Ir ao conteúdo

Como resolver um downclock?

Pouzito

Posts recomendados

Postado

O meu processador é 2.55Ghz, mas eu fuçei o menu da BIOS, e vi que estava funcionando a 2.1Ghz, acredito que o programa de economia de energia que veio no cd da placa mãe abaixou a frequencia dele, sei la, mas ta 2.1Ghz. Eu uso cooler box mesmo, com mais 2 ventoinhas quaisquer no gabinete pois não tenho intenção ( ainda ) de passar de 2.55Ghz, mas se meu processador é 2.55Ghz, e eu aumentar pra 2.55 nao vai ter problema nenhum, certo?

Eu sei onde mudar isso, mas eu fuçei por aí alguns tópicos e dizem q tem q aumentar a tensão a medida que você aumenta os mhz, isso é verdade?

Se for, como faço? Tentarei tirar uma foto da minha BIOS, mas hoje só posso postar screenshots do everest.

Acredito que o programa que reduziu os mhz do processador deve ter reduzido a tensão também...

SS everest:

http://img140.imageshack.us/my.php?image=everestss1oi4.jpg

SS Teste Everest:

http://img517.imageshack.us/my.php?image=everesttestsscr3.jpg

Como podem ver, a temperatura do processador ficou em torno de 33~34 graus, mas estava rodando a 2.1ghz...

Será q eu só vou na bios e aumento o multiplicador pra 9.5 e mais nada?

E o que significa aquele "Memory Clock" no canto do CPUID?

Diz ser 400Mhz, mas minha memoria é DDR2-800, quer dizer que ela tá rodando como 400mhz?

Postado

DDR1 400MHz funciona na verdade a 200MHz, as DDR2 800MHz, a frequencia real delas então sao 400MHz(vi isso rolando por ai)

Quanto ao processador, eu acho que ele abaixa os clocks para reduzir o consumo de energia e sua temperatura. Tenta jogar um jogo bem pesado mesmo ai no seu pc, se o processador nao elevar os seus clocks, voce vai na bios e overclocka ele pra 2.55MHz e seja feliz :)

Postado

Pelo que você falou Pouzito é só o multiplicador do cpu q está limitado em 8x mesmo. Se você aumentar o multiplicador no bios da sua placa mãe, provavelmente o processador rodará normalmente, já que ele foi feito prá rodar em 2,53 GHz.

Quanto as memórias, é exatamente como o Claudinnnn falou. As memórias DDR trabalham transferindo 2 dados por pulso de clock, portanto memórias ddr2-800 tem freqüência real de 400 MHz, mas sua freqüência efetiva é de 800 MHz. Pode ficar tranquilo que isso tá normal.

Postado

Mas tipo, se eu mexer no multiplicador eu vou ter q aumentar a tensão? Não né? tensão é só quando mexe no valor a ser multiplicado, certo?

Postado

Bom, quanto as memórias há explicaram aí, Quanto ao multiplicador, é só mudar ele, não precisa alterar nenhuma tensão.

Postado

Muito obrigado gente, vou fazer isso agora mesmo ;D

E só mais uma dúvida...

Eu sei que duas memorias iguais rodam melhor que uma de mesma capacidade ( exemplo: duas DDR2-800 de 1GB rodam melhor do que uma DDR2-800 de 2GB ), mas meus amigos dizem que a diferença é pouca.

Alguem poderia me explicar um pouco sobre isso? Se a diferença é muita, e talvez o motivo da diferença?

Postado
E só mais uma dúvida...

Eu sei que duas memorias iguais rodam melhor que uma de mesma capacidade ( exemplo: duas DDR2-800 de 1GB rodam melhor do que uma DDR2-800 de 2GB ), mas meus amigos dizem que a diferença é pouca.

Alguem poderia me explicar um pouco sobre isso? Se a diferença é muita, e talvez o motivo da diferença?

Com dois pentes de memória você tem a possibilidade de fazer dual channel, que teoricamente dobra a taxa de transferência do chipset com a memória, com isso terá mais desempenho sim. Principalmente se fizer overclock no processador, já que é através do FSB que ele acessa a memória.

Dê uma lida nesses artigos para saber mais.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/405

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673/1

Até.

Postado

Galera, mexi no multiplicador, e agora tá 2.5 sim, bem melhor, mas ainda tenho uma duvida...

O processador fica em 6x quando nao tá usando muito, e dps quando é exigido, ele passa pra 9.5x... Como faço ficar em 9.5 sempre?

Postado

vou tentar isso agora mesmo!

Mas uma coisa q eu achei muito estranha, foi q eu aumentei o multiplicador do processador pra 9.5, ao invés de 8 q tava antes, dai, ao invés de aumentar meu desempenho nos jogos, diminuiu T_T

Antes tinha um chefe no Devil May Cry 4 q só travava em um certo golpe dele, mas agora fica lerdo nele todo.... vou tentar desativar essas opções da placa-mãe ai pra ver se melhora mesmo.

Brigadao ae pelas respostas gente :D

Postado
Tenta mudar, em vez do multiplicador, o FSB do processador.

pra que? ele não quer fazer overclock, só mudar e colocar o multiplicador correto para o processador.

mas ai vou ter q mexer com tensão, nao? =O

Se aumentar, até um certo ponto não precisa, depois de um certo ponto você vai precisar, mais se você não quiser não precisa.

vou tentar isso agora mesmo!

Mas uma coisa q eu achei muito estranha, foi q eu aumentei o multiplicador do processador pra 9.5, ao invés de 8 q tava antes, dai, ao invés de aumentar meu desempenho nos jogos, diminuiu T_T

Antes tinha um chefe no Devil May Cry 4 q só travava em um certo golpe dele, mas agora fica lerdo nele todo.... vou tentar desativar essas opções da placa-mãe ai pra ver se melhora mesmo.

Brigadao ae pelas respostas gente :D

Isso é conhecidência, pois o clock aumentou bem.

Clock maior + Desempenho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!