Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trabalho em c com srand e rand


xxxduoxxx

Posts recomendados

gente to fazendo um trabalho em C q necessita da funçoes rand e srand...é um jogo de 21...ai a srand recebe como argumento um valor digitado pelo usuario (entre 1 e 52 como se fosse o corte do baralho) e a rand tem q gerar um numero entre 1 e 13 (cartas de um naipe) so q a menos q o cara fique cortando o baralho toda hora o numero gerado pela rand nao muda...como eu faço pra ele mudar?

eu pesquisei a respeito e vi q a srand gera varios numeros baseados no numero q ela recebe como argumento e a rand pega um desses varios numeros nao é mesmo? mas no meu caso ta pegando sempre o mesmo...queria q alguem me explicasse como usar essas funçoes e fazer a cada rodada do 21 a rand pegar um numero diferente

while(cortabaralho<1||cortabaralho>52){

printf("corte o baralho (numero entre 1 e 52)\n");

scanf("%d",&cortabaralho);

}

srand(cortabaralho);

c=rand() % 13 + 1;

somapontos=0;

somapontos=c;

printf("sua carta é %d(total de pontos acumulados é %d)\n",c,somapontos);

printf("Retirar uma nova carta (s ou n)\n");

scanf("%s",&resposta);

while(resposta=='s'){

printf("sua nova carta é %d\n",c);

somapontos=somapontos + c;

printf("seu total de pontos acumulados é %d",somapontos);

printf("Retirar uma nova carta (s ou n)\n");

scanf("%s",&resposta);

}

obrigado aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

Eu estava precisando de algo similar a sua dúvida. Mas apesar de srand(time(NULL)) ser bem mais abrangente ele continua sem resolver muito. Porque se você uma repetição como no meu caso, ele fará a execução tão rápido que sempre irá pegar o mesmo número ou pelo menos vários números serão repetidos. Eu gostaria de saber se existe um outro comando para que o aleatório ficasse mais especifico, no lugar de usar a hora para fazer o embaralhado dos números usar outra condição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso como o número está limitado de 1 a 13 há poucos números diferentes para a rand() "escolher" então acaba sempre repetindo. Teria que ver outra solução, talvez criando uma nova função com comandos matemáticos para escolher algum n°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Passei por uma situação parecida. Então será fácil te ajudar.

Seguinte, suponhamos que você tenha um vetor de 6 elementos, cujos elementos/posições são:

0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5

a | b | c | d | e | f

e voce quer por em um outro vetor auxiliar de forma aleatória. Nesse caso, voce deve colocar em um looping controlado ( seja usando um "do-while", "do", ou um "for"), aonde voce utiliza rand (valor). Valor é a quantidade de elementos inicial do vetor, que no caso acima, é 6. Dai ele vai escolher um elemento. Suponhamos que seja o elemento "c". Então, para evitar que o "c" se repita, voce deve deslocar todos os elementos depois do "c" uma casa para a esquerda, e diminuir em um, o tamanho do vetor. Seguindo os passos ficará assim:

0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5

a | b | d | e | f | f

note que depois que voce substuiu o "c", "f" se repete no final. Mas como no final do looping voce diminui o tamanho do vetor (valor = valor -1 ou simplesmente valor--), o programa so vai "exergar ate a posição 4, ou seja, seu programa vai enxergar:

0 | 1 | 2 | 3 | 4

a | b | d | e | f

Então o código fica mais ou menos assim:

srand(time(NULL));

j=0;

do

{

| i = (rand() % valor);

| v[j] = aux;

| for (p=i; p<u; p++) // organiza os elementos partindo do "i" sorteado

| {

| | aux[p] = aux[p+1];

| }

| valor--; // diminui o tamanho do alcance do rand no vetor auxiliar

| i++; // incrementa a posição do vetor para o qual serão copiados os elementos.

}

(os tracos colocados antes são apenas para melhor visualização

Assim, voce vai escolhendo as posições do vetor, colocando sequencialmente em um outro vetor auxiliar, e assim terá um novo vetor com uma organização aleatória dos elementos do vetor anterior. Se voce notar, ao dar um printf no vetor auxiliar, verá que terá um elemento que vai repetir em todo o vetor. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...