Ir ao conteúdo

Windows Server 2003 R2 x64 Standard - Quantidade máxima de núcleos

Shura

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia!

Queria tirar uma dúvida em relação ao sistema operacional Windows Server 2003 Standard R2 x64 edition. É em relação à quantidade máxima de núcleos suportados. Segundo site da Microsoft, e a própria Microsoft pelo 0800, o Windows Server Standard suporte no máximo 4 (quatro) processadores. Entretanto, tal qual o licenciamento do MS-SQL Server, estes processadores são na verdade visto como CHIP's, e não como núcleo. De forma que se você possuir uma licença de MS-SQL Server para 1 processador, poderia usá-la sem problema algum em um processador com dois núcleos.

Minha dúvida é: O Windows Server que possui suporte para até 4 processadores (no caso até 4 CHIP's) suportaria e reconheceria 2 processadores de 4 núcleos cada (totalizando 8 núcleos)? Vejam que o próprio Windows XP PRO x64 que tem suporte para até 2 processadores reconhece processadores de 4 núcleos.

Já procurei por essa informação em tudo quanto é lugar, mas não obtive êxito.

Se alguém tiver essa informação para me fornecer...ou se tiver feito em laboratório algo parecido.

Grato!

Postado

Opa!

Pela resposta que li no link http://forums.microsoft.com/MSDN-BR/ShowPost.aspx?PostID=2875309&SiteID=21&pageid=0 "Possuo um Microsoft® Windows® Server 2003, Standard Edition com SQL 2000 Standard Edition SP4 com 2 Processadores Quad-Core, para o Windows aparecem os 8 processadores..." (apesar de não ter nada a ver com a questão e si, mas respondeu à minha dúvida) uma outra pessoa estava utilizando um Windows Server 2003 Standard com 2 processadores quad core, e o sistema reconhecia os 8 núcleos. Ou seja, o sistema realmente reconhece o processador físico em si, e não é delimitado pela quandidade de cores, mas pela quantidade de chip's. Observem que o uso do Standard vai me proporcionar uma grande economia, visto que mantenho todo meu sistema legalizado.

Obrigado a todos! E espero que a informação ajude outras pessoas também.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!