Ir ao conteúdo

Memória a uma taxa muito baixa

angourakis

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bom?

Bom, este "problema" vem desde o começo quando eu comprei meu computador

Ele é um HP Pavilion b1030br... veio com um módulo de 256 da Samsung..

Fui na Bios.. diminui os tempos de latência (antes era 4-9-4-4 e consegui por em 3-5-3-3.. posso até deixar 2.5-4-3-3 mas fica "muito apertado" para a memória)... enfim deu certinho, roda estável e rápido

O problema é que em vários benchs que eu já rodei, várias coisas que já tentei, e nada faz a bendita memória rodar um pouco mais rápido.

Vou explicar..

Módulos de memória DDR400 teoricamente alcançam uma taxa de 3200 mb/s (ou 6400 nao me lembro =P)... e ambas as que estão aqui são DDR400 (Samsung 256 e Kingston 512)

Até em meu cliente que são DDR333 se não me engano rs, as memórias nos benchs alcançam pelo menos uma leitura de uns 2500 mb/s para cima..

Aqui pelo manualzinho da HP, como meu processador tem FSB de 533 mhz.. elas rodam a 333 ao invéz de 400 mas mesmo assim, a taxa que ela alcança (aproximadamente 1400 mb/s) é em demasia lenta, pouca...

No Vista a pontuação dela é 2.5 ....

Enfim.. já cansei de pesquisar e não sei o que fazer

A placa mãe é uma Gigabyte GA-8S661FXM-775: http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2186

Ta atualizadinha com a última Bios disponivel!

Sei que no Windows Vista, a nota da memória também aumenta de acordo com a capacidade, mas mesmo assim é muito baixo só 1400 mb/s

Screen:

semttulono9.th.jpg

Se eu faço um pequeno overclock nelas.. ae elas rodam um pouquinho mais rápido mas coisa de 100 mb/s a mais..

E overclock não é a solução ideal visto que nem assim ela fica certinha!

Será que alguem sabe matar a charada rs?

Abraços e valeu

PS: amigo meu também tem o mesmo PC (compramos na mesma época aproximadamente) e a taxa também fica baixa lá

Tudo parece ser da placa mãe mas é estranho porque em meu cliente é Gigabyte também (não a mesma mas da mesma série de placas)

Postado

Eu nas minhas tentativas (não sei porque antes n tentei ou nao prestei atenção n sei =x).. consegui algo bom rs...

De fato aumentando o FSB do processador, deu uma melhorada ja =D

coloquei um FSB de 179 deixando o PC a 3.93 ghz (um ghz a mais) e a memória pelo menos na pontuação do vista (ta.. eu sei que ela nao é tudo mas fez muita diferença) pulou de 2.6 para 3.7...

Diminui para 150 deixando em 3.3 ghz (que é uma frequência segura ao PC .. mesmo com 1 ghz a mais ele nao esquentava tanto.. mas melhor em 3.3 eheh porque afinal tem tb o resto q sobe com over)... e ai a memória ficou em 3.0

Enfim.. a conclusão é que o FSB do processador limita o desempenho (coisa que eu já sabia)

Agora fico pensando... Tem PC mais fraco que o meu (que também não é aquela belezura mas é bom) e fica com nota 4.4 na memória por ex.. e o meu mesmo com um processador FSB800 acho que não chegaria nisso

Fiz o teste no everest e mesmo assim a taxa pulou de 1400 para 1900.. o que não me parece ser tão grande coisa assim

O que mais me deixa intrigado é que meu cliente por ex tem um Celeron com FSB 533 também! (Celeron D) e a memória consegue rodar a toda velocidade ou pelo menos parece rs... agora que a nota fica maior, isso fica!

Alguém tem alguma ideia do que fazer? (não me digam trocar o PC por favor =x)...

Não tem como tirar essa limitação né?

Abração e valeu

• Membro VIP
Postado

Está estranho, mas, mude a divisão na bios para memória e veja o que acontece.

Eu acho que é culpa desse divisor 6:4, caso não seja, pelo menos é uma tentativa de ajeitar.

Sua memória está assim: Barramento externo (133.9) dividido por quatro, multiplicado por seis e novamente multiplicado por dois, por ser DDR, 134/4*6=201*2= 402DDR.

Baseado no que mostrei, ache na bios uma fração que fique dentro do limite de sua memória, mude, salve e teste, ou simplesmente coloque 1/1 para ver o que muda.

PS: Dependendo do divisor que você coloque, pode ser que seu PC não funcione, não de post, ai tem que fazer reset na bios e para isso tem que abrir a tampa lateral. Não tem nada de mais fazer isso, porém, se o computador estiver na garantia tu não pode abrir né:D. É só um alerta.

Boa sorte.

Postado

Obrigado pela resposta ribeirocross,

Sou técnico de informática rs.. mas ainda não achei um jeito realmente eficiente de melhorar isto.. apenas trocar o processador no caso.. o que não compensa

A bios não oferece esta opção, apenas configuração de 4 opções das latências da memória + velocidade da CPU e Memória + Trava slot AGP em 66 mhz

Se rodo a 3.3... não é prejudicial diretamente ao processador, mas o chipset fica fervendo (acho que é o ponte sul né.. rs)

Meu computador não está mais na garantia.. já vai fazer 2 anos.. mas mesmo que estivesse é da HP... nao tem problema em abrir!

Enfim, já tentei de tudo que possa imaginar.. e mesmo assim não adianta rs..

Acho mesmo que não tem solução (a não ser fazer UP no processador)

Bom, valeu pela ajuda..

Se tu souber de mais alguma coisa a fazer por favor, compartilhe!

Abração, valeu

• Membro VIP
Postado

Por nada amigo.

É muito estranho a banda ficar tão baixa assim na frequência que é mostrada pelo Everest. Pelo CPU-Z mostra a frequência de 200Mhz também?

Já verificou no site do fabricante se existe algum relato de problema parecido com o seu e se acharam alguma solução?

Quem sabe alguém, aqui do fórum, já se deparou com esse tipo de "enrosco" e tem alguma dica...

Eu não sei mais o que você pode fazer, alem das dicas, para contornar a situação.

De todo modo desejo boa sorte e torço para que resolva o "problema":D.

Abraço.

Postado

Opa

Então.. o CPU-Z não mostra as informações da minha memória (na guia memory).. apenas que possuo 768!

Em SPD ae ela detalha as infos dos dois pentes.. e ambos trabalham em 200 mhz..

Não tem porque não... uma memo é da Samsung, a outra da Kingston rs...

Já verifiquei aqui no site, no google tb, no site da gigabyte e da HP e a única coisa que acho é que por causa do FSB do meu processador ser 533, a memória roda a 333

Mas mesmo a 333, tá muito lenta as taxas não?

Sei que everest e afins não são exatamente confiáveis.. mas seria muita coincidência estar errado no Windows Vista (inclusive fazendo um winsat formal), no Everest e em outros como o Sandra

Enfim... estou perdendo as esperanças =/

Vou refazer testes neste cliente quando eu for lá e ai posto...

Mas estou quase certo que é a Placa Mãe.. visto que no PC de meu amigo também ocorre o mesmo!

O mais engraçado é neste cliente a placa ser da Gigabyte!

Abraços vlwww

EDIT: Ta explicado: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1059/3

Estou limitado pelo FSB do meu processador e infelizmente não tem como atingir todo o potencial da memo..

Triste.. mas fazer o que

Vou comprar um dissipador + cooler para meu chipset.. e ai deixo o PC em overclock.. é o que dá

Thanks ribeirocross =D

Postado

rs.. irei pesquisar mais.. ver se há ainda alguma coisa a ser feita... como por exemplo fazer esta opção aparecer na Bios.. mas é quase certo que não

A única solução mesmo é elevando o FSB... e mesmo assim continuará não rendendo a 100%

Enfim... vlwww amigo ribeirocross

Meu próximo PC será um note.. ae não terei mais tanto essa preocupação...

Abração

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!