Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
washy

inserir na lista com apontador, na posição informada pelo usuário

Recommended Posts

ae turma to quebrando a cabeça com este programa em C

ocorre o seguinte: devo inserir na lista com apontador, na posição informada pelo usuário. A posição será um número e o elemento será inserido depois do item correspondente à aquela posição.

uso o C++Builder 3

meu codigo em momento algum da erro de compilacao e se eu inicio o console com a InserePosicao 1 funciona beleza depos posso inserir no inicio ou apos o utimo com outros procedimentos funciona ok mas se tento fazer procedimento InsereInicio depois InsereUltimo e em seguida InserePosicao acontece erro, trava o programa.

eis meu codigo

void InserePosicao (int po, TLista &L, Elemento &W)
{
int co=0,i;
Celula *x,*y;
if ( !(Vazia(L))){
x=L.Primeiro->Prox;
i=1;
}
while (i<po){
x=x->Prox;
co+=1;
y=(Celula*) malloc (sizeof(Celula));
(*y).Prox =(*x).Prox;
(*x).Prox=y;
(*y).Item=W;
}
x=(Celula*) malloc (sizeof(Celula));
L.Primeiro->Prox=x;
(*x).Prox=NULL;
L.Ultimo=x;
(*L.Ultimo).Item=W;
}

grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Washy, confesso que teu código me parece muito louco. Se colocasse um comentário eu entenderia melhor (posso ter achado louco por não saber do contexto - não estou dizendo que está errado, ok?).

Vou listar alguns problemas que achei aqui:

1 - se a lista for vazia, o que irá rolar? tipo, não tem um else para if ( !(Vazia(L)))...

2 - Este código aqui não entendi:

while (i<po){
x=x->Prox;
co+=1;
(*y).Prox =(*x).Prox;
(*x).Prox=y;
(*y).Item=W;
}

O i é a condição do while, no entanto não está sendo incrementado (está em um loop infinito caso i seja menor que po). Em cada laço você aloca y (em um loop infinito você está alocando y toda vez - isto deve até estourar tua memória para alocações dinâmicas). Toda as vezes você está inserindo uma célula com um item w... está parte me está muito estranha, talvez seja o seguinte que você queira ter feito:

while (i<po)
{
x=x->Prox;
i++;
}
(*y).Prox =(*x).Prox;
(*x).Prox=y;
(*y).Item=W;

3 - Aqui foi outra coisa que não entendi:

x=(Celula*) malloc (sizeof(Celula));
L.Primeiro->Prox=x;
(*x).Prox=NULL;
L.Ultimo=x;
(*L.Ultimo).Item=W;

O segundo elemento se tornará x. Para que isto? Não sei o contexto, mas isto me é estranho. Você está inserindo um elemento na segunda posição e está dizendo que ele não tem próximo: x->prox = NULL. Depois torna o segundo elemento sendo o último da lista. E o restante da lista? Se perderá, não? Como chegar aos demais elementos após estas linhas da código? Esta parte não entendi...

Compartilhar este post

Link para o post

olá Lawsann tudo beleza agora

o fato é q eu não estava incrementado o i mesmo

meu while ficaria para sempre...

e estava fechado o while no local errado...

y não tinha q ser alocado todas as vezes, apenas na vez q foi encontrado a posicao passada por parametro.

aloca x tem nada a haver...

eis o codigo caso alguém precise...

void InsereP (int po, TLista &L, Elemento &W) // po -> passado a posicao por parametro
{
int i;
Celula *x,*y;
if ( !(Vazia(L))){ // Vazia é uma funcao q retorna V ou F neste caso se a L (Lista) Nao estiver vazia
x=L.Primeiro->Prox;
i=1;
}
while (i<po){ // enquanto a i=1 for menor q a posicao informada po
x=x->Prox;
i++; // incrementa
}
y->Prox =x->Prox;
x->Prox=y;
y->Item=W;
}

um problema q ocorre é se a lista estiver vazia e se eu pedir pra inserir na posicao 1 ai da erro

tentei fazer chamar o procedimeto insere inicio mas deu erro...

mas valeu cara brigadao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais