Ir ao conteúdo

Trocar ícone .exe criado com Dev-C++

Wild Bull

Posts recomendados

Postado

Você pode fazer utilizando recursos:

Crie um arquivo de recurso .rc (ex.: recursos.rc) e insira a linha:

MAINICON ICON "SeuIcone.ico"

Salve e compile. Pronto!

Obs.: Estou supondo que o Dev-C++ faça a compilação do recurso automaticamente.

Postado

Amigo crudo!

Nunca ouvi falar sobre isso. Pode explicar melhor?

Isso seria parte do programa em C?

ou é pra fazer como um .bat, no bloco de notas?

a extensão é .rc, só com 2 letras?

e no lugar de "SeuIcone.ico" eu devo informar o caminho também (C:\SeuIcone.ico)?

Obrigado.

Postado

Caro Will Bull.

Os arquivos de recursos são utilizados para programação win32. No caso você está trabalhando com programação para console (MS-DOS).

Esses arquivos de recursos geralmente contém descrições dos recursos gráficos do programa, por exemplo, nome de um botão, fonte de um label, tamanho de um textbox e etc. Além dessas e de outras coisas, um arquivo de recurso contém informações sobre os ícones utilizados no seu programa, desde ícones das barras de ferramentas até o ícone do programa em si. De tudo isso que foi descrito anteriormente, em um programa de console talvez o único recurso que você pode utilizar é o ícone principal (ícone do programa).

Para utilizar este recurso faça assim (Baseado no Dev-C++):

Crie na pasta do seu projeto um arquivo chamado recursos.rc (a extensão só tem duas letras mesmo). Você pode criar utilizando o próprio Dev-C++. No menu Arquivo >> Novo >> Arquivo de recurso. Quando o Dev-C++ perguntar se você quer adicionar este arquivo ao projeto, responda sim! Renomeie o arquivo se quiser.

Agora escreva a seguinte linha no arquivo de recurso:

MAINICON ICON [COLOR="Green"]"SeuIcone.ico"[/COLOR]

"SeuIcone.ico" = Caminho completo de onde o seu ícone está localizado. Porém, se o seu ícone estiver na mesma pasta do seu projeto não é necessário colocar o caminho completo, somente o nome do ícone e a sua extensão.

pasta do seu projeto = pasta onde está o projeto do dev-C++. Exemplo: Projeto.dev

Salve o projeto e compile. Feito!

Se ainda tiver dúvidas é só postar.

Postado

Amigo crudo!

Fiquei mais de meia hora tentando mas CONSEGUI.

Nunca tinha trabalhado com projetos. Sempre ia em "Arquivo fonte" e criava um .cpp

Já tinha tentado de tudo pra trocar o ícone e foi você que me deu a solução.

Muito, mas muito obrigado mesmo amigo.

Só mais uma coisinha: sabe onde tem um manual ou tutorial que ensine bem a usar o Dev? Que já vi que ele tem muitos recursos que eu nem tinha ideia.

Também como adicionar nele as bibliotecas que ele não tem, como a graphics.h, a conio.h da borland, etc?

Abraços...

Postado

Wild Bull,

infelizmente não tenho nenhuma apostila/manual sobre o dev-c++, porém ele uma das IDE mais utilizadas em programação c/c++, então a internet certamente é o melhor manual que você poderá encontrar.

A conio.h e a graphics.h da borland não são bibliotecas que seguem o padrão ANSI por isso a diferença Borland x MinGW (Obs.: MinGW = compilador do dev-c++).

Sobre a conio.h, basta você baixar um pacote (os chamados devpak) pelo próprio dev-c++. Eles chamam esse pacote de conio2.h. A conio2 contém a maioria (ou todas) das função que conio.h da borland têm. Dentre elas: gotoxy(); textcolor(); etc...

Quanto a graphics.h existem também versões para o MinGW (Dev-C++) porém para compilá-las dá um bom trabalho, além disso ela (a versão a qual me refiro) é dependente de outra biblioteca gráfica.

Acredito que seja mais vantajoso usar outras bibliotecas gráficas prontas, como a Allegro, por exemplo. Uma das vantagens é que o dev-c++ também contém suporte a Allegro.

---------------------------------------

Instalando a conio2.h

- Vá em Ferramentas >> Atualizações...

- Selecione: devpaks.org Community Devpaks

- Clique em Check for updates

- Em Groups selecione Text Console

- Marque a opção CONIO e depois clique em Download Selected

- Depois de baixar é só seguir os passos da instalação

- Pronto!

Agora é só colocar o #include <conio2.h> e sair programando...

Existem vários pacotes que podem ser instalados... então divirta-se....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...