Ir ao conteúdo

[REVIEW] Notebook Amazon PC L95

cavernosauro

Posts recomendados

Postado

Os driveres para poderes rodar o XP com o AHCI habilitado eu não sei aonde arranjar não, :(

Tem um membro aquí do Fórum que diz ter a receita de bolo e eu até pedí a ele para me dar a dica mas parece que ele me ignorou (é típico de usuário de Windows mesmo pois as vezes até esqueceu como conseguiu fazer funcionar e se é que funcionou por algum longo tempo :D, neste ponto a comunidade Linux é de tirar o chapéu pois nunca me deixaram sem resposta, mesmo pelo Google).

Dizia ele que era só colocar um driver e "mexer" no registro mas ao solicitá-lo e ele me ignorar publicamente, o resultado foi que abandonei o dual boot com o Windows e rodo o Windows XP dentro do Ubuntu Linux por meio de uma VM com o VirtualBox e só para gravar chips e fazer backup de meu celular.

Sinto não poder ajuda-lo, mas se descobrir como fazer posta aí com detalhes para poder ajudar outros.

Enviei um e-mail para o suporte da AmazonPc:

Olá, Onde posso encontrar o drive para o SATA (AHCI ativo na BIOS) para instalar o Windows XP em um notebook L95? Fico no aguardo. Att.

Uma atendente do suporte me respondeu o seguinte:

Basta fazer esse procedimento para que se reconheça o XP, entre na BIOS do equipamento, depois vá a opção ADVANCED, depois em HCI CONFIGURATION, depois na opção DESABLE.

hahahahaha.

Respondi ao suporte explicando que se desabilitasse o AHCI seria o equivalente a usar um HD IDE e refiz a pergunta sobre o driver. Vamos ver o que eles respodem...

Postado
:wacko:...descrevia na nota da devolução que o SO tinha travado ...

Por aí já dá para perceber a "qualidade" do suporte técnico da Amazon, se fossem espertos saberiam de cara que tinha algo errado pois o sistema operacional Linux não trava, :D:D:D

Postado
Interessante... :confused:

Por que a surpresa? No site do fabricante do note (Compal), na parte de download de drivers realmente não tem, eu esperava que a Amazon tivesse uma carta na manga mas...

O negócio para quem "precisa" continuar usando o Windows XP acho que é usar o SATA como IDE mesmo.

Aliáz é o que a maioria dos "tecnicos" em informática fazem para instalar e usar o XP em placas mãe modernas. ^_^

• 2 semanas depois...
Postado

olá caros

Tb caí nessa arapuca da AmazonPC. A máquina até pode ser boa, mas o pós-venda deles é péssimo. Enfim, depois de finalmente conseguir instalar o Windows XP na máquina, agora os drives de áudio que estão no CD, AO QUE ME PARECE, são somente do Vista. Fui no site da www.amazonpc.com.br, na parte de downloads, e baixei o executável pra instalar estes drives. Tudo pra XP hein... Qual não é minha surpresa, quando descobri que os arquivos de drive do XP e do Vista TAMBÉM SÃO OS MESMOS. Assim é lógico que não vai funcionar no XP!! E é mais fácil falar com o Lula do que com a SAC(O) da Amazon. Agora, to nessa, não sei como resolver essa parada. Acho que a única saída vai ser instalar o Vista. vocês têm alguma ideia? Ajudem, plz!!!:(

Postado
...vocês têm alguma ideia? Ajudem, plz!!!:(

Minha dica, instalar o Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) ou o Fedora 10, eles reconhecem "tudo" mesmo :D :D :D.

Brincadeirinha tá, eu particularmente acho que cada um escolhe o SO que bem desejar e o fato de o Ubuntu Linux ser o melhor SO para mim não significa que possa ser o melhor para você ou outros (viva o direito de escolha :D).

Mas uma vez eu acho que cheguei a instalar o velinho XP nesse meu L95 e se bem não me falha a memória :huh: tinha driveres de som sim só não sei onde arranjei pois faz tanto tempo e eu nem cheguei a conseguir usar o XP por uma semana sequer. Já tentou no site da Realtek? Outra coisa por que não instala o Vista Home Basic 64 bits SP1? O preço dele caiu muito últimamente.

O VIsta eu instalei e me lembro que rodou maestralmente. Alias das vezes que usei Windows Vista achei-o um SO bem legal rápido e "estiloso", não sei se por que sempre testei, e até já usei por umas semanas, nos meus notes os Vistas originais e que já vinham com o SP1 "de fábrica" (nunca usei os paralelos e muito menos pré-SP1).

Outra dica é aguardar o lançamento do Windows 7 pois este também eu testei no L95 e ele achou todos os drivers igualzinho ao Ubuntu Linux 8.10 e o Fedora 10, só não fiquei com ele por causa das ameaças de vírus pois eu não tenho o hábito de instalar anti-vírus e o próprio Windows 7 ficava me falando que meu sistema estava "em risco" aí fiquei com medo e seguí a dica do Windows 7, desinstalei-o.

Hoje só Ubuntu Linux e Fedora Linux em dual boot pois não existe vírus para Linux mesmo :D, aí quando preciso acessar o banco Bradesco pessoa jurídica no IE ou usar meu gravador de chips (que não tem driver nem para o Vista) eu rodo o velho Windows XP em uma Máquina Virtual da Sun que serve tanto para o Ubuntu como para o Fedora (som, vídeo,rede, USB, etc.. funciona direitinho :D).

Caracas. Enquanto escrevia lembrei :D

Os drivers tem aquí no site da Intel afinal esse Amazon L95 é na verdade um Compal IFT01 que é Verified by Intel®.

Tem todos os drivers lá tenta aí e diz se conseguiu.

Postado
o que falta nesse note, é uma placa de video descente, nossa se tivesse uma 8600GT, seria o note perfeito da amazon

IMHO o note perfeito é relativo ao uso que quem o adquiriu fará dele.

Para mim por exemplo que quase não jogo, para este note ser "perfeito" ele deveria era vir com o Bluetooth já instalado pela Amazon :D.

Existe um desses notes que vem com placa de vídeo OffBoard e é bem parecido com este L95, trata-se do Amazon PC L94 que provavelmente é o Compal IFT00. Por ele ter a placa de vídeo offboard dá até para fazer um upgrade no futuro.

Postado

No meu caso, que gosto mais de jogo antigo, não tenho do que reclamar da placa de vídeo, rs! Xpf, instalei o gnome sensors applet mas ele não detecta nada! alguma luz? :wacko:

Postado
...Xpf, instalei o gnome sensors applet mas ele não detecta nada! alguma luz? :wacko:

Sim para o gnome sensors applet achar os sensores precisas antes abrir um terminal, Aplicativos>Acessórios>Terminal (ou Consola), após o que deves digitar "sudo sensors-detect" (sem as aspas), ao que será solicitado a senha do root (super usuário), daí em diante é só ir respondendo Yes, yes, yes,....

Ao término será escrito o resultado da detecção em um arquivo que é autoinicializado com o sistema (esquecí o nome :P) e na próxima inicialização já irão aparecer os dois núcleos do processador na barra do gnome.

Para acompanhar a temperatura do hd deves instalar o pacote hddtemp pelo synaptics se não souber como pergunta aí.

O resusltado ficará parecido com esses icones no canto inferior direito:

desktop%20gnome%20001.png

Postado
Sim para o gnome sensors applet achar os sensores precisas antes abrir um terminal, Aplicativos>Acessórios>Terminal (ou Consola), após o que deves digitar "sudo sensors-detect" (sem as aspas), ao que será solicitado a senha do root (super usuário), daí em diante é só ir respondendo Yes, yes, yes,....

sudo: sensors-detect: command not found =(

Postado
sudo: sensors-detect: command not found =(

Você não colocou esses dois pontos aí não né? Pois o correto é:

sudo sensors-detect

este comando deve ser dado em uma janela de terminal.

Porém pode ser que não tenhas instalado o lm-sensors é fácil :D.

neste caso antes do comando explanado acima:

sudo apt-get install lm-sensors hddtemp

Vou dar uma breve explicadinha, o comando "sudo" invoca "poderes" de super usuário (su=superuser ou em portugês superusuário, e do=do ou em português fazer) por isso após usá-lo ele pede a senha do dito cujo.

Assim sendo para mudar algum arquivo do sistema ou para instalar algo precisa-se de "privilégios" de superusuário (esta é uma das razões pela qual não existem vírus para Linux pois o vírus teria de descobrir primeiro a senha do superusuário ^_^).

Já o apt-get é um comando que invoca o instalador de pacotes das distros baseadas em Debian ( Ubuntu, Kurumin, Mint,etc...).

Por fim os pacotes a serem instalado são o lm-sensors que é o que cuida de criar mediante ao comando sensors-detect o arquivo de configuração do monitoramento dos sensores e o hddtemp que é responsável por monitorar os HDs via SMART.

Postado

Pois é, dei o comando certinho na janela do terminal, e aquilo que copiei acima foi a resposta que obtive. instalei o lm-sensors e o hddtemp (basicamente copiando o comando que você deu), respondi yes às perguntas que surgiram, e por fim reiniciei a GUI, com o ctrl + alt + backsp. na volta nada surgiu no meu mainel, então (re)instalei pelo sinaptyc o sensors-applet. mais uma vez reiniciei, e.... nada. continuo com o mesmo problema, o applet no painel só exibe "no sensors found", e uma pequena interrogação pode ser vista no ícone dele na janela de seleção de applets a adicionar ao painel.

De qualquer forma agradeço muito pela ajuda!!! :)

EDIT: Reiniciei tudo, e aí sim funcionou! Obrigadão mais uma vez! mas só mostra a temperatura dos núcleos, vou tentar fazer aparecer a do hd (se possível)

Postado

Olá amigos, poderiam me dar um retorno sobre os ultimos notebooks comprados no Extra.

estou aguardando eles colocarem a venda novamente, pois só no Extra que tem ele pra vender, e uns falaram bem outros falaram mau, mas gostaria de saber sobre estes ultimos que compraram.

valeu, to seco pra pegar um mas queria opiniões, assim que voltar a vender no Extra to lá pra comprar

Postado

Comprei no Extra.com (Achei uma otima loja para compras online), O Notebook L95 da Amazon Pc faz o que promete e um pouco mais, é um bom notebook! Recomendo pelo preço e pela qualidade!:D

• 4 semanas depois...
Postado

Achei a placa Broadcon bluetooth para ele no ML, comprei e instalei-a, agora o meu Amazon L95 tem bluetooth também. Estou usando direto. :lol:

• 2 semanas depois...
Postado

Gente, tudo ia bem com o meu L95 até que ontem ele começou a apresentar problema no teclado. Notei que ao clicar em um atalho o ícone abria o nome como se eu fosse editar. Pensei, a tecla F2 não está pressionada, como pode ? Reiniciei e ... :( o note fica entrando para o SETUP direto, como se eu estivesse pressionando F2.

Putz ! muito triste. Não consigo regular mais o brilho com ( Fn +F4 ) :( nossa, que zica. O note só é utilizado por mim e por minha esposa. Não tem criança mexendo. :(

Deve ter entrado sujeira ? como eu teclado fica ruim de uma hora para outra ?

Postado
Gente, tudo ia bem com o meu L95 até que ontem ele começou a apresentar problema no teclado. Notei que ao clicar em um atalho o ícone abria o nome como se eu fosse editar. Pensei, a tecla F2 não está pressionada, como pode ? Reiniciei e ... :( o note fica entrando para o SETUP direto, como se eu estivesse pressionando F2.

Putz ! muito triste. Não consigo regular mais o brilho com ( Fn +F4 ) :( nossa, que zica. O note só é utilizado por mim e por minha esposa. Não tem criança mexendo. :(

Deve ter entrado sujeira ? como eu teclado fica ruim de uma hora para outra ?

Rapaz será que não tem alguma sujeira embaixo das teclas de seu teclado? Um outro membro do forum teve um problema no teclado e era um pedacinho de papel, tenta dar uma aspirada nele com um aspirador de pó ou uma "assoprada" com um compressorzinho. Também essa tecla ao ser pressionada aparenta ter a mesma firmeza das demais teclas do teclado?

Postado
Rapaz será que não tem alguma sujeira embaixo das teclas de seu teclado? Um outro membro do forum teve um problema no teclado e era um pedacinho de papel, tenta dar uma aspirada nele com um aspirador de pó ou uma "assoprada" com um compressorzinho. Também essa tecla ao ser pressionada aparenta ter a mesma firmeza das demais teclas do teclado?

Xpf, Obrigado por responder.

Tentei limpar com um pincel mas aparentemente não consegui. Usei um secador de cabelo (sem aquecer é claro), soprei e não resolveu :muro: . Fiz mais alguns testes e ficou nítido que é algum tipo de mal contato.

O que eu não consigo fazer :

Fn + modo de espera :muro:

Fn + F4 (dimunuir o brilho da tela)

Fn + F2 (ativar o HI-FI)

Entrar no Windows sem ter que ir para o SETUP ( F2 pressionada )

Vou levar para uma AT. Será que eles vão se recusar a receber por que eu tirei o OneOS e instalei o XP ? ? ? :eek:

Postado
Xpf, Obrigado por respnder.

Tentei limpar com um pincel mas aparentemente não consegui. Usei um secador de cabelo (sem aquecer é claro), soprei e não resolveu :muro: . Fiz mais alguns testes e ficou nítido que é algum tipo de mal contato.

O que eu não consigo fazer :

Fn + modo de espera :muro:

Fn + F4 (dimunuir o brilho da tela)

Entrar no Windows sem ter ir para o SETUP ( F2 pressionada )

Vou levar para uma AT. Será que eles vão se recusar a receber por que eu tirei o OneOS e instalei o XP ? ? ? :eek:

Parece que se trata de um defeito no hardware mesmo (físisco).

O teclado de um computador ou notebook é formado pela clássica disposição linhas x colunas, provavelmente uma dessas linhas está com mau contato inviabilizando o uso das teclas que dela depende.

Realmente nesta situação levar a uma assistência técnica seria a melhor solução. Não é um reparo demorado nem problemático no máximo será trocado o teclado que é feito meso sem desmontar o note pois basta tirar aquela máscara onde ficam os botões de power atalhos e leds e depois soltar uns dois parafuzinhos que fixam o teclado, o mesmo é preso a placa mãe por um flat cable plástico, tudo isso é "barbada" para a assistência técnica fazer, em 15 minutos já podem dar um veredicto se é ou não o teclado.

Quanto a garantia ser perdida por ter instalado um outro SO (Sistema Operacional), NÃO de forma alguma a garantia será invalidada por teres instalado outro SO.

A Amazon só solicita que tal SO seja LEGALIZADO e ORIGINAL, porém pelo que lí no manual do usuário Amazon PC pág. 28 § 2 ítens 4.5 e 6, mesmo assim isto não invalidaria a Garantia Limitada.

Sugiro a leitura destes pontos em seu próprio manual antes de entrar em contato com a assistência técnica autorizada, é aquele manual que tem o papagaio verde grandão na capa.

Em tempo os drivers que acompanham o note são para XP e Windows Vista, se não fosse para instalar o Windows nem vinham os driveres certo? ;)

E ia me esquecendo, junto as "papeladas" vem até um folheto com as instruções para isntalação do Windows XP ou Vista no Amazon PC L95, com direito a passo-a-passo e tudo. :D

Postado

Fala galera.... acabei de criar minha conta aqui, para poder fazer uma pergunta p vocês aí!!!!

comprei esse mesmo note faz 1 mes + ou -, eu formatei e instalei windows vista ultimate 32 bits... esse dias fui fazer um este colocando uma caixa de som (externo) nele e o som nao sai para a caixinha.... já fiz de tudo, atualizei os driver de som, procurei varios driver tentei e nada....

já aconteceu isso com alguem???

me ajudem aí!!!!

valeu

Postado
Fala galera.... acabei de criar minha conta aqui, para poder fazer uma pergunta p vocês aí!!!!

comprei esse mesmo note faz 1 mes + ou -, eu formatei e instalei windows vista ultimate 32 bits... esse dias fui fazer um este colocando uma caixa de som (externo) nele e o som nao sai para a caixinha.... já fiz de tudo, atualizei os driver de som, procurei varios driver tentei e nada....

já aconteceu isso com alguem???

me ajudem aí!!!!

valeu

Bem eu não sei como funciona no XP ou no Vista (nunca os usei neste note), porém no meu Ubuntu Linux no mixer existem controles de áudio independentes para a saída de som principal, as caixinhas do note, e para os fones de ouvido, o jack P2 3,5mm de cor VERDE, creio que no Vista também seja assim. Portanto ache-os e verifique se o volume desta saída de fone de ouvido não está em mute ou extremamente baixo.

No seu pelo que entendi as caixinhas do note funcionam bem não é mesmo?

Faça também um teste para ver se a entrada de MIC externo, o jack P2 3,5mm de cor ROSA, está funcionando corretamente pois ele se encontra na mesma daughterboard da saída de fones de ouvido e caso estiver sem funcionar pode ser que o conector desta placa está ou solto ou com mau contato.

Depois posta aí o resultado para a gente.

Postado
Bem eu não sei como funciona no XP ou no Vista (nunca os usei neste note), porém no meu Ubuntu Linux no mixer existem controles de áudio independentes para a saída de som principal, as caixinhas do note, e para os fones de ouvido, o jack P2 3,5mm de cor VERDE, creio que no Vista também seja assim. Portanto ache-os e verifique se o volume desta saída de fone de ouvido não está em mute ou extremamente baixo.

No seu pelo que entendi as caixinhas do note funcionam bem não é mesmo?

Faça também um teste para ver se a entrada de MIC externo, o jack P2 3,5mm de cor ROSA, está funcionando corretamente pois ele se encontra na mesma daughterboard da saída de fones de ouvido e caso estiver sem funcionar pode ser que o conector desta placa está ou solto ou com mau contato.

Depois posta aí o resultado para a gente.

eu já mexi em todas as configurações do vista q conheço...e nada... reisntalei o driver tb e nada... só que agora o som q era um pouco alto ficou baixo.

mas eu vou fazer um teste com um microfone...

valeu...

depois eu posto o resultado...

Postado
Parece que se trata de um defeito no hardware mesmo (físisco).

O teclado de um computador ou notebook é formado pela clássica disposição linhas x colunas, provavelmente uma dessas linhas está com mau contato inviabilizando o uso das teclas que dela depende.

Realmente nesta situação levar a uma assistência técnica seria a melhor solução. Não é um reparo demorado nem problemático no máximo será trocado o teclado que é feito meso sem desmontar o note pois basta tirar aquela máscara onde ficam os botões de power atalhos e leds e depois soltar uns dois parafuzinhos que fixam o teclado, o mesmo é preso a placa mãe por um flat cable plástico, tudo isso é "barbada" para a assistência técnica fazer, em 15 minutos já podem dar um veredicto se é ou não o teclado.

Quanto a garantia ser perdida por ter instalado um outro SO (Sistema Operacional), NÃO de forma alguma a garantia será invalidada por teres instalado outro SO.

A Amazon só solicita que tal SO seja LEGALIZADO e ORIGINAL, porém pelo que lí no manual do usuário Amazon PC pág. 28 § 2 ítens 4.5 e 6, mesmo assim isto não invalidaria a Garantia Limitada.

Sugiro a leitura destes pontos em seu próprio manual antes de entrar em contato com a assistência técnica autorizada, é aquele manual que tem o papagaio verde grandão na capa.

Em tempo os drivers que acompanham o note são para XP e Windows Vista, se não fosse para instalar o Windows nem vinham os driveres certo? ;)

E ia me esquecendo, junto as "papeladas" vem até um folheto com as instruções para isntalação do Windows XP ou Vista no Amazon PC L95, com direito a passo-a-passo e tudo. :D

É pessoal,

A coisa é física mesmo. Agora as teclas que ficam as letras estão indo para o espaço também. Por exemplo, a tecla "C" se teclar ela minúscula funciona e se ativar o CAPS LOCK ou usar o SHIFT não funciona. :muro:

Poxa gente. Que Zica :mad: O note tem 6 meses e é muito bem cuidado. Não sofre choques, quedas, ... :wacko:

Afff... mais R$ 50o teria pego um DELL. -_-

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite,

Vi que alguns estavam atrás do driver de instalação do sata para esse note. Tenho um e instalei o XP usando o mesmo roteiro que segue nesse link: "http://www.jonis.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=56"

O meu está funcionando perfeitamente com o XP e SATA enabled.

Boa sorte.

• 3 semanas depois...
Postado
Boa noite,

Vi que alguns estavam atrás do driver de instalação do sata para esse note. Tenho um e instalei o XP usando o mesmo roteiro que segue nesse link: "http://www.jonis.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=56"

O meu está funcionando perfeitamente com o XP e SATA enabled.

Boa sorte.

Achei bem legal este tutorial que você utilizou, mas me responda uma coisa, tenho o HD do note particionado da seguinte forma, C: com 15GB, D: com 115GB e o restante eu utilizo para o Ubuntu, se eu for instalar novamente o Windows XP habilitando agora o SATA, eu terei que formatar a partição C: certo, te pergunto se perderei os dados do D: após a instalação.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!