Ir ao conteúdo

Como rodar HD em DVD-Player Comum...

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal...

Bom... é sabido que já tem pipocado pela net toda filmes em HD (720p) e Full HD (1080p) usando em sua maioria o Codec x264 (Mpeg4 AVC / H.264), geralmente ripados de Discos Blu-Ray ou (os agora em extinção) HD-DVD.

Isso aí é, comercialmente falando, a melhor imagem que podemos ter... supondo que estamos usando o Player/Cabo/TV(ou PC)/Midia certos. Mas é também uma coisa ainda rara e cara pra realidade brasileira... Por aqui, a grande maioria (include me ;-) ) ainda esta no perfil:

1º DVD Player MP4

2º Video Componente

3º TVs CRTs (480p)

4º DIVX (Xvid/MPEG4/ect )

5º DVD-R 4,5GB

Então... o que de melhor podemos fazer com essas 5 "coisas" aí ?

Desculpe os que vinham buscar informações... vocês acabaram de descobrir que na verdade (até a criação do tópico) vocês vieram dar informações... sacanagem... é eu sei... mas um bom título de tópico é muito importante...

Lógico, vou também passar algumas informações, pois embora eu seja leigo no assunto, andei brincando com alguns samples, e reuni algumas informações, já que adoro escrafunchar, alías, justamente o que você está fazendo agora também. :P

Então... o que de melhor eu posso tirar do XVID, levando em conta as limitações daqueles 5 "itensinhos" lá em cima... vou lhes dizer aqui por onde andei e que programas que usei...

DOWNLOAD DOS PROGRAMAS (clique em cima para baixar):

AviSynth 2.5.7 final

LAME ACM MP3 Codec 3.97 final

CoreAAC e CoreAVC

VirtualDub 1.8.1

XviD NIC 06/04/05

PS1: O VirtualDub é só extrair e para abrir rode VirtualDub.exe.

PS2: O LAME ACM MP3 depois de extraído, clique com o botão direito em cima de LameACM.inf e selecione Instalar.

Um tutorial bem interessante pra quem quer se aventurar pode ser visto bem ==> AQUI <==

Dicas de como configurar mais a fundo o XVID pode ser visto ==> AQUI <==

Levando em consideração o bitrate máximo suportado por um DVD Player de Mesa, que aliás, fica também essa pergunta... o gargalo gerado pela leitura e decodificação em tempo real de um arquivo muito grande... que poderia desde simplesmente não tocar o filme até ficar travando... O que de melhor pode-se conseguir tendo disponível 4,5 GBs para um MPEG4 ?

Falando em "MPEG's", o resultado vai ser melhor que o MPEG2 do formato DVD comum ? Que é o principal propósito...

E então... agora a questão chave: Consigo criar algo melhor que o MPEG2 Original com um XVID turbinado (ripado de um Blu-Ray) usando um DVD-R? Num Player de Mesa ligado a uma TV CRT usando um Cabo de Video Componente?

Postado

Olha,

Em pequenos testes caseiros realizados em meu modesto laboratório de vídeo, pude constatar que:

1) As TVs CRT comuns não suportam resolução acima de 480x480, salvo algumas marcas/modelos mais modernas, no caso Sony e LG.

2) Os DVDs que tocam mal e mal os Divx (teste feito com Panassonic e Samsung) não suportam as gravações feitas com encodes HD, ou em Divx, com alteração de resolução acima de 720i, nem travando fica, simplesmente não aparece nada, o formato não é reconhecido.

Ender

Postado

Use as comunzinhas mesmo... WinAvi, 720x480, infelizmente com nosso Hardware não tem muito que fazer não.

Agora se tiver uma LCD ou Plasma aí compensa investir um "pouco" mais e montar um HTPC.

Ender

Postado

Bom... fazendo alguns testes... a melhor configuração que meu Player de Mesa rodou foi:

Filtro Resize 404p (720x404 progressive) BitRate 8200Kbps (Eu setei o máximo, 10000, mas o resultado final ficou em 8200) - Audio LAME MP3 320CBR - 2 passadas - XVID em H263 com Quarter Pixel (QPEL)(Global Motion Compensation (GMC) não rodou, assim como o Packed bitstream tirou a fluência, isso eu até já sabia, sempre tenho que usar o Mpeg4ModifierMod.by.istona.2.1.1 pra tirar esse "d"efeito)

Apenas pra complementar... minha bateria de "RIP-testes" é originado de uma Sample do RIP 10000.BC.720p.BD5.x264-Chakra

Que é um RIP de Blu-Ray Matroska, 720p (1280x720 progressive) Bitrate 8565Kbps - Audio AC3 640CBR 6Ch

Agora uma dúvida, em termos de qualidade, 480p é quase o mesmo que 960i, ou o inverso, ou nada a ver ?

Postado

Pensando aqui (coisa rara aliás), me ocorreu o seguinte:

Bom, lembrando que o tópico é destinado a rodar um video em um DVD de mesa com a melhor qualidade possível, e lembrando também que esse que vos escreve é bem iniciante... Logo... não reparem se a pergunta for *****... :P

Conforme eu escrevi, o nosso Sample de testes tem a resolução de 1280x720 (proporção 16/9)... será que sai algo que preste usar o Resize para 720x480 (ou ainda 720x525), fugindo da proporção nativa mas buscando a melhor resolução, não tem como eu fazer isso mantendo a proporção, não a teórica, lógico, mas o resultado prático, a que vai ser vista no player... tipo forçar uma resolução, mantendo a proporção... sei que isso soa meio descabido... mas sei lá... como eu disse, a pergunta nasceu pra ser *****... XD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!