Ir ao conteúdo

Estabilizador novo?

Lucas. 1

Posts recomendados

Postado

Só discordo que um equipamento fabricado por empresas de renome indiscutível, que provávelmente leva bastante tempo sendo progetado por inúmeros engenheiros e que é aprovado por normas de segurança não sirva para nada.

Primeiro, um estabilizador é TOTALMENTE diferente de um supressor de surtos!

Estabilizadores procuram manter a tensão estável, mas o modo que eles usam para fazer isso, além de lento, não permite que essa estabilização seja total.

A faixa de tensão que um estabilizador trabalha normalmente é menor que a faixa de tesão que os equipamentos normalmente suportam.

A estabilização da tensão é desnecessária para os atuais eletrônicos existentes.

O estabilizador coloca ruídos na energia elétrica da saída quando há comutação de reles, http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317

O supressor de surtos, normalmente vendido como filtro de linha, visa proteger o equipamento de surtos rápidos de tensão, coisa que estabilizador não consegue fazer.

Alguns estabilizadores estão vindo com filtros de linha básico interno, mas todos são básicos demais, não chegam nem perto da capacidade de proteção que um filtro de linha bom pode fornecer, e o filtro custa mais barato.

Sobre os nobreaks, existem dois tipos, os offline e os online.

Os nobreaks offline são aqueles que o tempo todo fornecem na saída a mesma energia da entrada (passando por um filtro de linha básico e um estabilizador), a energia da bateria só é acionada em caso de falha no fornecimento, só que para acionar a energia da bateria demora, sendo que nesse caso o pc é desligado da energia por alguns instantes, o pc continua funcionando, mas essa falta de energia por esse pequeno tempo pode reduzir a vida útil da fonte.

Dentre os nobreaks offline, temos aqueles, que quando estão gerando energia a partir das baterias, geram onda quadrada ou retangular, denominada pelos fabricantes de senoidal pro aproximação, quase senoidal e outros nomes. Esse tipo de onda elétrica provoca um estresse na fonte, reduzindo drasticamente a vida útil. E temos também os offline mas que geram onda senoidal, esses são menos prejudiciais aos equipamentos, mas ainda possuem o tempo de comutação entre a energia da rede apara a da bateria.

Outro modelo de nobreak é o online, esse possui geração de energia senoidal, e a energia da saída é sempre gerada a partir da energia da bateria, ao mesmo tempo em que a bateria é carregada, esse nobreak não possui o tempo de comutação quando falta luz, além de manter a energia da saída estável sem o uso de estabilizadores.

O uso de estabilizadores não é recomendado, e o uso de nobreaks apenas em operações críticas, em que desligamentos não são aceitos.

Para proteção elétrica o recomendando são os supressores de surto.

Abraço

Leonardo

Postado

Leonardo, existe uma classe de surtos muito pouco estudada e não levada em consideração por muitos que é tb um surto, mas não de tensão e sim de corrente.

A mesma coisa que faz uma fonte funcionar, causa sua morte tb em determinadas condições, falo dos capacitores da fonte.

Quando desenergizados, esses capacitores provocam um surto de corrente até atingirem seu carregamento de energia normal de funcionamento. Esse surto se não contido de alguma forma, vai fazer a fonte parar de funcionar em pouco tempo devido ao stress gerado por esse surto.

Toda fonte chaveada tem logo na sua entrada geralmente em algum ponto antes ou entre os componentes supressores de transientes, um termistor, um NTC nesse caso, Negative Temperature Coeffient o que significa que limita corrente enquanto frio ou parado por alguns minutos e deixa toda corrente parar após alguns minutos de operação ou enquanto quente e isso pode gerar um problema quase nunca levado em conta.

Quando a energia cai e volta digamos em milésimos de segundo, o suficiente apenas pra luz apagar e voltar, isso vai fazer com que os capacitores vão a "zero %" e voltem a "cem %" nesse tempo, sem ter o limitador de corrente da fonte ativo pra conter o surto de corrente. Essa situação é evitada por um nobreak, não deixando os capacitores irem a "zero" e a "cem" bruscamente sem a fonte ter tempo de dar uma resfriada.

O dano causado por esse evento vai desde uma pequena diminuição da vida util da fonte à uma falha total dependendo de algumas situações como o ângulo em que a onda senoidal foi interrompida e retornada. Se o retorno acontecer no pico da onda, tão maior será o pico de corrente tão bem como o tempo da interrupção e o retorno.

Existe uma empresa americana que pos no mercado lá um supressor de surto tanto de tensão como de corrente chamado de CVSS - Current Voltage Surge Suppressor em alusão ao TVSS - Transient Voltage Surge Suppressor. Infelizmente a divulgação desse produto parece ser timida e por enquanto só existe pra 120V.

Mais detalhes sobre esse assunto, você pode ler nesse PDF:

http://www.innovolt.com/white_papers/cvsspaper06.pdf

Esse produto é patenteado e por enquanto não conheço nenhum outro fabricante de algo semelhante, então dificilmente veremos um no Brasil. :(

O ponto interessante q eles colocam nesse documento é que uma tempestade à 160km de distancia, com raios caindo proximo ou na rede elétrica podem não fazer com que a tensão se eleve no ponto final da energia, mais invariavelmente vai fazer a energia dar uma piscada de alguns milisegundos ou segundos com retorno em seguinda, possivelmente criando uma situação de surto de corrente. Zonas densamente industrializadas e com rede elétrica de certa forma sobre-carregada vai ter quedas extremas de tensão por alguns milisegundos quando essas fabricas têm seus motores elétricos ligados e essa situação tb é geradora de condições pra um surto de corrente.

Um fusivel deveria queimar numa condição de sobre-corrente, mas como fusiveis de fontes geralmente são do tipo "slow-blow" ou de abertura lenta, o temp que eles levam pra estourar não é o suficiente pra proteger do surto de corrente. Esse fusivel da fonte está ali pra proteger uma condição de sobre-corrente sustentada e não uma condição transiente...

Aqui onde moro é certo que pelo menos uma vez no mes a energia vai faltar e quase sempre há pequenas piscadas de poucos segundos, o suficiente pra resetar o PC. Com o nobreak, meu PC passa ileso por isso. Talvez problemas por causa da comutação de relés, ruidos, etc, mas dos males, os menores.

Mas e como ficam TVs, DVDs e o resto dos eletronicos em casa, vou por um nobreak pra cada um? Se eu tivesse dinheiro sobrando eu colocaria um daquela série audio e video da APC, nao sei se você conhece, mas infelizmente são pra 120V apenas... Mas eu prefiro manter meu PC funcionando do que a TV de qualquer forma, se der defeito na TV ou DVD, o que seja, ainda tenho Internet. :D

EDITADO:

Óntem tava chovendo bastante e depois que a chuva passou, não sei bem por que motivo, mas imagino o que tenha sido, a tensão começou a oscilar, felizmente dentro de valores bem aceitaveis, tava variando 20Volts à cada 5 segundos mais ou menos, ficou assim por uns 5minutos. O meu nobreak ficou de uma forma q nunca fez antes, tlecs atrás de tlecs, á cada subida e descida de tensão um tlecs e isso tava me dando raiva ja, a luz enfraquecia e ficava forte. Fui na porta de casa e as lampadas dos postes tavam com o mesmo comportamento. Sei que sem o nobreak não teriada dado problema algum. A tensão no meu multimetro ficou oscilando de 205 até 229V, o que qualquer fonte tiraria de letra e nesse ponto posso aceitar a desvantagem desses relés comutando sem necessidade, fazendo a fonte trabalhar duas vezes.

O problema imagino ter sido alguma linha de força rompida em algum ponto da rede descarregando pra terra intermitentemente, de acordo com o vento ou sei la o que, grande corrente, fazendo essas oscilações acontecerem. Como tinha ventado e chovido... Dai depois desses 5min mais ou menos a CIA Elétrica ou algum sistema de proteção automático deve ter desligado a força daquele ponto. Imagino que tenha sido isso...

Postado

Foi mau faller se interpretei errado o que você disse. O nosso amigo leohartmann, me corrigiu a tempo.

Agora um estabilizador tambêm não pode suprir um surto, da mesma forma que faz um filtro de linha?

Vocês nunca trocaram um fusível de um estabilizador após uma queda de energia?

Aqui em minha cidade é comum após chuvas mais fortes, pessoas de vários pontos ligarem com problemas em seus equipamentos, mas o que percebo é que em quase 100% das vezes o cliente não tem aterramento instalado. Outra que acontece muito é a descarga que vem através do modem ADSL,(de qualquer empresa), que geralmente está ligado diretamente na tomada porque o estabilizador está saturado, gerando a queima do modem ou da placa de rede.

_rau_ valeu aí por toda a esplanação. Os nobreaks usados lá são senoidáis e com certeza com aterramento.

Valeu a todos, abraços.

Postado

Estabilizador pode suprir surtos, não de todo tipo de intensidade de energia, mas pode sim, tanto é que o mesmos desde janeiro de 2008 são obrigatórios vir com supressão de surtos - muito pobre, mas vem!

O questionamento maior, que depois de tantas discussões aqui entre usuários, engenheiros e talvez até fabricantes de modo oculto, a conclusão, pelo menos a que eu cheguei nesses anos, é que estabilizar a tensão é algo que as fontes de modo chaveado não precisam pra que os componentes por ela alimentados funcionem corretamente, como muita gente acha. A maioria acha q sem estabilizador, o PC funciona erraticamente. Mas o maior questionamento mesmo é a forma com que a tensão é corrigida, por chaves eletromecânicas conhecida como relés - de onde saem os famosos clicks ou tlecs. Esse click, click é o desligamento e religamento do relé, é a alteração de um estado a outro que só pode ser feito desligando uma chave e ligando outro e pra que isso aconteça, existe um tempo de comutação ou um tempo em que sua fonte fica em "flutuação" ou seja, sem energia de fato, mas porque a fonte não se desliga? porque suas pequenas baterias ou conhecidos melhores como capacitores, amarzenam o suficiente pra manter a fonte pelo 8-10ms de comutação do relé sem que suas saidas se desestabilizem ou seja, os 12, 5, 3...volts que a fonte fornece, se mantém mesmo nessa "flutuação.

O que acontece é que o tempo total de correção de tensão pode chegar a 50ms, desde a analise da variação de tensão, comando e reação de mudança de um relé até outro relé adjacente que comanda duas outras entradas diferentes de um transformador. Nesse tempo de 50ms totais pra correção completa, a fonte já sentiu a variação e o seu circuito PWM e comparador de tensão já comandou este circuito a mudar seu ciclo de trabalho pra manter as saidas da fonte estáveis, 50ms depois o estabilizador completa sua correção e novamente a fonte volta ao estado anterior. O circuito analisador de tensão e compensador trabalha uma frequencia alta, na faixa dos milhares de hertz, ja o estabilizador trabalha na faixa abaixo das centenas ou melhor, nem chega à uma centena. Essa é a maior questão da utilidade desse dispositivo.

Sim, variações mais longas ou redes muito instaveis onde a tensão constantemente, por rede mal dimensionada, fica digamos em 85Volts pra uma faixa nominal de 115V ou muito alta, em 140Volts, um estabilizador é um ótimo paliativo! É como um remédio dado a uma pessoa doente pra que ela se sinta menos mal, mesmo com efeitos colaterais. Mas o certo não seria corrigir o problema na raiz? Pois é o que deveria ser feito com o redimensionamento da instalação elétrica. Se o problema for externo, a CIA Energética por lei é obrigada a manter a tensão estabilizada numa certa faixa, se ela nao cumpre isso, ela tem que responder pela falha. Na fatura de qualquer conta vem declarado a faixa que eles sao obrigados a manter. Então se a instalação do ambiente for dimensionada corretamente, tudo certo.

O problema é que as pessoas preferem tomar remédio a vida inteira do que corrigir o problema. Tonaram-se dependentes da "droga"! :D

Bem, um bom filtro de linha, um modelo que se prese, vem com proteções 10x melhor que qualquer estabilizador encontrado em nosso mercado e mesmo alguns filtros não tão bons, costumam vir com proteção anti-surto um pouco melhor que a do proprio estabilizador. Muitas vezes tb a gente ve na caixa do estabilizador os dizeres: Estabilizador + filtro de linha. Ao abrir um estabilizador desses chega a ser cômico o filtor que vem nessas coisas, muito pobre mesmo.

Enfim, estabilizador na condição de paliativo, faz seu trabalho.

EDITADO:

Aqui em minha cidade é comum após chuvas mais fortes, pessoas de vários pontos ligarem com problemas em seus equipamentos, mas o que percebo é que em quase 100% das vezes o cliente não tem aterramento instalado. Outra que acontece muito é a discarga que vem através do modem ADSL,(de qualquer empresa), que geralmente está ligado diretamente na tomada porque o estabilizador está saturado.

Não vou entrar muito no detalhe do aterramento, mas vou citar uma palavra pro mesmo, equipotencialização. Todos ponto de terra na rede precisam estar equipotencializados, tanto o terra funcional da rede (neutro) quanto terra ou terras de segurança, precisam estar equipotencializados.

A queima de modems é muito comum, simplesmente pela falta da instalação de protetores nessas linhas e ligados no mesmo aterramento equipotencializado do local. As pessoas esquecem que linhas de sinal são uma porta de entrada pra surtos elétricos tb. Se preocupam tanto em ter o tal do estabilizador e esquecem das coisas importantes achando q so o estabilizador tando ali, ta tudo resolvido, seja sem aterramento, sem qualquer outro tipo de protecao mais eficaz... so existe o estabilizador!!

Eu fui vitima de um raio em 1997, na época eu ja tinha aterramento em casa, nao equipotencializado entretanto e um estabilizador SMS 300VA Revolution I. Nesse dia depois de um raio e queda de luz, quando a luz voltou meu PC nao ligava, saldo:

Fonte, modem, placa-mãe e placa de som, pro lixo.

Desde então, nunca mais aconteceu nenhum evento desses e fiquei ate 2006 so com estabilizador e um aterramento incorreto. A partir dai comecei a tomar mais consciencia com relação esse assunto.

EDITADO2:

Fusivel não é protetor de surtos. Fusivel é protetor de sobre-corrente ou sobre-carga, o que é diferente de uma sobre-tensão. surtos de tensão são em 90% dos casos contidas por um varistor ou MOV, como é conhecido o componente usado pra essa tarefa. Em conjunto com o fusivel ele pode proteger o circuito, mas o fusivel sozinho é incapaz de oferecer proteção contra surtos ou picos de tensão por ter uma reação relativamente lenta.

Postado
Outra que acontece muito é a descarga que vem através do modem ADSL,(de qualquer empresa), que geralmente está ligado diretamente na tomada porque o estabilizador está saturado, gerando a queima do modem ou da placa de rede.

O _rau_ já explicou bem esse assunto, mas só para resumir:

É mais fácil um surto entrar pela rede telefônica, antena de tv, tv a cabo e similares do que entrar pela rede elétrica.

E ai com certeza não foi pelo modem estar fora do estabilizador, e sim por estar ligado na linha telefônica sem nenhuma proteção.

Aqui não tenho proteção na linha telefônica e já perdi uma placa de rede após um raio aqui perto, sorte o modem ter saído ileso.

Abraço

Leonardo

Postado

Valeu mais um vez _rau_, por toda a explicação. Estou procurando aprofundar um pouco no assunto, que até então era de total desconhecimento para mim, vocês estão quase me convencendo, dificíl vai ser convencer meu patrão de vender pcs com filtro de linha no lugar de estabilizador. Isso é uma tarefa impossível. :D

...Aqui não tenho proteção na linha telefônica e já perdi uma placa de rede após um raio aqui perto, sorte o modem ter saído ileso.

Abraço

Leonardo

É muito comum a queima de placas de rede, seja a onboard ou offbord.

Aquela proteção para linha telefônica que vem em nobreaks, estabilizadores e alguns filtros de linha melhores tem alguma valia?

Ainda não vi problema de queimar nada em lugares que utilizam este filtro, ou isto seria apenas coincidência?

Tambêm é muito comum queimar placas de rede, devido a descargas elétricas que vem através da rede de cabos como a da Net.

Outra pergunta seria como proteger sistemas que utilizam internet via cabo?

Abraço. E obrigado.

Postado

De nada, estamos aqui pra compartilhar conhecimento e procuro muito procurar conhecimento "lá fora" tb por que geralmente normas européias e americanas estão á frente de algumas de nossas normas, apesar das nossas serem bem completas tb.

Bem, uma coisa comum que acontece em nossas redes elétricas é a presença de aterramentos isolados um do outro causando DDPs entre esses pontos de terra. Por exemplo, o terra do neutro da rede é geralmente muito bem feito, ele é multiaterrado em vários pontos da rede elétrica, inclusive perto do medidor de luz. Uma descarga elétrica geralmente eleva o potencial do neutro e na presença de outro terra no local isolado do terra do neutro ou seja, não equipotencializado, vai gerar uma DDP entre ambos e energia fluirá entre entre neutro e terra através dos componentes eletronicos que têm referencial entre neutro e terra. Essa DDP só pra ilustrar é como ter um fio fase que tem um potencial em 220V, pra q esses 220V flua, ele precisa de um referencial, nesse exemplo seria o neutro, formando um circuito. Um circuito formado entre neutro e terra com energia fluindo se caracteriza uma anomalia e isso se chama disturbios de "modo comum".

Mas o que quero explicar com isso, quero explicar é que esse tipo de disturbio pode gerar queimas em placas de rede, modems ao ter o terra de segurança com seu potencial elevado. O correto é que ambos terra ou outros terras do ambiente, estejam equipotencializados ou seja, inteligados no ponto de entrada da rede e desse ponto cada um segue no seu proprio condutor. Em algumas construções, prédios por exemplo, pode existir mais de um ponto de equipotencialização porque quando maior a distância do ponto equipotencial principal, mais são as chances de uma nova DDP acontecer.

Bem, protetores telefônicos que vêm em estabilizadores por exemplo, costumam vir com um centelhador e varistores ou um dos dois apenas e estão referenciados em cima do fio terra. Alguns modelos descarregam o excesso de energia em cima do neutro da rede... Então sim, esses protetores são validos sim, protegem quando forem bem projetados. Aqui tem um estabilizador SMS Revolution III encostado que seu protetor possui varistores entre os fios do telefone e terra, então sem fio terra não resolve e o mesmo deve ser equipotencializado.

Sobre Internet à cabo. Sim, claro que há como proteger essa linha, tanto pode como deve ser protegida. Existem centelhadores pra cabo coaxial e proteções locais tb pra rede coaxial. Veja esse protetor da APC por exemplo, é um protetor local com proteção coaxial:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

As placas de rede tb devem estar protegidas. Em www.labramo.com.br você encontra protetores pra cabo de rede.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...