Ir ao conteúdo

Como criar um objeto "global"

Delphing

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com uma dificuldade em Java, que é que eu não estou sabendo como criar um objeto que eu poderia manipular de qualquer parte do código teria como isso? Por exemplo, eu crio o objeto

Teste oTeste = new Teste(); quando o programa é iniciado, como eu poderia fazer para usar os métodos desse objeto em qualquer parte do programa, por exemplo, eu estou lá num botão e quero usar o método oTeste.setNome("Nome"); depois estou em outro botão e gostaria de usar o método oTeste.getNome(); como eu poderia fazer? Teria que criar o objeto em todos os lugares?

Postado

Sim, uma opção seria criar um objeto para cada vez que fosse usá-lo. No entanto, se você realmente precisa utilizar/manipular dados gravados no mesmo objeto, em vários lugares do seu código, poderá fazer como no seguinte exemplo:

//classe a ser utilizada em várias partes
public class SuaClasse {

//cria um objeto da SuaClasse que será único
private static SuaClasse Sc = new SuaClasse();
int a,b;

public void metodoQualquer(){}

public void outroMetodo(){}

//Metodo para retornar o objeto SuaClasse quando necessário
public static void getInstance(){

if(Sc == null) Sc = new SuaClasse();

return Sc;

}

}//fim de SuaClasse

//Aqui teriamos uma outra classe onde o objeto da
//classe SuaClasse será reutilizado
public class UmaOutraClasse{

SuaClasse temp;

int var1,var2;
char c;
//um lugar onde Sc seria utilizado
public static void algumMetodo(){

temp = temp.getInstance();

}

}

Por último você também poderia utilizar hereditariedade para reutilizar métodos de sua classe.

Talvez tenha ficado um pouco confuso, o ideal seria você ler algo sobre Programação Orientada a Objeto. Também seria legal ler algo sobre variáveis estáticas, como por exemplo nesse artigo:

Artigo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!