Ir ao conteúdo

Transformando um fan sem pinos em um cooler de tomada para VGA

upking

Posts recomendados

Postado

Realmente depois dessa eu me superei, não pensei que seria capaz de tanto

Vou contar a história, a alguns meses atrás eu arrombei a fonte do meu PC antigo para retirar o Fan (ventoinha), até ai tudo bem, mas o ***** estava conectado a fonte por solda ou seja sem pinos para ligar na placa mãe, ele ficou inutilizado até que um belo dia estou eu remexendo nas minhas coisas e encontro um carregador de 12V de um carro de controle remoto meu recarregavel, então pensei " Fans funcionam a 12V..."

Fui fazer o experimento, liguei o carregador na tomada e coloquei os fios do fan em contato com a parte de metal do plug do carregar, advinhem....

RECUPEREI O FAN :eek:

Mas eu queria ele para minha VGA já que ela não tem fan, apenas dissipador, o problema é que ele é grande demais para ela, pensei por uns 2 dias em o que fazer, até que cheguei a brilhante ideia de usar uma base de LEGO, sim meus amigos, aquele bando de pecinhas e brinquedinhos que você adorava em tempos remotos me serviu para alguma coisa

O que mais me impressionou foi o fan encaixar certinho na base, minha ideia era deixar ele em cima da base, mas assim ta melhor ainda

Vou lhes mostrar umas fotos[clique para ampliar]:

Carregador:

imagem041be0.th.jpg

PC visto de fora:

imagem038ud5.th.jpg

Plug do carregador:

imagem042xg2.th.jpg

Plug do carregador e fios do fan:

imagem037mo7.th.jpg

Base e Fan desmontados:

imagem040uu6.th.jpg

Base e Fan:

imagem039kc1.th.jpg

imagem036xq9.th.jpg

Fan no Molex da fonte(sugestão de Wenderr)

imagem034cg1.th.jpg

Reparem como agora ele está pertinho da VGA, virou praticamente um fan só para ela, e de quebra acredito que ele resfrie não só a GPU como também um pouco das memórias, apesar do dissipador não cobrirem elas

Detalhe, parte do ar vai direto para cima fazendo um ciclo, ar frio tende a descer e quente a subir, se ar frio sobe o quente desce e depois sobe e desce e por ai vai...

[espero ter postado no local correto]

Postado

No meu caso é um pouco diferente

Eu tenho aqui um fan 12v de uma fonte queimada.

Eu queria colocar esse fan pra funcionar em uma fonte de 9v de telefone.

O problema é que essa fonte não que nem a do "upking".Ela tem um pino, tipo aqueles de notebook.

Será que funciona?

Sabendo que ela vai rodar mais lento.

Postado

você quer dizer então que ela só teria "entrada" para conectar apenas um cabo né?

bom se é assim, eu não conheço outra solução a não ser o adaptador/carregador xD

Postado

Isso ai.

Eu tava pensando em fazer isso sem gastar.

Se alguem sabe mais uma solução, por favor fale.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!