Ir ao conteúdo

Como relacionar, vincular dados

Gilbertjuniors

Posts recomendados

Postado

Como posso vincular para futuras consultas dentro de uma mesma tabela por exemplo: data de aniversário de um cliente com seu respectivo nome; e ainda data de aniversário do/da conjuje com o nome do/da conjuje, e de cada a data de aniversário de cada filho como o respctivo nome de cada filho?? :muro:  :muro:  :muro:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Gilbertjuniors@02 Nov. 2003,03:59

Como posso vincular para futuras consultas dentro de uma mesma tabela por exemplo:

1) data de aniversário de um cliente com seu respectivo nome;

2) data de aniversário do/da conjuje com o nome do/da conjuje

3) data de aniversário de cada filho como o respctivo nome de cada filho?

Bom, aí eu preciso ver como está a estrutura da tabela.

Supondo que você tenha feito mais ou menos assim, com esses campos abaixo:

Codigo | Nome | DataAniversario

Vou te passar um exemplo de como eu faria: colocar um campo à mais, para relacionar o código de um cliente com o outro, e passar esse campo com um valor de parâmetro numa consulta. Ficaria assim por exemplo:

Codigo | Nome | DataAniversario | RelacionarCom

Vamos supor que você tenha esse cadastro:

Codigo | Nome      | DataAniversario | RelacionarCom

0001      Teobaldo    01/02/1970

0002      Arquibaldo  01/02/1970

0003      Matilda      01/02/1970

0004      Filomena    01/02/1970

Agora vamos supor que o Teobaldo é casado com a Filomena, e que a Matilda é filha do Arquibaldo. Nesses casos, você colocaria assim no campo RelacionarCom:

Codigo | Nome      | DataAniversario | RelacionarCom

0001      Teobaldo    01/02/1970        0004

0002      Arquibaldo  01/02/1970         0003

0003      Matilda      01/02/1970         0002

0004      Filomena    01/02/1970         0001

Como um exemplo é melhor que mil palavras, pegue este exemplo para ver como funciona na prática.

Pode ser que exista alguma maneira mais eficiente de fazer, mas eu só conheço essa...

Boa sorte.

:**

Postado

CWBS, Se eu entendi, devo separar os dados dos clientes em tabelas diferentes e relacioná-los, e não por exemplo: por a data do/da conjuje e filhos na mesma tabela.

Possuo atualmente fichas manuais que contém: Nome, Endereço, Nome do Conjuje e dos Filhos com respectiva data de nascimento, Telefones, E-mail, Quais Produtos comprou, Agendamento de acompanhamnento e Próximas entregas de cada cliente.

Como devo organizar estas informações no Access, pois estou aprendendo com livro e já pondo em prática, devido ao pouco tempo disponível que tenho.

Desde já

Agradeço a Colaboração.

• Membro VIP
Postado

Colega, agora começo à entender o problema.

No caso do conjuge até que não há problema, basta incluir um campo à mais para a data de aniversário do conjuge, supondo-se que poligamia no Brasil seja crime e o sujeito não vai ter mais de uma esposa (nem a sujeita mais de um marido) :-)

Agora no caso dos filhos, pode haver quantidade suficiente para montar um time de futebol, ou uma equipe olímpica.

Neste caso, você deveria sim criar outra tabela, mais ou menos com esta estrutura à seguir, chamada FilhosDosClientes:

...

CodigoCliente | NomeFilho | DataAniversario

...

Assim, vamos dizer que você tem aquela tabela de Clientes, com esses dados assim:

Codigo | Nome      | DataAniversario

0001      Teobaldo    01/02/1970

0002      Arquibaldo  05/12/1965

0003      Matilda      21/08/1944

0004      Filomena    11/11/1973

Agora, vamos dizer que que o Teobaldo tenha como filho o Teobaldinho Jr., e a Matilda tenha como filha a Matildinha. A tabela FilhosDosClientes ficaria assim, com os códigos dos pais "amarrando" os filhos dentro da tabela:

CodigoCliente | NomeFilho | DataAniversario

0001                Teobaldinho Jr.      01/12/1990

0003                Matildinha             25/06/1995

Note que 0001 e 0003 são códigos dos Clientes, e é a única coisa que diz quem são os pais ou mães de quem está cadastrado em FilhosDosClientes, ou seja, é a única informação que diz que Teobaldinho Jr. é filho de Teobaldo (Código 0001) e que Matildinha é filha de Matilda (Código 0003).

Assim, você pode consultar todos os filhos de determinado cliente na tabela FilhosDosClientes, bastando passar como parâmetro da consulta o código do cliente.

É o mesmo esquema que você vai precisar montar quando for fazer, por exemplo, a emissão de Notas Fiscais: existe o cabeçalho da nota, e existem os itens de produtos ou serviços da nota.

O cabeçalho é um só, mas os itens são vários e você não pode cadastrá-los na mesma tabela onde está o cabeçalho, do contrário esse vai se repetir várias e várias vezes, quantos forem os itens da nota.

No caso dos clientes e seus filhos, ocorreria a mesma coisa, ou seja, uma grande redundância na tabela de clientes, pois os dados de cada cliente se repetiriam sempre à cada filho incluído.

Se é que eu entendi seu problema, é isso!

Boa sorte!

:**

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!