqueado, Caso Resolvido, se o autor precisar do tópico é só me mandar uma mp solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!