Ir ao conteúdo

Funciona Dual channel com 4 pentes de 1GB?

Carpa

Posts recomendados

Postado

Poderiam me tirar uma dúvida, por gentileza?

Da pra fazer dual channel com 4 pentes de memória ou só 2? Quero comprar um kit DDR3, e tá muito mais em conta comprar 4x 1GB do que 2x 2GB (talves por não poder fazer dual channel).

Valeu.

• Membro VIP
Postado
Poderiam me tirar uma dúvida, por gentileza?

Da pra fazer dual channel com 4 pentes de memória ou só 2? Quero comprar um kit DDR3, e tá muito mais em conta comprar 4x 1GB do que 2x 2GB (talves por não poder fazer dual channel).

Valeu.

Ao contrário, mais fácil você fazer dual channel com 2x2 GB do que 4 x 1 GB. As possibilidades são maiores e a possibilidade de incompatibilidade é bem menor.

Postado

Me expressei mal, amigo. Quis dizer que suspeitava que o preço de 4x 1 GB fosse menor porque não dava pra fazer dual channel. =)

Sei que é possível fazer com 2 x 2GB, mas não faço ideia se funciona com 4 x 1GB. É possível fazer dual channel com 4 memórias iguais de 1 GB numa ASUS P5Q3 Deluxe?

Valeu.

Postado

Valeu mesmo pela resposta, cara. ^^

Como eu faria então pra habilitar o dual chanel instalando um kit com 4 pentes de 1 GB? É só instalar um em cada um dos 4 slots e vai entrar em dual channel automaticamente, mesmo não sendo da mesma cor?

Um abraço.

Postado

Entendi. Mas no caso eu tava pensando em comprar um kit com 4 memórias iguais do mesmo fabricante. Será que ainda assim existe o risco de não funcionar em dual channel?

Memórias do mesmo modelo e do mesmo fabricante podem ter latências diferentes?

Obrigado mais uma vez por estar tirando tantas dúvidas, amigo. :)

Postado
Entendi. Mas no caso eu tava pensando em comprar um kit com 4 memórias iguais do mesmo fabricante. Será que ainda assim existe o risco de não funcionar em dual channel?

Memórias do mesmo modelo e do mesmo fabricante podem ter latências diferentes?

Obrigado mais uma vez por estar tirando tantas dúvidas, amigo. :)

além de ser ruim para o futuro, mesmo assim com 4 memórias do mesmo fabricante você corre grandes riscos de incompatibilidades, usar 4 memórias é complicado, você pode ter dor de cabeça e se incomodar um monte com isso.

Se você quer ter um computador que funcione tranquilamente sem dor de cabeça, pegue 2x2GB.

Veja em www.pluginformatica.com.br, tem uns preços bacanas lá, tem um kit Gskill 2x2GB DDR2 1066Mhz por nem 350 reais.

Postado

Sim, mas eu tô fazendo isso pensando no futuro mesmo, gente. Por isso fica uma decisão complicada.

Eu tenho um kit dual channel corsair dominator de 1066 fechado aqui, mas a placa mãe que ia comprar saiu de estoque e pintou a oportunidade de comprar uma mobo com DDR3 pelo mesmo preço. Então eu tava pensando em vender esse meu kit corsair e comprar um kit com 4 GB ddr3. Nem sei se vai fazer muita diferença essa troca entre DDR2 1066 por DDR3 1333, mas tô pensando mesmo em montar um sistema pro futuro, que suporte upgrade pra até DDR3 2000 quando essas ficarem mais acessiveis.

O problema é que o kit Corsair com 2 x 2 GB DDR3 é mais de 200 reais mais caro do que comprar 4 memórias Corsair de 1 GB separadas. Será que nem sendo de uma marca boa assim não garante compatibilidade?

off: Sei que não é o tópico certo, mas já que vocês entendem tanto de memória, poderiam me dar uma luz pra ajudar na decisão? Posso fazer over nesse meu kit DDR2 até 1200 mhz. Será que uma DDR3 2000 (máximo que a outra mobo suporta em oc) seria muito superior a isso?

Valeu.

• Membro VIP
Postado

Hoje, nessa arquitetura baseada em barramento FSB ( a arquitetura FSB é abandonada no nova arquitetura core 7i, passando a ser chamado quickpath ), DDR3 não possui vantagens (custo/benefício ) sobre as DDR2, principalmente essa memória 1333 MHz

No entanto, pensando no futuro, as memórias DDR3 1333 MHz serão aproveitadas.

As DDR2 são melhores nesse momento, devido ao seu alto poder de overclock

Postado

Então pra aproveitar DDR3 eu teria que trocar processador e/ou placa mãe? Se for isso não compensa, pois não pretendo trocar nada no pc por um bom tempo. Só memória mesmo podia ser trocada quando as de 2000 mhz ficassem mais baratas (já que a mobo que compraria pras DDR3 suporta até DDR3 2000).

Você diz que as DDR2 tem alto poder de overclock, mas eu não entendo muito bem como funciona OC em memória (nem em peça alguma). Se minha mobo diz que suporta memórias DDR2 até 1200 mhz significa que eu vou poder fazer overclock somente até 1200 ou posso ultrapassar isso?

Valeu.

Postado

Isso que ela diz não quer dizer de maneira alguma que você vai conseguir esse overclock, e você até pode passar de 1200 sem problemas.

Overclock depende de memória para memória.

Deixa eu te perguntar uma coisa, qual processador você vai pegar? e você vai fazer overclock?

Postado

Processador eu já comprei um Q9300. Pretendo fazer overclock nele sim, mas bem mais pra frente. Não entendo NADA de overclock, então vou fazer um curso de montagem de micro e ver se aprendo pra depois fazer. Sei lá se é coisa simples que da pra aprender só na net. Eu não sei nem montar o PC sozinho, tenho que levar em tecnico. Sou bem leigo mesmo.

Enfim, acho que você me entendeu mal. Eu não vou querer fazer over nas memórias de 1333 até 2000. Só acho que seria bom ter a opção de usar memórias 2000 para upgrades futuros, quando as memórias DDR3 ficarem mais baratas. Entende? ^^

Os motivos que fazem eu estar em dúvida quanto a escolha entre DDR2 ou DDR3 são:

1) Não sei se as 4 memórias corsair de 1 GB DDR3 funcionarão bem em dual channel (pois não vou mexer nelas por um bom tempo) e vai ser mais um investimento pro futuro, pra poder pegar um kit de 2000 mhz depois.

2) Não sei se vale a pena o tal investimento para o futuro, pois não sei se haverá grande diferença entre meu kit 4GB dual channel DDR2 Corsair Dominator (que pode chegar a 1200 mhz) e um kit 4GB dual channel DDR3 de até 2000 mhz comprado no futuro. Preciso me decidir logo quanto a isso pra ver qual placa mãe eu pego >_>

PS: Essa diferença entre DDR 2 1200 e DDR 3 2000 no meu caso deve ser avaliada só pra jogos mesmo, pois essa será a finalidade desse PC que to montando.

Obrigado novamente pala ajuda, gente.

• Membro VIP
Postado

4 x 1 GB não é um boa escolha, risco de não funcionar é grande.

A diferença entre 1200 MHz e 2000 MHz é enorme. No entanto, o desempenho entre uma ddr2 800 e uma ddr3 1333 MHz é pequeno, dando se vantagem no custo/benefício para a ddr2 800.

O que eu recomendo, em jogos, DDR3 ou DDR2, uma DDR2 1066 MHz já é mais do que suficiente, caso uma DDR3 1333 MHz seja bem mais caro. Essa diferença não é notada em jogos, por isso, recomendo.

Já em relação a placa mãe, se pesquisares, existem soluções híbridas, placas mães que oferecem as duas alternativas de uso ( apesar de que , no passado, essas soluções híbridas deram dor de cabeça ao usuário pela má fabricação ).

Postado

Aí que está, eu perguntei qual o processador e se você vai fazer over pela seguinte razão.

Você aumentando o clock do processador automaticamente vai aumentar o clock das memórias, esse processador é 1333Mhz, memórias de 1066Mhz vão ficar limitadas pra você, aí entra as DDR3 1333Mhz, seria praticamente necessário você usa-las, senão o seu overclock vai ficar muito limitado.

esse kit é muito $$ pra você?

http://www.pluginformatica.com/loja/produto-10-6134-memoria-corsair-xms3-4gb-2-x-2gb-240-pin-sdram-ddr3-1333-pc3-10666-dual-channel--tw3x4g1333c9dhx

Não tem outra alternativa, tens que pegar Kits DDR3 mesmo, aí compre Kits de 2x1GB fechados, dois kits desses, assim geralmente eles vem com chips iguais. Outra coisa é você manter a bios atualizada para a última bios disponível no site do fabricante.

Esses dois detalhes já ajudam muito.

Postado
Aí que está, eu perguntei qual o processador e se você vai fazer over pela seguinte razão.

Você aumentando o clock do processador automaticamente vai aumentar o clock das memórias, esse processador é 1333Mhz, memórias de 1066Mhz vão ficar limitadas pra você, aí entra as DDR3 1333Mhz, seria praticamente necessário você usa-las, senão o seu overclock vai ficar muito limitado.

esse kit é muito $$ pra você?

http://www.pluginformatica.com/loja/produto-10-6134-memoria-corsair-xms3-4gb-2-x-2gb-240-pin-sdram-ddr3-1333-pc3-10666-dual-channel--tw3x4g1333c9dhx

Não tem outra alternativa, tens que pegar Kits DDR3 mesmo, aí compre Kits de 2x1GB fechados, dois kits desses, assim geralmente eles vem com chips iguais. Outra coisa é você manter a bios atualizada para a última bios disponível no site do fabricante.

Esses dois detalhes já ajudam muito.

Obrigado pela resposta, cara. Infelizmente esse produto do link sai 100 reais mais caro do que comprar as memórias separadas. As memórias que quero comprar são idênticas a essas da Corsair, aliás. Só que são de 1 Gb e não de 2 GB.

Desculpem a ignorância, mas eu não entendi direito uma coisainha: ^^

Vocês dois usaram como argumento contra o uso de 4 pentes que eu vou ficar sem espaço para poder fazer upgrades no futuro. Porém, vocês mesmos condenam o uso de mais de dois pentes, então acho que esse argumento não vale, né? Porque, segundo vocês, um upgrade só seria válido se fosse feito com apenas dois pentes, o que deixaria 2 dos 4 slots da placa mãe inúteis para sempre, correto?

Postado
Obrigado pela resposta, cara. Infelizmente esse produto do link sai 100 reais mais caro do que comprar as memórias separadas. As memórias que quero comprar são idênticas a essas da Corsair, aliás. Só que são de 1 Gb e não de 2 GB.

Desculpem a ignorância, mas eu não entendi direito uma coisainha: ^^

Vocês dois usaram como argumento contra o uso de 4 pentes que eu vou ficar sem espaço para poder fazer upgrades no futuro. Porém, vocês mesmos condenam o uso de mais de dois pentes, então acho que esse argumento não vale, né? Porque, segundo vocês, um upgrade só seria válido se fosse feito com apenas dois pentes, o que deixaria 2 dos 4 slots da placa mãe inúteis para sempre, correto?

Não..

Por exemplo, Hoje você coloca 2x2GB, daqui a um ano vamos dizer que os jogos e sistemas operacionais evoluiram tanto, e você precisa de 6 a 8GB de memória, aí não tem outra escolha, até o momento não existem pentes de 4GB de memória, você vai ser obrigado a arriscar e colocar mais de 2 pentes na mesma placa mãe.

Sempre falamos isso, porque nós dois geralmente respondemos os tópicos aqui na área de memória, e já pegamos centenas de tópicos com problemas de incompatibilidades de memórias, porque? usam 4 pentes.

No seu caso, não tem escapatória, como você vai fazer overclock, e o processador já é 1333Mhz, você vai ter que usar memórias DDR3 mesmo.

Postado

Entendi. ^^

Não entendo nada de overclock então não sei o motivo de eu ter que pegar DDR3 por causa do meu processador. Mas confio extremamente em você e já decidi vender mesmo meu kit DDR2 e buscar um DDR3. O problema é mesmo a grana.

No site do QLV da minha mobo (link) diz que o modelo que eu queria comprar (link)

é compatível com 4 pentes dela rodando a dual channel. Será que mesmo assim pode ocorrer incompatibilidade?

Só pra esclarecer, não estou duvidando de vocês. Levo muito em consideração suas opiniões e fico muito grato por estarem ajudando e provavelmente evitando que eu faça uma besteira. Só não entendi ainda o que pode causar a incompatibilidade e achei esse dado da mobo interessante. ^^

Outra coisa, a mobo que pretendo comprar diz suportar DDR3 1333/1600 e OC até 2000. Como não entendo nada de OC achei isso meio inutil, pois não sei se é possível levar uma DDR3 1600 a 2000 com OC. Será que é?

Tô perguntando isso porque sai muito mais barato comprar um modelo que aceite apenas DDR3 1333 (mas não diz nada sobre overclock). Ainda não entendi direito se é possivel e recomendavel fazer over acima do clock listado pela placa mãe como compativel. Como algumas placas listam também as velocidades de OC aceitas to chutando que não, certo? Então se eu pegar uma P5QC, que aceita só DDR3 1333, eu vou poder usar as memórias só nessa frequencia e vai ser impossivel fazer over nelas?

valeu de novo, gente :)

• Membro VIP
Postado
Entendi. ^^

Não entendo nada de overclock então não sei o motivo de eu ter que pegar DDR3 por causa do meu processador. Mas confio extremamente em você e já decidi vender mesmo meu kit DDR2 e buscar um DDR3. O problema é mesmo a grana.

O motivo é "casar" a frequência de "conversa" do processador com as memórias, isso aumenta o desempenho. ( teoricamente...)

No site do QLV da minha mobo (link) diz que o modelo que eu queria comprar (link)

é compatível com 4 pentes dela rodando a dual channel. Será que mesmo assim pode ocorrer incompatibilidade?

Não , não vai dar incompatibilidade. No entanto, o outro motivo para não usar 4 pentes é que você tira a possibilidade de dar upgrade. Imagine, daqui a dois anos você precisa necessite aumentar a memória. Quer colocar um pente de 4 GB. No entanto, você tem 4 x 1 GB. O que você terá que fazer? Terá que se livrar de pelo menos 2 pentes e vender ( Se é se você conseguir, pois 1 GB vai se tornar defasado aqui há algum tempo). Além disso, você ainda terá que fazer funcionar um pente de 4 GB com 2 de 1 GB, viu o problemão?

Logo, é mais fácil você casar 1 ou 2 pentes de 2 GB com esse de 4 GB, além de ser mais fácil de vender.

Outra coisa, a mobo que pretendo comprar diz suportar DDR3 1333/1600 e OC até 2000. Como não entendo nada de OC achei isso meio inutil, pois não sei se é possível levar uma DDR3 1600 a 2000 com OC. Será que é?

Sim, é possível, com uma boa memória ( Gskill :D ) você consegue....

Tô perguntando isso porque sai muito mais barato comprar um modelo que aceite apenas DDR3 1333 (mas não diz nada sobre overclock). Ainda não entendi direito se é possivel e recomendavel fazer over acima do clock listado pela placa mãe como compativel. Como algumas placas listam também as velocidades de OC aceitas to chutando que não, certo? Então se eu pegar uma P5QC, que aceita só DDR3 1333, eu vou poder usar as memórias só nessa frequencia e vai ser impossivel fazer over nelas?

valeu de novo, gente :)

Algumas placas mães são fabricadas para aguentar overclock ( se você um artigo que o Gabriel Torres escreveu sobre os reguladores de tensões, entenderá). Por isso, algumas anunciam esse tipo de frequência. Outras, não fabricadas para isso, até suportam algum tipo de overclock, mas não é garantido.

Postado

Obrigado mesmo pelas respostas, anjoed. ^^

O motivo é "casar" a frequência de "conversa" do processador com as memórias, isso aumenta o desempenho. ( teoricamente...)

Saquei. Mas aquele negócio que você falou sobre elas funcionarem melhor com os novos processadores intel que vão sair é verdade? Assim, vão funcionar MUITO melhor? Porque depois que você disse aquilo me deu até vontade de esperar pra comprar um deles. Problema é que aposto que eles vão ser carissimos no lançamento e eu to precisando urgentemente de um PC novo. Você acha que um PC com processadores que usam FSB + memória DDR3 vai durar um bom tempo para jogos ou logo ficará obsoleto?

Não , não vai dar incompatibilidade. No entanto, o outro motivo para não usar 4 pentes é que você tira a possibilidade de dar upgrade. Imagine, daqui a dois anos você precisa necessite aumentar a memória. Quer colocar um pente de 4 GB. No entanto, você tem 4 x 1 GB. O que você terá que fazer? Terá que se livrar de pelo menos 2 pentes e vender ( Se é se você conseguir, pois 1 GB vai se tornar defasado aqui há algum tempo). Além disso, você ainda terá que fazer funcionar um pente de 4 GB com 2 de 1 GB, viu o problemão?

Logo, é mais fácil você casar 1 ou 2 pentes de 2 GB com esse de 4 GB, além de ser mais fácil de vender.

Sabendo que não vai dar incompatibilidade fico mais tranquilo e até compraria o kit com 4 x 1 GB, mas ele acabou esgotando no Mercado Livre, hahaha. Seu argumento sobre não ter espaço para upgrades é correto, mas é que eu não sou de ficar trocando peças de PC a toda hora, sabe? Eu compro pcs para ciclos, que nem videogames. :D De X em X anos eu tento comprar a melhor máquina com o dinheiro que tenho e fico com ela até não me atender mais em NADA. Essa aqui ta comigo há 5 anos, hehe. Enfim, acho que quando resolvesse fazer upgrade em memória as DDR3 estariam tão baratas quanto as DDR2 hoje, então não teria muito problema. :)

Sim, é possível, com uma boa memória ( Gskill :D ) você consegue....

Saquei. As Gskill são muito melhores que as Corsair pra overclock?

Algumas placas mães são fabricadas para aguentar overclock ( se você um artigo que o Gabriel Torres escreveu sobre os reguladores de tensões, entenderá). Por isso, algumas anunciam esse tipo de frequência. Outras, não fabricadas para isso, até suportam algum tipo de overclock, mas não é garantido.

Ah, entendi. Essa é minha maior dúvida então: qual placa mãe comprar.

A P5QC suporta apenas DDR3 1333, mas tava lendo a parte de OC da descrição dela no site da ASUS e diz o seguinte: "Memory tuning from 800MHz up to 2000MHz for DDR3". Então ela também já é preparada pra OC até 2000 mhz? Será que é possivel levar memórias DDR 1333 a 2000, ou pelo menos até a frequencia necessária para acompanhar o OC do meu processador (que pretendo levar a pelo menos 3.5 mhz quando aprender a fazer OC)?

A outra mobo que suporta DDR3 1333 e 1600 está muito cara >_>

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...