Ir ao conteúdo

Possíveis cortes no Cooler Master 690 - AJUDA E DICAS!!!

Poncha

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!!!

Tenho um Cooler Master 690 e gostaria de saber se tem como furar com uma serra copo, aquelas grades (furinhos) na tampa lateral onde podem ser colocados os fans de 120mm, já que acho que eles atrapalha o fluxo da entrada de ar, além de fazer um barulhinho meio chato (em função dos furinhos e já com os fans instalados). Isso é possível? Qual é a melhor maneira de fazer isso, se não for com serra copo?

-Existe uma serra copo com 118mm (acho que deva ser a mais correta) pra fazer esses furos e colocar dois fans de 120mm? Se 118mm não existir, qual é o tamanho que devo usar, nesse caso?

- Será que, na hora do corte, só duas folhas duplas de papel contact pra colocar na tampa, seguram a onda e não irá danificar a pintura do lado externo (que é preta) do meu gabinete? Se por acaso não fique totalmente perfeito, posso e devo colocar aquela borracha "U" para um melhor acabamento?

- Caso não faça em casa, por não ter os materiais necessário, quais os locais que vocês indicariam para que eu fizesse esse furos, como cortes realmente bem feitos e profissionais?

Endereços e sugestões são bem-vindas :)...

Agradeço desde já a todos pelos os esclarecimentos...

Postado

Boa Tarde Amigo, 1º- Tem como sim, com serra copo de 118mm se não me engano fica perfeito Melhor com serra copo mesmo.

2º- sim acho que 2 folhas segura a onda sim coloque dos 2 lados da porta do gabinete, e caso não fique bom é uma ótima ideia colocar borrachas em "U" Para um melhor acabamento sim.

3º- você pode levar em, lojas que colocam som de carro e serralheria, ai sim é trabalho bem feito garantido.

4º- Depende de onde você mora por aqui onde eu moro os caras cobram em média ums R$ 10,00 / R$ 15,00 por cada furo é meio carinho pelo menos eu acho, se você tiver furadeira você pode fazer é so comprar a serra copo em qualque loja de material de construção vende.

Recomendo a serra copo (starrett Das AMARELINHAS ) São muito boas deve custar em media um R$20,00 / R$30,00 e você vai poder fazer de seu Gabinete uma " PENEIRA" sem precisar pagar por cada furo rsrsrs!!!

è isso amigo espero ter te ajudado valeu...

Obrigado.

Postado
Boa Tarde Amigo, 1º- Tem como sim, com serra copo de 118mm se não me engano fica perfeito Melhor com serra copo mesmo.

2º- sim acho que 2 folhas segura a onda sim coloque dos 2 lados da porta do gabinete, e caso não fique bom é uma ótima ideia colocar borrachas em "U" Para um melhor acabamento sim.

3º- você pode levar em, lojas que colocam som de carro e serralheria, ai sim é trabalho bem feito garantido.

4º- Depende de onde você mora por aqui onde eu moro os caras cobram em média ums R$ 10,00 / R$ 15,00 por cada furo é meio carinho pelo menos eu acho, se você tiver furadeira você pode fazer é so comprar a serra copo em qualque loja de material de construção vende.

Recomendo a serra copo (starrett Das AMARELINHAS ) São muito boas deve custar em media um R$20,00 / R$30,00 e você vai poder fazer de seu Gabinete uma " PENEIRA" sem precisar pagar por cada furo rsrsrs!!!

è isso amigo espero ter te ajudado valeu...

Obrigado.

Oi, tsimpsom,

Vou fazer uma pesquisa aqui no Rio pra saber quanto fica o preço de cada furo nesses locais que você sugeriu (lojas que colocam som de carro e serralheria).

você acha que vale mais a pena comprar uma broca e a serra copo (starrett Das AMARELINHAS ) e fazer você (eu, nesse caso :D) mesmo? Acho que é uma, já que sou bem cuidadoso com esse tipo de coisa...

É fácil achar uma serra copo (starrett) de 118mm?

Pois é, já tinha pensado sobre colocar papel contact duplo (duas camadas) dos dois lados da porta do gabinete, pra não "machucar" o metal e a pintura.

Ah, caso eu queira fazer um furo de 80mm no lado direito do gabinete, aonde já existe um local apropriado pra se colocar um fan desse tamanha, qual é o tamanho da serra copo que devo utilizar? (acredito que seja um pouco menor que 80mm, como no modelo da 120mm, que foi 118mm)

Agradeço mais uma vez...

Mais dicas e sugestões são bem-vindas

Postado

Cara você tem um CM 690, um dos melhores gabinetes da Cooler Master e mais refrigerado também...

Porque serra-lo ? Tem como colocar 7 Fans nele...Você vai por uma torradeira la dentro ? Acho que não vale a pena o esforço e a grana para modifica-lo dessa forma ele já é ótimo, fora o risco de estragar a pintura ou a lata...Bem é minha opinião...

Postado
Cara você tem um CM 690, um dos melhores gabinetes da Cooler Master e mais refrigerado também...

Porque serra-lo ? Tem como colocar 7 Fans nele...Você vai por uma torradeira la dentro ? Acho que não vale a pena o esforço e a grana para modifica-lo dessa forma ele já é ótimo, fora o risco de estragar a pintura ou a lata...Bem é minha opinião...

Pois é, Night_Wolf, eu sei disso, mas já fiz um teste com ele e no local onde ficam os furinhos laterais, aonde se colocam os fans de 120 e 140mm (os meus são da própria Cooler Master) e o resultado foi o seguinte:

Com filtro fan + fan de 120mm: faz um barulhinho que incomoda um pouco.

Sem filtro fan, só com o fan: o barulhinho muda de "sonoridade", mas ainda incomoda.

Os fans com filtro fan, mas fora do gabinete (ligado, é claro!!!): Nenhum barulho.

Ou seja, creio que realmente o problema desse barulhinho indesejado, fica sendo mesmo o zumbido da ar soprando/passando por entre esse furinhos laterais do gabinete. Tenho 8 fans de 120mm (todos da própria Cooler Master) dentro do meu PC e apenas esses laterais produzem esse "zumbido".

Apenas achei, que de repente essa seria uma solução viável (retirar a tela lateral) para acabar com esse barulho, mas é claro que ainda não decidi se realmente vou ou não fazer isso com o gabinete, que por sinal é realmente excelente (espaçoso e muito bem refrigerado).

Quero mesmo é ver as possíveis dicas e soluções que o pessoal aqui pode me dar para que eu consiga resolver essse pequeno inconveniente.

Quanto ao "teste de colocar uma torradeira ali dentro", irei fazê-lo assim que possível, mas tenho pena, já que acho que ela vai perder feio pro meu "gabinete iceberg" :D...

Continuem a postar dicas e sugestões...

Abs

Postado
Com filtro fan + fan de 120mm: faz um barulhinho que incomoda um pouco.

Sem filtro fan, só com o fan: o barulhinho muda de "sonoridade", mas ainda incomoda.

Os fans com filtro fan, mas fora do gabinete (ligado, é claro!!!): Nenhum barulho.

Ou seja, creio que realmente o problema desse barulhinho indesejado, fica sendo mesmo o zumbido da ar soprando/passando por entre esse furinhos laterais do gabinete.

Antes de cortar o gabinete, tente aumentar o espaçamento entre os fans (barulhentos) e o gabinete, usando arruelas de borracha ou silicone, pode ser que resolva o problema ou pelo menos diminua.
Postado
Antes de cortar o gabinete, tente aumentar o espaçamento entre os fans (barulhentos) e o gabinete, usando arruelas de borracha ou silicone, pode ser que resolva o problema ou pelo menos diminua.

Oi, Nowaisis!

Tentarei usar essa sua dica, sendo que o problema não é de barulho pelo gabinete tremendo em função da vibração dos fans, mas sim um barulho de vento, como se estivesse assoviando pelos buraquinhos esquerdos do gabinete, onde se colocam os fans...

Ah, e aonde posso encontrar arruelas de borracha ou silicone que caibam nesses parafusos e que você indicou? Tema alguma medida específica ou link de onde encontar?

Agradeceço desde já pelas informações

Postado

Com certeza vale + a pena você comprar a serra copo (starrett Das AMARELINHAS ) e fazer você mesmo os furos.

Sim é fácil pelo menos aqui onde eu moro é bem fácil de se achar serra copo de 118mmsim.

Olha em relação a serra para fan de 80mm não tenho certeza mais acho que uma de ums 76mm ou 75mm, mais antes de comprar da uma perguntadinha para o safado do vendedor rsrsrs...

valeu...

Postado

Já qu o problema não é com o barulho dos fans tremendo o gabinete, acho mais aconselhavel fazer os futos mesmo apesar de que esse gabinete é SHOW DE BOLA...

Mais acho que só se estiver realmente incomodando muito beleza valeu....

Postado

Valeu mais uma vez pelas dicas, tsimpson!!!

Vou dar uma estudada na melhor maneira de fazer esse barulhinho sumir e depois, quando ele sumir (espero que suma), eu posto aqui as tentativas e os resultados finais...

Alguém tb está tendo ou já teve esse mesmo probleminha que eu com relação a um "zumbido" (produzido pelo próprio ar) nas entradas laterais do lado esquerdo, onde se colocam os fans, já com eles funcionando?

Manifestem-se por aqui!!!

Postado
Ah, e aonde posso encontrar arruelas de borracha ou silicone que caibam nesses parafusos e que você indicou? Tema alguma medida específica ou link de onde encontar?
Qualquer kit anti-vibração vem com as tais arruelas de silicone, no site e-armazem tem esses kits por lá. Eu se fosse você testaria com arruelas normais, acrescentando o máximo possível para ver se o barulho do vento diminui, se tiver o resultado que você espera e as vibrações não forem tantas, pode ate continuar com essas arruelas normais sem problemas.
Postado
Qualquer kit anti-vibração vem com as tais arruelas de silicone, no site e-armazem tem esses kits por lá. Eu se fosse você testaria com arruelas normais, acrescentando o máximo possível para ver se o barulho do vento diminui, se tiver o resultado que você espera e as vibrações não forem tantas, pode ate continuar com essas arruelas normais sem problemas.

Opa!!!

Dei uma olhada nesse kits de silicione que você indicou e achei de certa forma interessantes... você conhece uns pinos de silicone (que tb vi) e sabe me dizer se são tão eficientes ou melhores que esses kits?

Li em outro fórum uma outra pessoa que estava com o mesmo problema que eu e alguns participantes sugeriram afastar um pouco os fans do gabinete de algumas maneiras interessantes e inusitadas... Assim que tiver um tempo, vou dar fazer algusn testes por aqui... Depois posto aqui os resultados...

Postado
Opa!!!

Dei uma olhada nesse kits de silicione que você indicou e achei de certa forma interessantes... você conhece uns pinos de silicone (que tb vi) e sabe me dizer se são tão eficientes ou melhores que esses kits?

Esses pinos são ate melhores que essas arruelas, mas para diminuir a vibração, pois com as arruelas continua passando um pouco de vibração pelo parafuso que é duro, já esses pinos são completamente macios, pelo menos pelo o que eu li a respeito. Só que pelo você me disse seu problema não é vibração, e sim o barulho que o ar do fan faz ao passar pelos buracos do gabinete. Não sei se esses pinos ajudariam, mas se quiser tentar poste os resultados aqui pois com certeza irá ajudar a muita gente. :)
Postado

Cara, tava com esse mesmo problema. Procurei aqui onde eu moro e não achei ninguem que fizesse o serviço. Procurei saber o preço de uma serra copo para metal e não achei por menos de R$100,00, sem o suporte :eek: A serra copo para madeira é baratinha, mas a de metal é bem cara. No mercado livre não achei por menos de R$85,00.

No sufoco, comprei uma serra tico tico por R$50,00. Da mais trabalho, mas dá pra fazer brincando os furos dos fans quase com perfeição. Depois é só colocar a borracha que fica profissional. Serrei o meu acrilico aqui pra colocar os fans e ficou tão bom que nem borracha usei. Alem do que, a serra serve pra serrar muito mais coisas, tipo cortar toda a chapa lateral e adaptar um acrilico, que foi o que eu fiz aqui. O importante é colocar algo que proteja a chapa, pois arranha muito, no meu caso usei fita crepe e serrei por cima dela mesmo.

Se alguém achar serra copo de metal, com suporte, de 80 ou 120mm por menos de R$50,00, por favor me mande uma mp com o nome da loja. ;)

Postado

Olha se o Problema como eu já disse é o barulho do vento não adianta colocar nada de silicone, borracha na + nada macio mesmo , o negicio é tentar fazer isso awe mesmo afastar um pouco os fans para ver se dar resultado creiu eu que vai dar certo sim pois com o afastamento dos fans o ar não passara com pelos " BURAQUINHO" com tanta preção sendo assim diminuindo o barulho do vento.

Agora se não der certo o recomendado é mesmo fazer os furos para os fans, asim diminuira grandemente o barulho do ar passando pelos " BURAQUINHOS" com certeza.

Sobre os preços da serra copo olha pelo menos aqui onde eu moro em SP CAPITAl não é tudo isso não uma serra como para metal, acho que no maximo dos maximos estralando ums R$ 50,00 e olhe lá...

valeu....

Postado
Esses pinos são ate melhores que essas arruelas, mas para diminuir a vibração, pois com as arruelas continua passando um pouco de vibração pelo parafuso que é duro, já esses pinos são completamente macios, pelo menos pelo o que eu li a respeito. Só que pelo você me disse seu problema não é vibração, e sim o barulho que o ar do fan faz ao passar pelos buracos do gabinete. Não sei se esses pinos ajudariam, mas se quiser tentar poste os resultados aqui pois com certeza irá ajudar a muita gente. :)

Pois é, eu sei que elas são para diminuira vibração, mas percebi (apenas por uma foto), que ela acaba deixando um pequeno espaço entre o Fan e a lateral do gabinete (onde tem os furinhos) e imaginei que , de repente, esse espaço fosse suficiente para diminuir ou sanar em definitivo o "barulhinho de assovio", gerado pela entrada do vento.

Primeiro terei que encontrar esses pinos, já que parece, pelo menos pela Internet, que eles andam em falta no mercado e se achar gostaria de exprimentar sim, já que parecem que, de repente, podem dar um jeito nesse pequeno problema.

Assim que fizer alguns testes prometo voltra aqui e postar as minhas impressões.

Mais uma vez obrigado...

Quem tiver instalado nos seus FANS esses pinos de silicone ou souber de mais alguma coisa referente a eles, por favor postem aqui suas impressões...

Postado
Olha se o Problema como eu já disse é o barulho do vento não adianta colocar nada de silicone, borracha na + nada macio mesmo , o negicio é tentar fazer isso awe mesmo afastar um pouco os fans para ver se dar resultado creiu eu que vai dar certo sim pois com o afastamento dos fans o ar não passara com pelos " BURAQUINHO" com tanta preção sendo assim diminuindo o barulho do vento.

Agora se não der certo o recomendado é mesmo fazer os furos para os fans, asim diminuira grandemente o barulho do ar passando pelos " BURAQUINHOS" com certeza.

Sobre os preços da serra copo olha pelo menos aqui onde eu moro em SP CAPITAl não é tudo isso não uma serra como para metal, acho que no maximo dos maximos estralando ums R$ 50,00 e olhe lá...

valeu....

Beleza... Estarei tentando alguns métodos aqui e depois de realiz-alos, postarei aqui as minhas impressões...

Agradeço mais uma vez pela atenção...

Postado
Cara, tava com esse mesmo problema. Procurei aqui onde eu moro e não achei ninguem que fizesse o serviço. Procurei saber o preço de uma serra copo para metal e não achei por menos de R$100,00, sem o suporte :eek: A serra copo para madeira é baratinha, mas a de metal é bem cara. No mercado livre não achei por menos de R$85,00.

No sufoco, comprei uma serra tico tico por R$50,00. Da mais trabalho, mas dá pra fazer brincando os furos dos fans quase com perfeição. Depois é só colocar a borracha que fica profissional. Serrei o meu acrilico aqui pra colocar os fans e ficou tão bom que nem borracha usei. Alem do que, a serra serve pra serrar muito mais coisas, tipo cortar toda a chapa lateral e adaptar um acrilico, que foi o que eu fiz aqui. O importante é colocar algo que proteja a chapa, pois arranha muito, no meu caso usei fita crepe e serrei por cima dela mesmo.

Se alguém achar serra copo de metal, com suporte, de 80 ou 120mm por menos de R$50,00, por favor me mande uma mp com o nome da loja. ;)

Valeu... Antes de me aventurar a fazer "algo mais radical" (cortar a lateral do gabinete), acho que tentarei alguns outros "métodos menos agressivos", mesmo sabendo que com uma serra copo e tomando as devidas precauções o trabalho fica bastante profissional.

Muito obrigado pela sua opinião...

Postado

você que fazer mais furos no CM 690?

7 coolers não é o suficiente pra você não? :D

ah, detalhe... aquela grade na lateral sai... se você remover o cooler lateral a grade é solta... é só tirar e colocar o cooler novamente sem a grade...

Postado
você que fazer mais furos no CM 690?

7 coolers não é o suficiente pra você não? :D

ah, detalhe... aquela grade na lateral sai... se você remover o cooler lateral a grade é solta... é só tirar e colocar o cooler novamente sem a grade...

Opa!!!

Na verdade eu não quero fazer mais "furo" algum no meu gabinete não, já que tenho 8 fans funcionando dentro dele :D... O que eu quero mesmo e acabar com o "zumbido/assovio" que ele tem produzido em função do fluxo ar que passa pelos furinhos da lateral esquerda do gabinete ;)...

Agora não entendi o que você quis dizer com "aquela grade na lateral sai... se você remover o cooler lateral a grade é solta... é só tirar e colocar o cooler novamente sem a grade..." COMO ASSIM?!??!? Pelo que vi aqui (e olha que eu já vi bastante!!!), não percebi nada disso não...

Se quiser explicar melhor isso, fique a vontade...;)

Postado

hehe... exatamente...

não me toquei que o seu gabinete pode ser o sem janela...

cara, no gabinete sem janela não tem aqueles furos na lateral direto na chapa... á uma grade presa por parafusos...

bom, em relação à barulheira... você tem qtos coolers ligados à placa mãe? porque você pode diminuir a velocidade deles...

Postado
hehe... exatamente...

não me toquei que o seu gabinete pode ser o sem janela...

cara, no gabinete sem janela não tem aqueles furos na lateral direto na chapa... á uma grade presa por parafusos...

bom, em relação à barulheira... você tem qtos coolers ligados à placa mãe? porque você pode diminuir a velocidade deles...

Pois é, o meu gabinete é o "sem janela"... Por isso estava achando bem estranho o que você estava dizendo com relação a remoção das grades,mas depois tb imaginei que o seu deveria sem o modelo "com janela"... ;)

Cara, não faz barulheira não... É realmente apenas um espécie de "assovio/zumbido" que só sai dos 2 FANS laterais devido a entrada de ar que passa pelos buraquinhos na chapa.

Tenho 3 FANS ligados na placa-mãe ( os 2 laterais que fazem o barulhinho e + 1 atrás do gabinete super silencioso). Lembro que todos os FANS são de 120mm da própria Cooler Master.

Tem como eu diminuir a velocidade deles? Achei que só pudesse com um controlador de velocidade... Se souber como e puder me explicar eu agradeceria...;)

OFF TOPIC: você está satisfeito com o desempenho da configuração do seu PC, principalmente no que se refere ao processador e placa de vídeo? Pergunto isso, porque tenho dado uma pesquisada e é exatamente o que eu estou pensando em colocar no meu PC. Lembro que a placa de vídeo vou pedir pra tazer lá de fora. Se tiver alguma sugestão tb, me passe por favor.

Abs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!