Ir ao conteúdo

[Mini Review] Gateway M-Series Modelo 6851 HD2600 512MB GDDR3 dedicados.

ice2642

Posts recomendados

Postado

bom, pra começar você ta falando de placa de desktop.

a numeraçao da familia 2000 mobile e desk nao batem.

segundo o que a moçada fala e o que você testa as vezes sao coisas bem diferentes, so ver o outro review do 152xl que o cara configurou tudo errado o catalyst e conseguiu so 6000 pontos em 3dmark 2001, então, estes lances sao muito relativos.

quanto a versao de catalyst, quem disse que quanto mais novo vai ficando mais rápido ? cada versao tem uma particulariedade dela, algumas ficam piores, caso da 8.3 outras bem melhores caso da 7.12 e outras mais compativeis. conforme o que você joga as vezes compaensa ate usar versao mais antiga.

e por fim, sei la q placa de video você usa, mas nao deve ser uma ATI pelo que você ta falando.

[]'s

Postado

Ate sábado estarei postando um review e vou instalar o ubuntu x64 aqui pra ver se funciona bem, so nao testo amanha porque tenho muito trabalho essa semana e ta tudo atrasado.

E Ice eu to baixando o ultimo driver da 2600 e vou usar o mod que voce passou.

Abracao!

Não é bem isto que os usuarios relatam se vocês pesquisar! Dizem que não funciona a aceleração 3D, outros dizem que o desempenho é bem ruim.

dei uma lida aqui Release Notes e teve muitos bugs corrigidos e eles estão trabalhando com um intervalo curto.

ATI Catalyst™ 8.6 June 18, 2008

ATI Catalyst™ 8.5 May 21, 2008

ATI Catalyst™ 8.4 April 16, 2008

ATI Catalyst™ 8.3 March 5, 2008

ATI Catalyst™ 8.2 February 13, 2008

ATI Catalyst™ 8.1 January 18, 2008

ATI Catalyst™ 7.12 December 20, 20

ATI Catalyst™ 7.11 November 21, 20

8.42.3 October 26, 200

8.41.7 September 12, 2007

Note - This driver only supports t

ATI Radeon™ HD 2900

ATI Radeon™ HD 2600

ATI Radeon™ HD 2400

Não precisa também denegrir o pinguim ele vem melhorando muito, venho acompanhado ele a 8 anos.

Pensei em comprar o note mas sem rodar o SO favorito, eu ficaria na mão caso não funcione legal!

Não posso pedir para você baixar um ubuntu da vida para testar, pois seria abuso, então se alguém puder fazer este teste e relatar, depois pode ajudar quem gostaria de ter o sistema instalado também nesta maquina. Sou aventureiro mas pagar 3.200 para saber se vai funcionar no linux ou não é muito! Já que o ice ta dizendo que funciona bem!

Essa tarde eu falei com o tiago por msn e fizemos alguns testes eu e ele ... Eu estava usando o Pc Wizard 2008 pra medir a temperatura, mas esse programa deve ta bugado. Usei o everest, SpeedFan e mais um outro especifico pra notebook que eu encontrei e todos marcaram quase 20 graus a menos.

Fizemos render no cinebench e o meu nao passou de 73 graus com media de 70 e o do tiago ficou no maximo 65, mas la onde ele estava o clima estava mais gelado (alguma variacao sempre tem) achei aceitavel media de 70 graus pra um note que fica em full durante varios minutos, depois testei alguns jogos e nao passou dos 65 jogando, a media em jogo ficou 59 e a gpu nao passou dos 60 em minuto algum.

Agora estou so aqui na net e fazendo download e a media ta em 34 graus em cada núcleo, gpu 49 e o hd 33 .

To feliz da vida o meu note e normal, e nao usem o Pc Wizard pra medir temperatura. ^_^

[quote name= e antes de tudo, troca la o note se for ficar mesmo com ele porque o lance de temperatura da sua CPU ta anormal pelo q você postou.

[]'s

Postado

Referente a Linux e ATI

Eu postei estes como referencia né ice só para mostra que o pessoal da ATI ta trabalhando, como tem algumas falhas em certas aplicações sai driver novo, pode ver correção de congelamento, travamento em jogos etc, compatibilidade xom X.org novo. Nem sei se tu tava falando comigo agora!

Pesquisando aqui achei isto:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=62742

segundo o cara funcionou ATi Mobility HD2600 (laptop) no Ubuntu esta é a pagina do projeto http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html , legal né!

Agora o ruim é não saber os relatos tem alguns games 3d para linux emulador o blender para testar! Este teste que digo ice para ver se a placa de vídeo funciona com desempenho bom, não queremos deixa ela hibernando. Se não bastaria comprar uma onboard e ter processador e memoria, não é! (Se estava se referindo ao meu post! Agora vou relatar cada assunto no inicio)

Vou esperar o Alex testar como disse estou interessado no notebook também. Mas se mais alguém poder fazer isto, estou curioso!

Postado

blender tem a versao win, hora q der um tempo baixo e testo pra falar como q fica.

hibernando nao fica, por pior que seja o driver a GPU é muito mais forte que a CPU e nao tem como ele desligar a placa de video e usar so software, nem q seja so pra mover os wireframes pra editar o obj ja vai dar uma baita diferença.

se o programa tiver otimisaçao por hardware OpenGL ou Iris no caso do linux ou OpenGL, Direct3D ou iris no caso de win ai sim a coisa vai ser bem melhor, ai independe de você estar com uma nvidia ou ati.

intel vai ser uma porcaria, seja qual for o modo, pois ela na melhor das hipoteses vai estar pior que na pior das hipoteses de uma dedicada, pois nem pra editar poligonos em wireframe ela vai estar ajudando.

nao é uma placa pra design, e sim pra lances de escritorio as intel.

as outras, mesmo classe 5 ainda contam com um pouco de vantagem se bem q minima em relaçao a 3D, pois na pior dos casos você ainda pode dar um overclock se tiver muito ruem o desempenho e você achar q vale a pena arriscar.

pra 3d acho q o cara deve usar um IRIS ou um Windows e ate mesmo MacOS-X. pra linha de comando o linux (lances de rede e tal) ja pra uso domestico, ver net e tal vai do gosto da pessoa. jogos é windows, por mais q estejam saindo um ou outro jogo pra linux e OS-X, nao da pra comparar com o que tem pra windows.

ou seja, cada coisa tem seu tipo de uso.

pra fazer experiencia, ai vai de cada um :)

[]'s

Postado

Review sai daqui alguns dias, vou estar fazendo ele essa semana e postando no proximo fds.

E aproveitando pra enche a bola da gateway, mais precisamente o Ricardo que deu suporte, sábado, domingo e feriados por msn e tirou todas as duvidas e me deu alternativas justas caso nao gostasse do produto. Nota 10.

Vou dormir. Abracao.

Alex Marqques, fico feliz q não tenha sido defeito de hardware e sim software ehhe

Agora cadê o review??

hehehe

:D

Postado
eu jogo o source, parece que nao tem o seletor dx ou open gl,vou ver se tem algum comando pra colocar no console.

estranho.. tipo o cs 1.6 nao da problema na dele..

acho que o source ele nao testou ainda...

mas ele flaou q o condition zero.. enroscou tudo.. a imagem ficava toda embaraçada.. pelo lance do opengl

e ele nao conseguiu fazer ele rodar de jeito nenhum

ele tem uma ati x1400

e dai ele até achou q a gpu nao aguentasse e ele testou no desk tele com uma nvidia fx 5200 [mt inferior a x1400] e rodou legal..

dae ele falou q era esses lance das ati com opengl

Postado

Galera, já que vocês estão falando de counter strike: source...

Me desculpem mas vou fazer uma pergunta totalmente off-topic: que patch de atualização vocês usam pra conseguir jogar online?

[]'s e foi mal pelo off topic

Postado

Quanto ao CS vou ficar devendo a info porque nao jogo ele.

mas estranho ter dado zica na ATI e na nvidia ter ido em OpenGL pois a ATI normalmente se da melhor com openGL que a nVidia, e nVidia se da melhor em directX

mas provavelmente algum driver bugado ele deve ter usado, se isso foi em linux, provavelmente glidGL antigo ou ele usa alguma distro destas de club platinum da vida que se você nao paga pra pegar os drivers do clube vem tudo bichado.

[]'s

Postado

Eu uso o CS Source da Digital Zone + o patch 1-16 ( que instala as atualizações da 1 até a 16) depois instalo o patch 17 e da pra joga em servers No Steam.

Tem um tal de texture patch que corrige uns erros de textura no jogo, mas eu nunca usei.

Abração.

Galera, já que vocês estão falando de counter strike: source...

Me desculpem mas vou fazer uma pergunta totalmente off-topic: que patch de atualização vocês usam pra conseguir jogar online?

[]'s e foi mal pelo off topic

Postado

Um duvida Ice,

Como foi visto que você pesquisou muito bem e são 3 anos de garantia que é algo excelente e também não tem perca de garantia para fazer o upgrade outra **** vantagem, você sabe dizer as linhas de processadores que ele comporta? Você já ta com ela no total 4GB elas rodam em 667 mhz, teria upgrade para elas também, apesar de não saber se usar 800 mhz faria tanta diferença?

Colocar um processador melhor lá na frente deve melhorar bastante ele ou não?

Postado
Um duvida Ice,

Como foi visto que você pesquisou muito bem e são 3 anos de garantia que é algo excelente e também não tem perca de garantia para fazer o upgrade outra **** vantagem, você sabe dizer as linhas de processadores que ele comporta? Você já ta com ela no total 4GB elas rodam em 667 mhz, teria upgrade para elas também, apesar de não saber se usar 800 mhz faria tanta diferença?

Colocar um processador melhor lá na frente deve melhorar bastante ele ou não?

Não sou o ice mas dá pra responder essa =P

Ele mesmo já me respondeu quanto a ram de 800 mhz, nesse caso o ganho é mínimo em relação a atual...

O processador eu não sei se dá pra trocar, mas é só comparar um processador de 1,8 Ghz em cada núcleo, 2 mb de cache e fsb de 667 mhz, contra por exemplo o T8300 que tem 2,4 Ghz, 3 mb de cache e 800 mhz...

Eu gostaria disso dai que o ice tem com esse proc xD

Postado

Se for socket P é pra dar sim. Só nao esquece que o M e o P e a mesma pinagem e incompatíveis!

Se eu colocasse um processador com bus de 800mhz eu trocaria as memorias sim.

Ice, não achei a parte no review que fala como ajustar o catalisty, eu consegui aplicar o mod e etc, mas tenho visto que o desempenho da 2600 nao esta como esperado.

Me ajuda ai, por favor.

Postado

O barramento é uma coisa que tem que ter compatibiliadade pelo processador, memória e pela placa mãe, isto significa que o barramento é delimitado pelo componente que tem a menor frequência, da uma pesquisa se essa placa mãe do seu notebook suporte barramento 800 senão você não vai ter ganho nenhum se botar umas memórias com 800. Agora quanto melhorar o computador com a troca do processador é óbvio que melhora, agora depende o que você quer melhorar para ver se trocar o processador é a melhor solução, por exemplo em jogos trocando o processador o que melhora é tempos de loadings e talvez alguma coisa relacionada a AI do jogo.

Postado
por exemplo em jogos trocando o processador o que melhora é tempos de loadings e talvez alguma coisa relacionada a AI do jogo.

Também pode melhorar os fps dos jogos...

Ahhh e por exemplo, como você disse que o barramento é delimitado pelo componente com menor frequencia, se a placa-mãe suportar 800, o processador for 800 e a memoria 667, então vai ser limitado em 667?

Postado

Muito legal o compartilhamento de informações!

Esta da menor frequencia, é bom de saber tem vários montadores misturam bem os componentes.

Aqui tem uma lista com vários tipos com processamento parecido e frequencias diferentes acho que poderia usar para explicar para a galera!

http://www.intel.com/products/processor/core2duo/specifications.htm?iid=prod_core2duo+tab_spec

Este upgrade pensado lá na frente é porque a garantia é longa acho que poucos vão se desfazer do notebook tão rápido e as vezes temos oportunidades de pegar componentes baratos seja de amigos ou uma promoção e melhorar, claro que em notebook não é tão comum, ou era, parece que fazer estes upgrades vem se tornando cada vez mais fácil neste produtos!

Postado

A freqüência de operação da memória é limitada em 667 MHz pelo chipset Intel PM965. O uso de memórias de 800 MHz só é indicado para que tem intenção de fazer overclock de memória, o que não é muito recomendado para notebooks.

"Suporte para tecnologia de memória DDR2 de canal duplo de 667 MHz".

FONTE: http://www.intel.com/portugues/products/chipsets/pm965/index.htm

Postado

Eu poderia jurar que vi o barramento do chipset como 800 ... vou pesquisar ...

Realmente é 667 de canal duplo, li so os 800mhz escritos acima .... O que é barramento frontal ?

A freqüência de operação da memória é limitada em 667 MHz pelo chipset Intel PM965. O uso de memórias de 800 MHz só é indicado para que tem intenção de fazer overclock de memória, o que não é muito recomendado para notebooks.

"Suporte para tecnologia de memória DDR2 de canal duplo de 667 MHz".

FONTE: http://www.intel.com/portugues/products/chipsets/pm965/index.htm

Postado
Eu poderia jurar que vi o barramento do chipset como 800 ... vou pesquisar ...

Realmente é 667 de canal duplo, li so os 800mhz escritos acima .... O que é barramento frontal ?

Barramento frontal é o do processador. O chipset comunica com o processador através de um barramento de 800 MHz, e com a memória através de um barramento de 667 MHz.

Postado

hmmm, então o PM é mesma porcaria do GM ? eu imaginei que por ser o de performance o PM aceitaria memoria 800.

axho q a cpu maxima q da pra por nele é o t9500, mas to me baseando nas opóes diponiveis que tinham la no site do modelo e por o m152 aceitar o t8300 então aceita o t9500 se o x7900 for compativel vai dar pra usar tb. a T5550 em uma CPU slot P, justamente foi feita pra ser compativel com a t5600 que é slot M so que é core 2 duo ao invés de core duo.

quanto a t8300, ela é bem mais rapida que a t5550, nao vai dar FPS em games, isso ai é trabalho da placa de video, mas vai melhorar reaçao de AI e fisica. alias, a t5550 pode derrubar desempenho se o jogo for muito pesado em fisica, ai sim, cairia FPS em relaçao ao t8300, mas nao consigo imaginar um jogo que consiga usar 50% de uma t5550, tem q ser muito mal feito mesmo. essa ideia de CPU ter a ver com FPS vem do tempo das CPUs mais fracas que era normal a fisica comer 100% de CPU e derrubar o jogo.

A historia de barramento forntal hoje em dia esta mais pra MKT do que qq coisa, teoricamente seria como a auyara disse, e é, so que muitas vezes ele se comunica a 800MHZ com a placa-mãe, e logo em seguida ela derruba isso pra 533mhz ou menos pra economia em montagem, colocam controladoras lentas as vezes de 8bits ou 16bits. então seria como ter uma super caixa dàgua com encanamentos de 1/8 de polegada.

nao q seja o caso deste note, ai teriam que ser feitos testes e mais testes. mas isso explica porque muitas vezes você ve um note com CPU 533MHZ e uma de 800MHZ e nao sente muita diferença de desempenho das 2.

Teoricamente por ter o Chipset PM esse note é de performance, e se espera controladoras rapidas dele, mas se ja estão falando que é podado pra 667 mhz a controladora de monte norte, eu nao arrisco dar muito palpite nao, hora que der um tempo vou rodar uns testes quaisquer pra ver desempenho.

[]'s

Postado

aqui eu deixo setado tudo no deful dela pra 1 risco antes de desempenho maximo.

pelo icone do tray bar você clicando com o botao direito, escolhendo HD2600, escolhendo 3D settings e depois standard settings eu coloco em high performance.

alias melhor esquema é configurar por ali do que abrir o catalyst e configurar item por item, sempre da melhor resultado.

[]'s

Postado

desde que o note chegou você nao ta feliz com ele, cara, devolve e pega um powernote com 8600gt

ai você ja faz o review dele, ta mesma media de presso.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!