Ir ao conteúdo

Experimento com transistor de efeito Hall&pic

fcobarcellos

Posts recomendados

Postado

colegas!

to precisando fazer um projeto de efeito Hall para meus alunos e para a feira de ciencias da escola.

o projeto se baseia num disco que deve girar em intervalos, proximo a um circuito com transistors de efeito Hall.

eu to utilizando um 16F628 programado para sequencial de LED

até ai tudo muito bem.

eu arranjei um motorzinho de driver de cd-rom ( não é o de passo não ) pois ele so tem dois fios de entrada.

quando eu coloco os dois fios na bateria de 1.5V ( palito ) ele funciona legal, numa velocidade de giro que to querendo.

mas quando eu coloco ele no circuito , susbstituindo um dos LED+ resistor , o pic trava...seria problema de corrente?

no circuito com os leds eu uso uma bateria de 9v. para alimentar a fonte pra fornecer os 5 pro pic.

portanto, pode ta tudo piscando, 5 led e quando coloco os fios do motor ele trava e nem reset funciona..ai tenho que desconectar a bateria.

muito obg desde ja

francisco

Postado

Tem de medir a corrente desse motor com diferentes tensões .

Provávelmente a corrente é demasiado elevada e pode fazer baixar a tensão de bateria de 9V.

Coloque aqui o circuito que está a usar para se ver melhor o que está a fazer.

Postado

ao amigo Zurca

aqui anexo o esquema da parte de gerencimento do pic.

messe caso quero continuar com 5 led piscando e o motor acoplado a algum pino da portB, pode ser o 7.

o motor vai fazer girar um disco com 4 imãs, de que o motor gire com o pulso gerado pelo pic no pino RB7...pic16F628A.

o outro esquema o do transistor de efeito Hall ainda não fiz, pois ta ainda no pboard.

mas esse disco com os 4 imãs pequenos a medida que roda com o auxilio do pic forma um campo magnetico ( Hall ) acionando um led ligado no transistor +resistor.

creio que você entendeu o esquema e a ideia.

o desafio é que os alunos estão tentando o mesmo resultado com outros tipos de esquema ( Mosfet ).

nesse caso minha ideia é mostrar o desempenho de microcontroladores.

ok?/valeu sua ajuda

abraços

Francisco/Tangara da Serra/MT

post-294965-13884947431813_thumb.jpg

Postado

O seu circuito com leds não me parece que tenha problemas desde que respeite as restrições da máxima dissipação do pic.

Note que se ligar todos os leds pode ultrapassar os limites de dissipação da porta do pic.

Tem de ver no manual.

-------------------

Neste circuito pelo que entendi deseja ligar um motor e outras coisas.

Não se pode esquecer que a alimentaão tem de ter potência suficiente para que possa fornecer a corrente necessária e manter a tensão a 5V.

Se como disse atrás está a tentar usar uma bateria de 9V isso não me parece possível pois essas baterias não têm capacidade para alimentar todos esses led e ainda o motor.

A solução será usar uma fonte diferente ou mesmo baterias mas de maior capacidade.

------------------------

Qual a corrente do motor ? Já mediu ?

---------------------------------------

O meu conselho é que use fonte com potência suficiente e que em vez de ligar os leds directamente ás saídas do pic , usar um driver como o ULN28003 por exemplo.

Postado
O seu circuito com leds não me parece que tenha problemas desde que respeite as restrições da máxima dissipação do pic.

Note que se ligar todos os leds pode ultrapassar os limites de dissipação da porta do pic.

Tem de ver no manual.

-------------------

Neste circuito pelo que entendi deseja ligar um motor e outras coisas.

Não se pode esquecer que a alimentaão tem de ter potência suficiente para que possa fornecer a corrente necessária e manter a tensão a 5V.

Se como disse atrás está a tentar usar uma bateria de 9V isso não me parece possível pois essas baterias não têm capacidade para alimentar todos esses led e ainda o motor.

A solução será usar uma fonte diferente ou mesmo baterias mas de maior capacidade.

------------------------

Qual a corrente do motor ? Já mediu ?

---------------------------------------

O meu conselho é que use fonte com potência suficiente e que em vez de ligar os leds directamente ás saídas do pic , usar um driver como o ULN28003 por exemplo.

;;;;;;;;;;;;;;;

Alô!! amigo

ZURCA

Eu mudei o projeto, vou utilizar aquele motor de parabolica, que vi alguns comentarios aqui no forum...creio que vai dar certo

o que eu tava tentando era um motor AC, por isso nem medi a corrente, pois opetei por utilizar o Gardiner modificado tirando o pot e e a placa controladora pra passar ele pra DC.

mas de qualquer forma sempre vou contar com sua orintação tecnica, pois sou novo no assunto , mas visito o forum diariamente.

Fte abraço

Francisco/Tangara da SErra/MT

Postado
colegas!

eu arranjei um motorzinho de driver de cd-rom ( não é o de passo não ) pois ele so tem dois fios de entrada.

quando eu coloco os dois fios na bateria de 1.5V ( palito ) ele funciona legal, numa velocidade de giro que to querendo.

Ok mas agora baralhou-me .

Se é AC como funcionava como dito antes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!