Ir ao conteúdo

OverClock em 5200+ Windsor + GA-MA69VM-S2

italo2008

Posts recomendados

Postado

Gente, aproveitando o tópico, to com um problema aqi com meu 5200+ Windsor...

Ele era pra trabalhar a 2,6Ghz mas o CPU-Z mostra ele com muitas variaçoes de velocidade. vou postar umas screens aqi pra vces verem...

As memorias tambem, nao sei se estão trabalhando corretamente, sao 2x2GB Kingston 800mhz em dual channel, as duas sao identicas...

Deem uma olhada nas screens e, se possivel, respondam minhas duvidas...

81167797tg2.th.jpg

94547563ti0.th.jpg

10581920mt5.th.jpg

35136987oh1.th.jpg

46040661os2.th.jpg

Postado

Veja se no setup não está habilitado o cool 'n quiet, se tiver desabilite.

Veja também se não tem nenhuma dessas opções no seu setup, se tiver desabilite.

gx1N2LU0.jpg

Acredito que isso resolverá o seu problema.

• Membro VIP
Postado

Amigo, sobre a oscilação no clock do processador é o Recurso Cool & Quiet trabalhando. Ele controla automaticamente a velocidade do clock do processador, diminuindo-a quando o mesmo não está sendo tão exigido e colocando no máximo quando o mesmo precisa trabalhar a todo vapor. Para desativar tal recurso e fazer com que ele sempre trabalhe no seu clock padrão, desative o Recurso Cool & Quiet na BIOS da sua placa-mãe.

Em relação às memórias, não pude ver a Screen aqui, mas o certo é que elas estejam aparecendo com um clock real de 400Mhz. Dê uma olhada neste artigo para que você entenda melhor sobre essa questão do clock das memórias DDR.

http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR2#Clocks_.28frequ.C3.AAncia.29

Postado

Exatamente, as em vermelhos se tiver no seu setup você desabilita, mais esse problema do clock baixo isso é 99% de certeza que é o Cool 'n Quiet.

Para sabermos o clock da sua memória, abra o cpu-z e vá a aba memory, poste aqui pra gente uma screen dess aparte ''memory'' e poste aqui para podemos te ajudar.

Postado
Em relação às memórias, não pude ver a Screen aqui, mas o certo é que elas estejam aparecendo com um clock real de 400Mhz. Dê uma olhada neste artigo para que você entenda melhor sobre essa questão do clock das memórias DDR.

http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR2#Clocks_.28frequ.C3.AAncia.29

Eu acho qe elas estão trabalhando 400mhz cada uma... na aba SPD do cpu-z, em frequency, mostra 333mhz e no qadrado do lado 400mhz...

Ta certo ?

21124354oc7.th.jpg

Postado
Eu acho qe elas estão trabalhando 400mhz cada uma... na aba SPD do cpu-z, em frequency, mostra 333mhz e no qadrado do lado 400mhz...

Ta certo ?

não é na aba SPD, é na aba memory.

Postado

desabilitei o Cool 'n Quiet no setup e parece qe funcionou... Salvei e iniciei o PC e o CPU-Z agora ta mostrando 2606mhz + ou -...

Eu acho qe esse meu processador ta gargalando a minha 8800GT com clocks de 700/1728/2000 (gpu clock/shader/memory). Isso procede ?

Se sim, sera qe tem jeito de eu fazer um over no meu 5200+ pra acabar/diminuir o gargalo com um cooler simples ? (nao é o box, acho qe é um cooler master). Meu gabinete é um K100 com uma ventoinha 12cm atras jogando ar pra fora e uma Zalman 460B-APS...

Postado

Valeu MKM, vou dar uma olhada...

Eduardo, nao encontrei muito bem exatamente o qe vce pediu, então vou postar mais ou menos oqe achei... se nao for isso eu vou no setup e tiro foto de tudo x)

Ve se é isso aqi:

37503880ev3.th.jpg

43859111yz5.th.jpg

Obs: ta de lado pqe eu tirei do celular e nao ia caber em pe, foi mal :P

Postado

Não, não é essas fotos.

é do setup da parte onde tem as configurações das latências das memórias, onde tem os clocks do processador e da memória, voltagens..

Precisamos dessas fotos para te orientar no overclock.

Postado

Bom, continuei sem achar então vou postar tudo qe tem no meu setup...

Essa é a tela principal:

imagem019qd1.th.jpg

imagem017hd6.th.jpg

imagem018yi2.th.jpg

imagem021or4.th.jpg

imagem022em4.th.jpg

imagem023kx8.th.jpg

imagem024hv8.th.jpg

Espero qe o qe vce precisa esteja ai... Se nao estiver, oqe devo fazer pra encontrar essas informações ? Atualizar a Bios ?

Postado

Para ter acesso às configurações mais avançadas, pressione as teclas CTRL + F1. Uma nova opção irá ser exibida e dentro dela existe as configurações que procura.

Postado

Bom, vou postar todas as imagens de novo pqe o ImageShack deu pau...

La vai:

Tela Principal:

aV25A1xS.jpg

Pq25FYuJ.jpg

gx1R3ff0.jpg

gx1R3kei.jpg

aV25Ai_S.jpg

aV25A420.jpg

gx1R35gr.jpg

aV25A6x9.jpg

gx1R3afJ.jpg

Espero qe as qe vce precisa estejam ai pqe ja atualizei a Bios da minha ga-ma69vm-s2 pra atualização F8 (ultima) e isso é tudo o qe tem no setup...

Espero respostas...

Postado

Faltou do clock do processador.

Eu andei pesquisando, Opções de mudar voltagens ela não tem, então isso está descartado.

Só tem opção de mudar o HTT( FSB ) no setup, deve estar em automatico, aí tens que colocar manual, não tem nada lá? mesmo dando ctrl + F1?

Pra fazer overclock nela, vai ser complicado, Tudo depende do processador, tem que ver quanto ele aguenta de vcore default.

EDIT:

Nessa imagem.

http://www.postimage.org/image.php?v=aV25A6x9

Aquele Ht link frequency tem o que ali? se colocar manual tem algo de 200? e que da pra aumentar?

Postado

No HT Link Frequency tem jeito de por 200, 400, 600, 800 e 1Ghz...

Achei outra opção tambem qe é CPU Frequency qe da pra por de 200 a 500 mhz...

E aí ?

Postado

Isso, é esse Cpu- Frequency.

nessa tela aí..

http://www.postimage.org/image.php?v=gx1R3kei

Mude set memory clock para 667Mhz.

E em Cpu Frequency vá aumentando aos poucos o fsb..

Tente colocar 220 de primeira, e veja se tudo vai funcionar e se a maquina não vai travar.

Depois se for tudo beleza vá testando em 5 em 5mhz até achar o overclock estável para o seu computador, se a maquina não ligar em um certo ponto, você reseta a bios e volta ao clock anterior que você chegou, ou se a maquina travar, você volta ao clock anterior que estava estável.

Depois poste o resultado de quanto você conseguiu.

Postado

Pode travar na inicialização do windows, durante o uso do windows... ou quando estiver jogando algum jogo pesado...

Sim, o Orthos é um ótimo programa pra testar a estabilidade.

Postado

Valeu mesmo...

vou la testando e depois volto com resultados... Falous

edit: mudei a freqency da memoria pra 667mhz e a freqency do CPU pra 220mhz mas na hora em qe o Windows Vista vai dar aqela tela de bem-vindo o PC reinicia...

Sera qe é pqe ta esqentando demais ?

Postado

Consegi iniciar o Windows Vista colocando o CPU Freqency em 210mhz, ai testei com o Orthos e deu beleza...

Ai pus 215mhz, iniciou o Windows Vista, mas o Orthos deu alerta...

O qe deu errado ?

PS: mudei o DRAM Freqency pra 667mhz.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...