Ir ao conteúdo

Primeiro overclock em M2N32-SLI e Athlon 4200

denisxbr

Posts recomendados

Postado

Caros amigos,

Sou novato na área de overclock e estou pensando em fazer o primeiro na minh máquina. Mas depois de acompanhar em vários topicos do fórum, percebi que algo de errado está ocorrendo no meu sistema.... a temperatura está muito alta!!!!!

Minha máquina:

M2N32-SLI Wireless Edition

Athlon 4200 X2 (2.2 Ghz original)

4 GB DDR 2 Kingston 800 (6-6-6-18-25-2T 368.4 Mhz)

Geforce 8600GT Fatal1ty

Todos os coolers são "originais in a box", desde o do processador e os do gabinete Satellite 570k. A fonte, é uma merd...... Mtek model ATX 550 (output 550W max.) (em outro lugar diz: +5V & +3.3V total output 350W).

Deem uma olhada no que o everest mostra: a temperatura do processador chega em 64º em IDLE ....... Isso percebi após instalar 4GB RAM (antes tinha 2GB e chegava a 56º em IDLE).

Já comprei uma pasta térmca decente (artic sliver 5) mas ainda não chegou na minha casa). Já ouvi dizer que essa placa mãe que estou usando esquenta pra caramba.

Quais são as temperaturas "normais" que meu sistema deveria ter? As vontagens estão normais?

Grato pela atenção.

Postado

Tenho uma e a temperatura dela fica em 28° e nao uso o cooler q venho com ela e o processador fica em iddle em torno de 31° e full sobe para 52° com over de 10%, uso a mesma pasta termica q você comprou, cooler box, mas é estranho esse lance de 4 gb de memoria causar esse aquecimento.

Consegui reduzir a temperatura em 15° graus depois de aplicar a pasta e trocar o gabinete e instalar 6 fans de 12.

Independente

Acredito q temperaturas ideias em full nao poderia passar de 62° pois o máximo para esses processadores é 70 a 73° pelo q se diz no site da propria amd.

Faça os teste com 2 gb de memoria e veja o resultado!!!

Postado

Caro amigo,

Obrigado pela atenção em tentar contribuir. Como eu disse, apesar de ter comprado a pasta térmica, ela não chegou ainda. Ao chegar vou passa-la e posto os resultados.

Quando aos coolers disponíveis, no meu PC está assim:

- 01 de 12 cm na parte traseira;

- 01 de 08 cm na parte lateral (acrilico);

- cooler box do processador;

- cooler box da placa mãe (em cima do dissipador de energia)

- cooler da fonte.

Pelo que andei lendo, seria ideal eu possuir um cooler na parte frontal do gabinete, na parte de baixo, "puxando ar" de fora pra dentro, na tentativa de resfriar. Como faço essa adaptação no meu PC?

Fico contente em saber dos seus resultados com a temperatura aí com os mesmos componentes que tenho.... mas aqui em casa isso tá parecendo sonho!!!!

Baixei ontem o rivatuner e vou verificar as temperatura em FULL .... no teste de estabilidade do everest bateu 67º com 40 minutos de funcionamento....

Postado

Atualizando valores das temperaturas após ativar Cool´n Quiet e instalar um cooler 80 x 80 mm frontal.

Antes (sem cool´n quiet e nem cooler frontal) IDLE:

MB 46º

CPU 42~47º

GPU 55º

Agora (com cool,n quiet e cooler frontal) IDLE:

MB 41º

CPU 37~41º

GPU 53º

Concluindo:

Creio eu que a instalação do cool´n quiet ajudou a reduzir a temperatura, visto que coloquei o PC em modo de economia de energia e as voltagens diminuiram (se não me engano, antes estava em 1.39 para CPU e agora apenas a 1.1).

Se o cooler frontal ajudou, não sei.....

Agora é esperar a pasta térmica chegar!!!!

Postado

Essa pasta termica ela tem um tempo de cura, demora um pouco de tempo para fazer o efeito demoro 2 semanas para fazer o efeito nao sei o motivo por q ocorre isso, quando resolvi comprar ela foi numa epoca q meu pc estava esquentando para caramba depois q comprei o 8800 gt pois antes da 8800gt tinha a 7900gs q nao esquenta quase nda, meu gabinete fico bem mais quente tive q trocar a pasta usava aqueles gabinetes de 80 reais...

então nao sabia desse tempo de cura aplicava a pasta e nda das temperaturas abaixarem rodava o everest e acusava 86º sem brincadeira nenhuma, cheguei a desperdiçar pasta pra caramba pois aplicava e achava q tinha aplicado errado....

Veja essa foto com as temperaturas

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=60170&d=1218945367

Postado

Minha fonte é:

Mtek model ATX 550 (output 550W max.)

**** em outro lugar diz: +5V & +3.3V total output 350W.

Parabéns Danilo!!!!!!!!!!!

Seu sistema é de dar inveja!!!! abraço!!!!

Postado

Então nem pensar em overclock, essa fonte não aguenta o seu pc, podendo gerar um curto e queimando seu equipamento.

Aliás, não sei como essa fonte está aguentando seu pc sem overclock, você tem sorte que está tudo funcionando e não aconteceu nada até agora.

Opinião de amigo? mesmo que você não faça overclock, vai estudando para pegar uma fonte de Watts reais, uma boa fonte de marca para que essa fonte não dê prejuizo pra você.

Postado

Ae amigo,

Obrigado pelo conselho!!! Não vou tentar um over na minha máquina até que eu troque o fonte. Aliás, estou pensando em adquirir nos próximos meses uma Geforce 9800GTX+, encontrei por um preço lçgal.... aí vem a pergunta?

Qual a fonte ideal para o meu sistema, visto que vou comprar essa VGA???

valeu.

• 2 semanas depois...
Postado

Acabei de comprar uma Zalman 460B-APS, achei por 299,00 .... e aproveitei e troquei minha 8600gt fatal1ty por uma 8800gt alpha dog edition da XFX.

Agora é só esperar e continuar com o over, com a ajuda de vocês, é claro!!!!

Após aplicar a pasta térmica a temperatura do CPU gira em torno de 37-42º em full.....

Vou aguardar a fonte chegar e continuamos o tópico...:)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...