Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
É uma possível causa, sim. Já que esses tais adesivos termicos não ajudam quase em nada na dissipação. Seria legal ter um jeito de tirar os adesivos e colocar algum pedacinho de cobre ou aluminio com uma ba pasta termica, em cima das memorias, de uma forma que fique fixas ao dissipador principal, exatamete como é com os adesivos termicos. porque se simplesmente tirar os adesivos termicos, o dissipador parece que não encostara nas memorias, iria ficar uma espessura mesmo que pequena. Ou seja sem os adesivos só com pasta termica, acredito que a temperatura possa até piora. porque os adesivos são meio grossos, justamente para dissipar junto ao dissipador de alumínio principal.

Bom isso que falei a cima é algo que eu repare.

Poderia comprar um dissipador de memoria ram( o do akasa por exemplo é de cobre e custa 18 reais). E Corta com um alicate mesmo de uma forma que fique do mesmo tamanho do adesivo termico. O problema é que teria que usar uns 3 pedacinhos pelo menos, desses dissipadores cortados. Para poder fica bem preso sobre o dissipador principal. porque como eles são bem finos, um apenas não daria para fixar direito.

É claro usando pasta termica.

Sera que essa minha ideia daria certo?

Abraço

Po eu vou fazer isso sim mais vem ca para grudar o dissipador de cobre das memórias no dissipador principal e nas prórpias memórias seria ambos com pasta térmica?po mais a espessura desse dissipador é de cerca de 1mm pois os adesivos térmicos ficam todos bem marcados pelos chips da memória vou tentar dar um jeitinho aqui depois posto aqui o que eu arrumei!! rsrs

E outra na outra pagina um User disse que desinstalando o CCC e deixando o Drive do Windows 7 a placa fica em Dowm Clock (não sei como se escreve) funcionando em cerca de 500Mhz de clock da Gpu fiz isso aqui e a minha placa se comportou diferente ela continuou a 625 Mhz e esquentando da mesma maneira!!!

Postado

Nao sei se é o acaso novamente... Ou outros fatores (refrigeração do gabinete, temperatura ambiente e etc.) Porém, minha GPU, conforme um usuário relatou a uns posts atrás ela nao tem o ATI PowerPlay!, portanto ela não reduz seu clock quando nao estiver sendo usada, reduz apenas a rotação do Cooler...

A minha placa é a XFX XXX Edition, trabalhando com Cooler em Automático pelo CCC... As temperaturas após 2hrs de FarCry2 e de relatório pelo (GPUZ) não ultrapassam 67ºC e a rotação do cooler não passa de 70%.

Minha sincera opinião:

A minha XFX trava? Sim, trava no F.E.A.R e nada mais (CoD5 , FarCry2, FurMark, 3DMark e etc. tudo OK).

A refrigeração é eficiente? Depende do seu nível de "paranóia" - Minha FX5200 (MSI) com refrigeração passiva, tinha acoplado a ela um cooler de 120mm. Portanto, posicionei um cooler de 80mm para injetar um pouco mais de ar no exaustor da HD4850 apenas para meu CONFORTO PESSOAL, não que haja uma REAL necessidade. Sendo que as temperaturas nao passam de 70ºC.

Compraria outra XFX? Sim.

o>

Postado
Po eu vou fazer isso sim mais vem ca para grudar o dissipador de cobre das memórias no dissipador principal e nas prórpias memórias seria ambos com pasta térmica?po mais a espessura desse dissipador é de cerca de 1mm pois os adesivos térmicos ficam todos bem marcados pelos chips da memória vou tentar dar um jeitinho aqui depois posto aqui o que eu arrumei!! rsrs

E outra na outra pagina um User disse que desinstalando o CCC e deixando o Drive do Windows 7 a placa fica em Dowm Clock (não sei como se escreve) funcionando em cerca de 500Mhz de clock da Gpu fiz isso aqui e a minha placa se comportou diferente ela continuou a 625 Mhz e esquentando da mesma maneira!!!

Bom, sobre o dissipador só testando pra saber. Eu to pensando em fazer tb assim que tiver coragem e sobrar um tempinho. Mais coragem do que tempo =D. Eu tenho aqui uns dissipadores que tirei de dentro de umas fontes genericas queimadas aqui em casa. Acho que se eu cortar eles direitinho iriam ficar muito bons tb. To pensando em fazer isso. Mais com o alicate como eu tinha falado, vai ser mrio difícil e se conseguir nao vai ficar muito bom o resultado. Acho que vou te q levar para alguma oficina que corte ferro por aqui, da uns 5 conto pra cabra corta certinho pra mim os pedacinhos do dissipadores. No caso ja deixo marcado no proprio dissipador onde é para cortar de lápis, pra facilitar.

Sobre o driver, pode ser coisa de driver mesmo. Eu testei com o 9.6 , 9.4 e nao fizeram speedStep (downclok automatico quando a placa estar ociosa), atualmente to usando o 8.12 mesmo que foi até agora o melhor e não tiro ele. No windows XP. Novamente só testando pra saber =D.

Olha nesse forum gringo que o cara fez na sua HD4850.

Veja que ele deu um jeitinho de colocar dissipador por cima de todas as memorias e na parte de traz da placa tb(nao sei oi nome dos componentes de traz da -placa que ele tb dissipou). Achei o trabalho dele muito bem feito.

No caso a VGa era uma da gigabyte e ele fez isso para colocar um cooler melhor "Duorb cooler". porém acredito que de para adpatar algo exatamente que ele fez, mais deixar por cima do cooler box mesmo .

IMG_0064.jpg

34634.jpg

IMG_0071.jpg

O cara fez todo um processo de limpeza tb e usou Artic silver 5.

Olha as tems dele com a VGA em SpeedStep com o cooler praticamente parado. Ficou uma dissipação passiva de tão bem refrigerado quando a vga estar em ociosa no caso.

3663.jpg

É isso que quero tentar fazer da minha. Sendo que usando cooler padrão. No caso eu só adptaria dissipadores igual ele fez e colocaria pasta termica tb. E fecharia o acabamento de plastico preto da XFX normal.

LINK: Do review do cara !

http://forums.overclockers.com.au/showthread.php?t=692686

**** nao to achando o review que existe do cooler da HD4850 XFX. Eu sei que tem porque eu vi. Mais nao to achando. Se alguma alma caridosa souber o link do review que se nao em engano foi o guru3D que fez que eles abriram uma HD4850 da XFX para avaliar a dissipação interna dela e aprovoram. Me passa o Link plz. =D

Abraço

Postado

a minha é da SAPPHIRE e ela fica en idle com 125Mhz core e 250 memo

a placa fica em 38º a 40º em idle e 65º a 70º em full

o cooler fica em 15 a 20% idle e 70 a 75% em full ( nã sei porque nã fica em 100% pois acredito que em 100% ficaria mais fria mas)

uso o drive mais atual pelo Windows seven

Postado
a minha é da SAPPHIRE e ela fica en idle com 125Mhz core e 250 memo

a placa fica em 38º a 40º em idle e 65º a 70º em full

o cooler fica em 15 a 20% idle e 70 a 75% em full ( nã sei porque nã fica em 100% pois acredito que em 100% ficaria mais fria mas)

uso o drive mais atual pelo Windows seven

A minha como já tinha dito antes. Fica em idle na mesma temperatura que a sua praticamente, porém com o clock padrão de 625/993. Sendo que o cooler deixo a 85% fixo. Em full chega no max a 65º com o mesmo cooler a 85%.

@newrlz

Não sabia que a função de speedStep das ATIs eram chamadas de Power-Play. Se for mesmo a minha é compativel, bom pelo menos tem na caixa dela *ATI PowerPlay Tecnology". Mais mesmo assim em pratica no windows XP com varios drives que tentei, (só tentei até o 9.6). Ela nunca fez isso automaticamente. Só da downclok se eu mesmo fizer manualmente.

Abraço

Postado

Realmente com clock em stock (XXX Edition) as temperaturas em Idle, ficam por volta de 40 ~ 45ºC.

@Iggy e JarbasPSF: Bem, até onde sei o termo SpeedStep é mais utilizado em processadores Intel, sendo a variavel Cool´n Quiet utilizado em arquiteturas AMD. Já o termo ATI PowerPlay! é o "downlock" automático das VGAs. Andei consultando o site da XFX e notei que a HD4850 é compativel com essa "tecnologia", porém, até onde tenho observado, está caracteristica ainda não se manifestou no Windows 7 + CCC 9.8

o>

Postado
Realmente com clock em stock (XXX Edition) as temperaturas em Idle, ficam por volta de 40 ~ 45ºC.

@Iggy e JarbasPSF: Bem, até onde sei o termo SpeedStep é mais utilizado em processadores Intel, sendo a variavel Cool´n Quiet utilizado em arquiteturas AMD. Já o termo ATI PowerPlay! é o "downlock" automático das VGAs. Andei consultando o site da XFX e notei que a HD4850 é compativel com essa "tecnologia", porém, até onde tenho observado, está caracteristica ainda não se manifestou no Windows 7 + CCC 9.8

o>

eu uso o sevem e funciona sim

na placa que fica em idle com 125Mhz core e 250 memo em full 625/993

e no prcessador tb o processador fica em 1.6Ghz em idle e 2.8Ghz full

Postado

Agora não sei se o PowerPlay! não funciona pelo fato da minha ser XXX Edition e overclockada "de fábrica" - Pois eu não consigo diminuir o clock dela para o clock stock pelo CCC - O minimo possível é o clock overclockado de fábrica (650Mhz Memory e 1050Mhz GPU).

Já o processador com o Cool´n Quiet ativado, o minimo é 800Mhz e o máximo 2.8Ghz.

o>

Postado

minha 4850 ICEQ4 fica em 33 em iddle, e 42 em full(testei no crysis.)

agora, sobre as xfx, acho que ela deveria ter dado um jeito nisto, parece que nem testaram a placa andes de colocar ;para vender :o

Postado

Bom, sobre não testar a placa antes de colcocar para vender... Foi um comentário assim... digamos, infeliz...

A refrigeração da XXX para mim é muito boa, já vi HD4870 esquentarem bem mais que a minha HD4850 - E quase infartei ao ver uma GTX250 chegar perto dos 90ºC depois de apenas 2 minutos de FurMark. O gráfico de temperatura da HD4850 durante o teste de stress do FurMark é muito linear, cresce em "progressão aritmética" já o da GTX250 foi assustador, crescendo absurdamente em "progressão geométrica".

Fatores de temperatura, varia muito de usuário para usuário... Proximidade da VGA com outros componentes do computador, tamanho do Gabinete, fluxo de ar, acumulo de poeira e por ai vai...

o>

Postado
Bom, sobre não testar a placa antes de colcocar para vender... Foi um comentário assim... digamos, infeliz...

A refrigeração da XXX para mim é muito boa, já vi HD4870 esquentarem bem mais que a minha HD4850 - E quase infartei ao ver uma GTX250 chegar perto dos 90ºC depois de apenas 2 minutos de FurMark. O gráfico de temperatura da HD4850 durante o teste de stress do FurMark é muito linear, cresce em "progressão aritmética" já o da GTX250 foi assustador, crescendo absurdamente em "progressão geométrica".

Fatores de temperatura, varia muito de usuário para usuário... Proximidade da VGA com outros componentes do computador, tamanho do Gabinete, fluxo de ar, acumulo de poeira e por ai vai...

o>

E região tb !! Aqui e onde moro não é a toa que chamam de Hellcife. É muito quente bixo.

eu não uso CCC apenas o drive que o Win mesmo Instala

e está o mais atualizado com o Update

Agora falta tão pouquinho para lançarem o WIn 7 oficialmente. Que nem vale a pena, pelo menos para mim baixar agora mesmo que seja a versão 7600 que dizem ser a comercial, só por conta da função powerPlay que nao funciona aqui no meu Windows XP da HD4850. Falta pouco mais que 1 Mês. Quando lançaram ai sim eu troco para o win 7 e testo esse driver padrão que ele instala automaticamente para a VGA, pra ver se o power play, vai funcionar mesmo.

Abraço

Postado
Deixar o cooler em 85% não pode perde vida util da placa?

Não, de forma alguma. Pelo contrário, mantendo ele em boa rotação (o que for suficiente) vai aumentar a vida útil da placa, com temps menores.

Postado

Definindo a placa como:

o cooler: sim, o cooler vai desgastar mais rápido

a placa de circuitos com tudo em si: não, vai é durar mais porque é mais refrigerada

De quanto reduz: impossível saber!

Agora, vai de ti, se tu quer conservar o cooler ou a placa de circuitos funcionando por mais tempo... ;)

Postado

Uma coisinha que testo que sempre aparece artefato é o teste do GPU Caps View.

http://www.baixaki.com.br/download/GPU-Caps-Viewer.htm

Só em um teste que da uns artefatinhos bem pequenos, umas listrinhas pretas são bem rapidas quase imperseptiveis, mais se você ficar atento da pra perceber.

Alguem que tenha a HD4850 XFX igual a mim, pode fazer o teste tb pra ver se vai ocorrer ods mesmo artefatos? De preferência no XP, que é onde tem o maior numero de casos, e quem tiver de outra marca tb poderia fazer só pra ver se vai da problema mesmo, (acho muito difícil).

Especificamente é Na parte de "OpenGL Demos", seleciona o teste "HDR + DoF + Radial blu", na opção MSA coloca no maximo, aqui é 8x, e da go, reparem ai nas vgas de vocês se vai dar artefato, aqui na minha nesse teste sempre da. Sò fica olhando com atençao o teste que da pra perceber.

O programa é pequeno apenas 3mb, em 1 minto baixa, to esperando? =D E o teste é rápido só pra ver se a minha XFX é a unica que da artefato nesse teste. Ou realmente alguns modelos da Xfx tem esses problemas que ja vem de fabrica. Por isso queria que alguem com outra marca de HD4850 tb fizesse para ver se vai dar tb.

abraço

Postado

Dando um up para o pessoal que está con dúvida em relação à confiabilidade da HD 4850:

O único jogo que está rodando aqui é o SF4, até o Fallout 3 travou e me desanimou de continuar jogando...

Eis então que segui com os teste malucos:

Setei o Cooler da VGA no mínimo possível (41% RPM) e abri o bom e velho SF4 para ver o que iria acontecer.

A temperatura subiu e quando chegou na casa dos 95ºC, eu subi a rotação para 55%RPM, o que fez ela estabilizar entre 90ºC~92ºC.

Beleza então, afinal queria ter certeza de que temperatura não era o problema dela....

Joguei por mais de 1 hora nessas circusntâncias e não houve nenhum problema (lembrando que a utilização da VGA fica na média de 60%/65% nesse game com tudo no talo).

Fechei o SF4 e abri o Crysis.

Para conseguir passar do vídeo introdutório, tive que setar tudo no médio (Tanto no VERY HIGH, quanto no HIGH o simples vídeo inicial travava o PC).

Com o game iniciado, tudo no médio, tive a curiosidade de ver pelo menos como seriam os gráficos de Crysis no Very High, nem que fosse só para olhar rapidamente. Pausei o jogo, mudei para tudo para VH e assim que "despausei" o jogo travou, nem exibiu a tela do game.

Mas aí que vem a novidade, meu processador estava em stock (2,8Ghz), o que pensei em fazer então: Descer os clocks (tipo um underclock), afinal, se o problema é falta de alimentação, descer o clock dele iria folgar um pouco a fonte e sobraria assim potência para a VGA.

Setei o processador para 2,4Ghz.

Depois que fiz isso, joguei Crysis no Very High por mais de uma hora!

GRID rodou com tudo no máximo por cerca de 30 minutos, depois travou (antes não tinha como completar uma única volta!).

Tudo isso me leva a concluir que o problema é definitivamente a fonte.

Estava receoso de ser a VGA, mas com tudo isso da pra afirmar que ela não tem problema, só está sofrendo com falta de alimentação.

Assim que pegar a fonte nova (Uma cavala Corsair TX850 que esta parada na receita, pois fui taxado), posto se tudo vai estar resolvido, ou não.

Abraço a todos!

Postado

Assim que pegar a fonte nova (Uma cavala Corsair TX850 que esta parada na receita, pois fui taxado), posto se tudo vai estar resolvido, ou não.

você comprou ela em que site?

ou alguen enviou?

a minha com essa fonte não da problema não apesar que eu não coloquei Crysis no very(mas vou testar)

Postado

É amigo a HD 4850 é uma otima placa, mas usar com sua fonte da assinatura "Fonte PowerStrike 650w" é pedir para que a placa queime hehehe, fez uma otima aquisição com a CorsairTX850... otima fonte.

Que eu lembre uma compra acima de 50U$ è "quase sempre" taxada pela receita. ^^

Postado
Olhei no GPU-Z e a versão do driver aparece assim: Driver Version ati2mtag 6.14.10.6891 (Catalyst 8.12) / XP. Depois você dá uma olhada como aparece o seu.

caraca... realmente você tá usando o catalyst 8.12, essa versão é bem antiguinha hein !! a que veio com a minha VGA é o 9.1 e agora estou usando o último, aqui tá tudo tranquilo, nada de anormal.

Postado

você comprou ela em que site?

ou alguen enviou?

a minha com essa fonte não da problema não apesar que eu não coloquei Crysis no very(mas vou testar)

Peguei no eBay amigo.

Já está no Brasil, mas a Receita taxou, agora estou esperando para receber a notificação e ver em quanto me taxaram. Mas importei calculando isso (em vista do peso e tamanho da encomenda era quase certa a taxação) e mesmo assim ainda estou no lucro pois paguei R$ 320,00 (+imposto agora né...rs) com frete incluso.

Mas o importante é que a VGA em si parece não ser a causa dos travamentos.

É amigo a HD 4850 é uma otima placa, mas usar com sua fonte da assinatura "Fonte PowerStrike 650w" é pedir para que a placa queime hehehe, fez uma otima aquisição com a CorsairTX850... otima fonte.

Que eu lembre uma compra acima de 50U$ è "quase sempre" taxada pela receita. ^^

Hehehe, é que eu não sabia que era uma bomba, fiz as contas nas amperagens e achei que estava tudo bem, ledo engano.

Tenho sorte da VGA estar funcionando ainda e nem tento mais jogar nada pesado, ne fazer over de nada.

Abraço.

Postado
caraca... realmente você tá usando o catalyst 8.12, essa versão é bem antiguinha hein !! a que veio com a minha VGA é o 9.1 e agora estou usando o último, aqui tá tudo tranquilo, nada de anormal.

é amigo... realmente é um pouco antiga, mas da 9.4 pra cá, que foram as que eu usei desde que adquiri a placa, nenhumas delas funcionou direito. Powerplay não funcionava nem overclock.

Logo mais vou fazer novos testes. Vou testar as versões de driver pra ver a partir de qual começou a incompatibilidade.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...